Filamentosas


pribeiro

Recommended Posts

Boas

 

Como o titulo indica tenho nesta altura um ataque de filamentosas principalmente nos fetos de java.

 

O aquário é de 120 L brutos, tem CO2 diy , fertilizo com fluorish , com fluorish iron.

Tenho anubias ( bastantes) e fetos de java neste aqua e tinha uma T8 de 30w + 1 T5 de 21 w ( as duas de 6500k) e agora tenho a mesma T8 de 30w + 2 PLL de 24w cada ( as PLL de 4000K).

Será este upgrade de iluminação demais?

 

Seguem imagens

 

Este é o aqua :

DSC01920.jpg

 

E estas as algas :

DSC01921.jpg

DSC01922.jpg

 

Como não sou um expert em plantados agradecia ajuda

 

Abraço

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E vale a pena desistir desta iluminação, ou fazendo TPAs mais frequentes e acrescentando outras plantas posso mantê-la?

 

Abraço

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bemvindo ao mundo excitante das algas filamentosas!

 

Agora a sério, já ando à bulha com elas no meu aqua há algumas semanas, nem ponho fotos para não desmoralizar. bang

 

O que me parece ter funcionado melhor, foi a diminuição do fotoperiodo (no teu caso além disso desliga uma das PLL 24W) e parar de adubar com ferrro e diminuir um pouco no CO2.

 

Também acrescentei bastante Egeria densa, que é um bom método de exportar nutrientes, como fazem nos reefs com refugio plantado), elas crescem muito rápido e depois é so podar e replantar.

 

Quanto tiverem em demasia, é só deitar fora.

 

Força nisso e parabéns pelo aqua que tá 5*

 

Abraço

E não esquecer que é preciso arrancar tudo o que seja algas à mão, das rochas, das plantas (mas com muito cuidado) e se houver no areão, vão junto com os grãos para o lixo.

Se alguma planta estiver mais "alga" que planta, paciência, lixo com ela e depois põe-se outra.

 

Tem que se pensar que se trata de um cancro "verde", radicalismo acima de tudo (e paciência também)

</a><a href="http://aquariofiliaaguda.wordpress.com/" target="_blank">Aquariofilia Aguda</a>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Desliguei as PLL e vou aumentar as TPAs alem de comprar o Fluorish Excel .

Será que se atenuar a coisa posso voltar a ligar as PLL se calhar com menos tempo?

 

Abraço

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha receita para estes casos:

Adicionar plantas de crescemento rápido (por exemplo Heteranthera Zoosterifolia), intensificar o fornecimento de co2, e fazer mais TPAs de menor volume.

 

Nada de mexer em fotoperiodos nem de retirar/adicionar lampadas, isso só iria provocar mais instabilidade, e as plantas são seres superiores que gostam de estabilidade.

 

 

Uma vez que mudaste a iluminação, agora vai em frente com muita paciência.

Eu sei que ás vezes até doi olhar para as plantas, mas há que aguentar e deixar estabilizar.

A aquariofilia é feita de passos curtos e por vezes dão-se atrás, mas é isso que lhe dá apelo.

 

Uma coisa já aprendeste. Quando tiveres que mudar alguma lampada, ou mesmo a iluminação, vais fazer em simultâneo com umas valentes TPAs :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Muito obrigado a todos pelos conselhos, vou então voltar a ligar as PLL .

Tambem já me disseram que estas algas muitas vezes aparecem por excesso de ferro.

Terá algum fundamento isto?

E o Fluorish Excel ajuda?

 

Abraço

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Tambem já me disseram que estas algas muitas vezes aparecem por excesso de ferro.

 

 

Ola pribeiro,

 

talvez nao seja grande ajuda ou até tardia mas posso confirmar que é verdadeira essa afirmaçao.

 

Eu tambem tive o mesmo problema, adicionei ferro e apareceu esse bonus :D, mas de facil resoluçao e em curto espaço de tempo.

 

Primeiro esfregava as plantas com os dedos e tirava para fora as que pudesse agarrar, depois fazia um valente tpa.

50% duas vezes/semana, em duas semanas foram-se.

 

Nunca me preocupei com niveis de nenhuns nem com coisa parecida, metade dos testes que comprei, Red Sea, Tetra, Sera, etc

nunca batem certos uns com os outros, tive um que dava valores alkalinos e outro acido....

o teste de ferro, dava cores que nem apareciam no grafico da embalagem...e coisas do genero...

 

Quanto a vivos, na minha experiencia, preferem flocos que comer algas e so la vao quando nao tem mais nada que fazer... :)

 

Enquantos os peixes nadarem, comerem e parecerem saudaveis, nao te preocupes, as plantas, essas sao um mal menor...

 

Nao te encorajo a nada pois cada caso é um caso mas ja vi que neste forum nem sempre dao a reposta correcta nem sao correctos nas respostas...

 

Aconselho-te a que nao deixes que as algas se agarrem as plantas e decoraçao porque aumentas a dificuldade de eliminaçao.

 

Espero que resolvas o teu problema e nunca desesperes.

 

Helder Oliveira

 

P.S. O frasco do ferro, guardei-o para quando achar que devo remodelar o aqua, adiciono ferro e espero ate que tudo esteja coberto de algas... :-D

Juwel Panorama 121x45x65 a remodelar ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais