Iluminação halogéneo


Recommended Posts

Boas

 

Tenho um aquário de 170 Lt reais e tenho 0,6 wats por litro com o novo sistema de lâmpadas T5.

 

Estava a pensar em fazer colocar uma nova lâmpada com maior intensidade pelo menos por um período de 4 ou 5 horas dado que vou avançar com o método de fertilização do Tom Barr.

 

Visto que tenho que controlar a carteira fui investigar um pequeno holofote num hipermercado de 100Wats com uma lâmpada de halogéneo.

 

Isto será viável? Ou estarei mesmo a brincar com o fogo :drool3: ?

 

Obrigado.

Cumprimentos.

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenho um aquário de 170 Lt reais e tenho 0,6 wats por litro com o novo sistema de lâmpadas T5.

 

Estava a pensar em fazer colocar uma nova lâmpada com maior intensidade pelo menos por um período de 4 ou 5 horas dado que vou avançar com o método de fertilização do Tom Barr.

 

Visto que tenho que controlar a carteira fui investigar um pequeno holofote num hipermercado de 100Wats com uma lâmpada de halogéneo.

 

Isto será viável? Ou estarei mesmo a brincar com o fogo :( ?

 

Obrigado.

Cumprimentos.

 

Pedro

 

 

Ui!!! esquece isso essas lampadas de halogueneo de supermercado dão uma luz amarelada , aquecem muito e são boas é pra consumir electricidade, mas informate melhor porque eu ja cometi esse erro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Calculei que fosse essa a resposta ... era estranho descobrir a polvora de forma tão simples com tanta gente à procura de soluções à tanto tempo.

 

Já agora,

 

Acabei de desmontar o sistema eléctrico (2 T8, arrancadores, encaixes, 2 balaústres) da tampa original do aquário para fazer um novo sistema.

 

Alguem com sugestões para a montagem da extrutura que cobre as lâmpadas de forma a não ficar com a casa toda iluminada?

 

Pensei em PVC, mas não ficará igual a todas as outras?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol. uma das dicas que se dá logo de inicio a quem quer ter plantas de aquario é não usar lampadas incandescentes e lampadas de halogénio, porque ambos são altamente ineficazes. em termos economicos e de facil acesso, é preferível usar tubos fluorescentes ou na ausência disso lâmpadas fluorescentes.

 

também gostava de uma estrutura para iluminar menos as divisoes da casa onde ficam os aquas.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa a questão, ou melhor a ignorância, mas estas lâmpadas não são fluorescentes?

 

São o tipo de lâmpadas que vinham originalmente no aqua. Estas são quase novas pois tinha mudado à pouco tempo. São de 36 Wats.

 

Não compensa colocá-las é isso?

 

E os balastros dão para utilizar numas T5? É que se assim for vou já pensar na adaptação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom nao sou expert em iluminação.

 

mas podes usar lampadas normais fluorescentes, com estes aspectos:

 

tubo fluorescente (mais indicado) - USAR

tubo_fluorescente2.jpg

 

lampada fluorescente (muito vulgar e facil hoje em dia, mas menos indicado) - USAR

fluorescente60.jpg

 

Halogénio é isto:

NAO USAR:

lampadas-halogeneo.jpg

 

NAO USAR:

METAL_HALOGEN_LAMP.jpg

 

as incandescentes (as antigas lampadas) também não usar.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela informação sem dúvida muito útil.

 

Afinal estou correcto até é uma solução usar as minhas antigas T8, pois apesar de as T5 serem muitos melhores estas duas T8 uma sun delight e a outra plant growth efectivamente ajudam a resolver a situação.

 

Cumprimentos

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Quo tem toda a razão, mas atenção, usar t8, t5, pll, lampada fluorescente (economica) abaixo de 6000k tem também o mesmo efeito.

O problema não está no halogenio nem na incandescencia em si, mas sim no facto dessas lampadas não conseguirem atingirem os 6000k.

 

Era possivel conseguires usar lampada fluorescente com uma certa calha que se fixava na parede, fica bonito e não ilumina a casa toda, mas para 170lt não será muito eficiente... Seria necessário ter algumas... O t8, t5 poderá ser a melhor opcção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.