conselho para plantado!


Miguel_Maia_

Recommended Posts

Boas,

 

Se queres fazer um plantado "a sério" isso não dá, no mínimo tens que apontar para 1 watt por litro nesse aquário. Dito isto, não quer dizer que não haja muitas plantas que se dêem com essa luz que indicaste, mas ficas limitado nas escolhas. :)

 

 

Boa sorte.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o ideal era teres do tudo do bom e do melhor, mas isso nem sempre e possivel.

para teres plantas exigentes necessitas de 1w por litro.

para a maioria das plantas necessitas de cerca de 0.5w por litro.

tens 72w por 100l. os 100l sao brutos. nunca usas a capacidade total de agua do aqua.

deves de ter em uso cerca de 80l.

como tal tu deves tar bem perto da media para teres plantas exigentes :)

eu nem a 0.5w por litro chego mas da perfeitamente para ter anubias, valisnerias e folhas de laranjeiro.

 

as lampadas sao as de origem ou nem por isso? e que nao interessa so os watts tambem interessa a qualidade e acredita que ha diferenças grandes.

como podes ter 2 aconcelho a teres um lampada propria pra plantas e outra que imita o espectro solar (sao as lampadas normais) para os peixes.

podes sempre revestir a calha por tras com prata para refletir mais a luz.

faz CO2 caseiro. ha receitas aqui no forum

 

força nisso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o ideal era teres do tudo do bom e do melhor, mas isso nem sempre e possivel.

para teres plantas exigentes necessitas de 1w por litro.

para a maioria das plantas necessitas de cerca de 0.5w por litro.

tens 72w por 100l. os 100l sao brutos. nunca usas a capacidade total de agua do aqua.

deves de ter em uso cerca de 80l.

como tal tu deves tar bem perto da media para teres plantas exigentes :drool3:

eu nem a 0.5w por litro chego mas da perfeitamente para ter anubias, valisnerias e folhas de laranjeiro.

 

as lampadas sao as de origem ou nem por isso? e que nao interessa so os watts tambem interessa a qualidade e acredita que ha diferenças grandes.

como podes ter 2 aconcelho a teres um lampada propria pra plantas e outra que imita o espectro solar (sao as lampadas normais) para os peixes.

podes sempre revestir a calha por tras com prata para refletir mais a luz.

faz CO2 caseiro. ha receitas aqui no forum

 

força nisso

 

 

 

obrigado por tudo!

e pelos conselhos qanto as lampadas nao sao muito normais sao do genero duplas!

tipo cada uma vem ate meio da calha e vira para traz!

 

sao as de origem da calha da boyu!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao cada lampada n faz o comprimento todo da calha?

isso n e muito bom porque pra isso acho q mais vale ter 2 lampadas normais que imital o espectro solar.

nao vais ter uma dum tipo num lado e outro doutro tipo noutro lado.

assim iria haver diferenças...

deixa te estar com as lampadas que tens. quando tiveres que mudar mudas para umas normais.

as que tens sao suficientes nao te preocupes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas essas lampadas são as pll. São lampadas boas e podes arranjar com mais watts e maiores que até te apanham o aqua todo é só procurares bem;)

preferencial arranja com 6500k. Abraço

Eu tenho lampadas dos chineses custaram-me 2.50cent e têm 6700k cada uma com 20 watts po meu aqua chega e ainda tenho a lampada que veio com o meu aqua de 18 watts isto ao todo ultrapassa a minha litragem que é de 50 litros e olha que começas a notar bem a diferença nas plantas. Abraço;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epa desculpem dizer isto mas... cuidado com material chines.

primeiro eles nao pagam os impostos portugueses nos primeiros 5 anos q ca estao (por isso e que os chineses de 5 em 5 anos rodam!) depois lixam o ambiente todo como se viu na passada cimeira! e ainda nos assassinam a economia!

e como se isto tudo nao bastasse, o producto e de qualidade inferior. tanto em qualidade em si como na duraçao.

acredita que lampadas com os mesmos watts podem emitir luz bem diferente! eu proprio notei isso quando troquei a lampada de origem da minha calha por uma power glow com os mesmo watts!

 

e apenas um concelho e alguns factos. so segue quem quer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim concordo lâmpadas dos chineses só mesmo para darem luz, pq os espectros (K) é mentira, numa vez comprei 4 lâmpadas iguais e cada uma dava a sua tonalidade.

 

 

Lâmpadas PLL são boas, se só tens duas, uma a seguir à outra tenta que sejam de 6500k.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim concordo lâmpadas dos chineses só mesmo para darem luz, pq os espectros (K) é mentira, numa vez comprei 4 lâmpadas iguais e cada uma dava a sua tonalidade.

 

 

Lâmpadas PLL são boas, se só tens duas, uma a seguir à outra tenta que sejam de 6500k.

 

Boas sim eu sei que são de qualidade inferior mas como não encontrava no aki lampadas com 6500k k ou la perto comprei estas por agora. quanto aos kelvins pela luz que emite parece estar correto menos k mais k ronda os 6500 mais ou menos quando passarem a historia compra-se umas novas e boas ja que estas nem 3 meses devem durar lol. Abraço depois eu digo o tempo que ficaram a funcionar;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

caros senhores e caros amigos!

um enorme obrigado por todos os comentarios!

mais uma vez enriqueci com a vossa sabedoria!

fico contente por lhes agradar as tais pll que eu nao sabia do nome!

agora uma pequena duvida como vejo os kelvin?

 

 

em resposta a um amigo: sim chegam mais ou menos a meio do aqua mas como sao duas uma em cada extremidade da calha quando acaba uma começa a outra!

aconcelha me a comprar umas com mais centimetros para qe ambas cheguem ao fim do aqua?

abraço

 

e por favor continuem a ajudar me dando concelhos sobre as minhas restantes duvidas!

mais uma vez a todos um muito e sincero obrigado por terem ajudado um jovem de 18 anos "inculto" na aquariofilia!

bem haja!

 

 

Miguel_Maia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deixa la. eu sou um jovem de 22 anos e sou inculto tambem. e quando tiver 40 tambem nao vou saber tudo de certeza.

aqui precisamos sempre um dos outros;)

 

bem sinceramente sim aconcelho.

nunca tive nenhuma lampada como a tua. mas se tiveres lampadas mais longas e melhor para uma lampada so cobrir o aqua todo.

assim podes ter 2 lampadas uma pra plantas e outra normal a iluminarem bem o aqua.

se tiveres uma de cada tipo com lampadas curtas uma chega a metade e a outra fica na outra metade. o aqua fica com luzes diferentes consoante o local.

o que nao e bom... espero ter me feito entender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deixa la. eu sou um jovem de 22 anos e sou inculto tambem. e quando tiver 40 tambem nao vou saber tudo de certeza.

aqui precisamos sempre um dos outros;)

 

bem sinceramente sim aconcelho.

nunca tive nenhuma lampada como a tua. mas se tiveres lampadas mais longas e melhor para uma lampada so cobrir o aqua todo.

assim podes ter 2 lampadas uma pra plantas e outra normal a iluminarem bem o aqua.

se tiveres uma de cada tipo com lampadas curtas uma chega a metade e a outra fica na outra metade. o aqua fica com luzes diferentes consoante o local.

o que nao e bom... espero ter me feito entender

sim tens ajudado bastante!

alias todos!

desde ja digo que estou a seguir o teu topico sobre plantados e muito interessante!

ok vou tentar por duas uma d cada tipo mas do tamanho da calha.

mas existem lampadas pll a emitir a tal luz propria para plantas?

onde procuro?

abraço e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

As lâmpadas PLL não precisam ser compradas em lojas de aquariofilia, várias casas de material eléctrico que vendam iluminação tem disso.

 

Pergunte por Lâmpadas PLL 6500k.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

As lâmpadas PLL não precisam ser compradas em lojas de aquariofilia, várias casas de material eléctrico que vendam iluminação tem disso.

 

Pergunte por Lâmpadas PLL 6500k.

 

as minhas PLL de 36 watts cada têm 10000 k!

algum inconveniente?

ja que me tinham falado em 6500k

 

abraço e obrigado por todas as dicas!

como procuro as lampadas com a luz propria para plantas?

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convem teres uma lampada com 6500k pelo menos!

Aqui no forum tens varios patrocionadores!!

 

Dá uma vista de olhos na aquaeden, é onde faço as minhas compras de iluminação e não tenho razão de queixa!

 

Cumps

Cumprimentos

João Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As lâmpadas 10000k são mais utilizadas para plantas tipo tapete, pois penetram mais na coluna de água, e não deixam a planta 'levantar' à procura de luz.

 

As de 6500k são as mais adaptadas tanto às plantas como à vista humana e por isso mais usualmente utilizadas em aquários com plantas.

 

5000k são mais amareladas e cor quente à nossa vista e as de 10000k mais frias e mais azuladas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela ajuda sempre bem vinda! abraço

 

Ou então optas por três! duas com 6500k e uma com 10000k assim depois ja tens uma sobresselente e tudo lol.

Tens é que acrescentar mais um baastro etc mas se quiseres metes lâmpadas normais que essas ja têm o balastro dentro delas e poupas uns trocos. Passa na secção diy que tem la muita ajuda para calhas;) Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou então optas por três! duas com 6500k e uma com 10000k assim depois ja tens uma sobresselente e tudo lol.

Tens é que acrescentar mais um baastro etc mas se quiseres metes lâmpadas normais que essas ja têm o balastro dentro delas e poupas uns trocos. Passa na secção diy que tem la muita ajuda para calhas;) Abraço

boas a minha intensao e msm meter tres lampadas era um sonho mas eu em termos de electricidade sou um 0 tenho medo de estragar a mnh cakha nova .

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas a minha intensao e msm meter tres lampadas era um sonho mas eu em termos de electricidade sou um 0 tenho medo de estragar a mnh cakha nova .

 

abraço

 

Boas por isso mesmo vai a secção diy que la tem muita coisa que te pode ajudar mas caso não percebas mesmo nada tens membros aqui no forum que podem tratar desse assunto é so falares com eles um é o sergiocaneca manda-lhe mp. Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.