Uma 1ª Grande e Decisiva ajuda!


Recommended Posts

Boas!

 

Após alguns anos de " doçarias " decidi dar uma espreitadela nos salgados, e até descobri que tinha 2as lojas de animais com venda de material e peixes de algua salgada o q me faz pensar o seguinte: será q mudo para salgado??

 

a minha questão é:

 

Alguem me pode fazer uma pequena lista de td o q vou precisar para um aqua de 120*50*50 para q tudo funcione?

 

eu estive a ler umas coisas, e a fazer uns calculos de custos, se alguem me puder fazer uma aproximação do custo de montagem de um salgado agradecia mto! pk dependendo do custo ou invisto num salgado ou entao olha.. improviso algumas coisas no meu actual aqua de agua doce..

 

Cumps

Andre_aP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Andre

Estamos a falar de material novo ou em segunda mão? Em segunda mão podes ter que esperar mas se andares atento e com tempo pode ser melhor. Ajudas um Membro a rentabilizar algo que já não precisa porque passou para algo maior e ajudas-te a ti poupando alguns Euros.

 

Com 120x50 eu iria para 3 ou 4 lâmpadas T5 de 54W (cerca de 115cm cada). Podes ver aqui uma régua de 2 lâmpadas cada e penso que ficarias bem servido com 2 destas (que estão em promoção):

http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/prod...687&idcat=5

50Euros cada

 

Mas ficas melhor servido com estas já com LEDs para iluminação nocturna:

http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/prod...LED&menu=16

110,08Euros cada

 

Precisas de um bom escumador e, supondo que vais ter caixa depuradora, vulgo “sump”, eu iria para um Deltec APF600 mas também tens dois TMC V2Skim 1200 a venda nos classificados por 150Euros cada. Tenho um igual mas ainda não está a trabalhar para poder dizer se será bom ou não):

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=145786

e

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=145479

Com a vantagem de poderem ser usados “pendurados” no vidro do aquário desde que a bomba fique dentro de agua e nunca trabalhe em seco. Mas é importante que a agua seja apanhada a superfície e daí a importância da caixa depuradora com recolha de água através de uma coluna seca. Deste modo evitas que se venha a cria uma camada de gordura à superfície dificultando a penetração da luz e trocas gasosas.

 

Precisas de bombas de circulação e aí reside uma grande diferença pois podes ir desde uma Vortech MP ou outras electronicamente controláveis até bombas simples e chinocas de baixo preço.

Por exemplo, um colega nosso de Fórum comprou uma Vortech MP40 (excelente aquisição) e tem à venda a bom preço duas “SunSun JVP-202 Débito 12000L/h (com íman)” por 45Euros as duas ou 25Euros cada:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=145526

Também tens estas “Bombas Tunze turbelle stream 6060” a 80Euros cada aqui:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=145786

“Bombas Tunze NanoStream 6025” a 45Euros cada aqui:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=145740

 

Precisas de um termóstato e no teu caso iria para um de 300W. Há vários preços como podes ver, por exemplo aqui (14,30Euros ou 23Euros):

http://www.seahorseshop.com/store/index.php?cPath=155

 

Se tiveres caixa depuradora, uma bomba de reposição da água para o aquário.

 

Tens que passar uma vista de olhos por todos os tópicos dos classificados do Fórum e ver.

 

Para começar, e espero não me esquecer de nada:

Aquário (que já tens 120x50x50)

Caixa depuradora, vulgo “sump” (aconselhável)

Escumador (novo pode ir de 200 a 700 e em segunda mão talvez metade)

Bomba de reposição (havendo caixa depuradora)

Bombas de circulação (muito variável)

Iluminação (duzentos e pouco para duas réguas de 2x54W T5 cada)

Termóstato (de 13 a 30 aproximadamente)

Agua e sal bem como densímetro para medir a salinidade

Substrato (areia)

Rocha

 

Quanto a rocha, depende se será muito porosa logo tamanhos grandes em pouco peso, ou muito densa. Eu tenho comprado rocha morta a cerca de 5Euros o quilo no RuiMar mas como prefiro rochas de grandes dimensões só encontro na Naturline com um preço um pouco maior mas que eu prefiro. Em média o pessoal fala de cerca de 10 a 20 por cento em peso do volume de agua do aquário. Para duzentos e tal litros podes apontar para cerca de 20Kg. Além de rocha morta convém comprar alguma rocha viva para colonizar a morta. Fica mais cara andando por cerca de 10Euros o Kg. Quando em segunda mão. Costuma aparecer alguma aqui no Fórum. E já a vi a 6Euros o Kg.

 

Como facilmente se percebe, possivelmente ninguém irá arriscar uma resposta conclusiva a tua dúvida pois depende de muitos factores como comprar novo ou em segunda mão, material de melhor qualidade ou inferior e se fores para equipamentos em segunda mão dependerá muito da oportunidade.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Mto obrigado! melhor era complicado!! = ) tendo em conta td isso pode ser que o meu velho-te se aventure nisto cmg, visto que o meu aniversário está ai :P repartindo os custo era bem mais simples!

 

Vou ver entao o que se pode fazer!

 

Outra questão: acham que um aqua de 50*25*30 é suficiente para um sump? n é curto, baixo e estreito?

 

 

Cumps

André_aP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra questão: acham que um aqua de 50*25*30 é suficiente para um sump? n é curto, baixo e estreito?

 

Boas André

Vai depender de tudo o que queiras lá meter dentro, do que pretendas fazer com ela e do escumador que queiras utilizar.

O problema do custo dos aquários, muitas vezes está na espessura dos vidros. Se fores a uma vidreira saber preços de vidro de 10mm e 12mm vais ver que quase duplica.

Uma vez que, no caso das caixas depuradoras (ou “sumps”) vão ser utilizados vidros interiores para fazer as divisórias e isso vai reforçar a estrutura, penso que muitas vezes se utilizam vidros de 6 ou 8mm conseguindo assim preços bastante em conta.

 

O principal penso que passa por saber qual o escumador que se vai utilizar e qual a exigência em termos de mínimo para altura de agua. E depois também se cabe dentro da divisória que lhe está destinada, normalmente a primeira. Depois convém que passe pelos vidros das divisórias de modo a perder algumas bolhas que não devem ir para o aquário e por fim precisas de espaço para a bomba de reposição. Penso que normalmente as medidas andam pelos 80x40x40 porque assim dá para muita coisa mas não te vou dizer que, com as medidas que indicas, seja impossível.

 

Por exemplo, em relação aos TMC V2Skim 1200 só precisas de garantir que a bomba fica completamente coberta de água e o escumador em si pode ser pendurado no vidro da Caixa depuradora (“sump”). E também tens bombas de reposição que trabalham em seco, ou seja, não precisam de estar dentro da agua para trabalhar.

 

Por exemplo, eu tenho um aquário 120x50x50 e estou a pensar mandar fazer uma com as medias 114x40x40 porque dentro do móvel só posso ir até 114 de comprimento e 41 de largura. Estou a pensar fazer 3 divisórias sendo a primeira, para o escumador, com 24cm (e 24x40 já dá para uma grande variedade de escumadores) e a ultima, para a bomba de reposição com 20cm (porque 20x40 dá para vários tipos de bombas) ficando no meio um grande espaço para rocha viva ou para reactores ou meto-lhe uma régua com 2 T5s de 24W e pode ser para refugio ou “fragário”.

 

Penso que podes fazer alguma coisa com os 50x25x30 mas pensa melhor no escumador que queres para ver se será exequível. Em alternativa pensa em mandar fazer uma maior, mais larga e mais alta.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, sim tinha uma ideia disso = ) até agra parece-me simples.. mas tive a ver uns videos no youtube e os escumadores fazem mto barulho! lol a ideia era trocar o salgado pelo doce e manter td no msm sitio so q eu tenho o doce no quarto, se ponho aqui aquilo td a funcionar tenho de ir dormir pa cave! :S

 

Nunca tive grandes ilusões, so queria uma coisinha facil de manter, sem mto peixe, mas alguma cor para saciar este vicio, mas pelos visto é complicado, até pk o espaço no quarto ja n é tanto quanto isso e n posso deixar de dormir..

 

Pode ser q invente alguma coisa durante esta longa pesquisa!

No entanto deixa-me agradecer tda a tua ajuda, foi sem duvida mto esclarecedor! é bom saber q existe pessoal com a tua disponibilidade! mto obrigado por td ate agra!

 

 

Cumps

Andre_aP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André.

Obrigado pela atenção mas não tens nada que agradecer. Isto é um Fórum e foi criado para isso mesmo, partilha de informação e ajudar que se inicia que hoje pode aprender com cada um de nós, com mais experiencia, e dentro de alguns meses ter muito para partilhar com todos nós ou até ensinar-nos.

O Fórum não é uma “Feira de Vaidades” para exposição de alguns e sim um local de entreajuda, de partilha de informação e até mesmo de discussões por mais duras que sejam desde que mantidas dentro de um nível razoável de educação pois opiniões discutem-se ate se chegar algum consenso… ou não.

 

Quanto ao aquário no quarto, efectivamente cria algumas limitações. No entanto, normalmente utilizamos móveis em ferro ou inox (também os há em madeira) e depois são forrados a madeira para esconder a estrutura de ferro. Nunca vi mas eventualmente podes também revestir a estrutura não só com madeira mas também com esferovite, “roofmate” ou “wallmate” ou qualquer outro material que ajude na insonorização.

 

E atenção que também vais ter problemas com o barulho da água a cair para a caixa depuradora mas também há sistemas para minimizar esses barulhos e com o tempo habituas-te embora possa custar um pouco nas primeiras noites.

 

Por outro lado há vários escumadores que se usavam à muitos anos associados ao “sistema de Berlim” e penso que foi desta ideia que depois surgiram os de “Venturi” e até aos que hoje são mais conhecidos.

Eram os escumadores com pedra difusora (em madeira) que estão ligados a uma bomba de ar. Desde que tenhas a bomba de ar num sitio onde não possa produzir muito barulho, devido à vibração, tens o problema resolvido. Hoje em dia são desaconselhados para os aquários por serem ineficientes mas olha que tenho visto alguns que me espantaram e em particular um no Percula 90 da AquaMedic (aquário para mais de 200L) com alguns peixes incluindo dois cirurgiões e vários corais entre os quais duros SPS. E a bomba nem se ouve a trabalhar. Estamos a falar de escumadores como este:

http://www.aqua-medic.de/seawater/en/11/midiflotor/

Que nem são muito caros.

Outros muito semelhantes são estes:

http://www.redseafish.com/Prod121.asp

 

Vai tudo depender da carga orgânica que o teu aquário venha a produzir. Não são os escumadores ideais, nem sequer recomendáveis mas por sorte ou mestria na utilização do aquário penso que podem funcionar. Vai-te obrigar a ser mais rigoroso quanto as mudas de agua, vulgo TPAs e também quanto à monitorização e respectiva manutenção dos valores dentro de parâmetros normais.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais