Reprodução de barbos cereja


crush

Recommended Posts

Tenho 4 barbos cereja (3 fêmeas + 1 macho) e gostaria de experimentar a sua reprodução. Já estive a ver por aí algumas coisas, como separar para um outro aquário à parte e tal, mas gostava de saber mais pormenores, pois é tudo muito vago.

 

Primeiro: qual a selecção da fêmea (do macho não há problema, visto que é o único mesmo lol)? Uma qualquer? Tenho uma que está mais barriguda que as outras (até pensei que pudesse estar grávida, antes de saber o método de reprodução), isso pode indicar alguma coisa?

Segundo: quanto tempo devem ficar os pais juntos no outro aquário?

Terceiro: vi que podia usar lã, em vez de um tipo de planta, no aquário para ajudar na zona de colocação dos ovos. Podem explicar como e que quantidade (um fiozinho ou um novelo?lol)

Quarto: quanto tempo, mais ou menos, devem ficar os alevins no outro aquário?

 

Mais algum dado importante, é bem vindo. Não sei que mais perguntar, poque não sei mais sobre o assunto, por isso, todas as dicas são bem vindas.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui está uma boa pergunta..

 

Eu não faço a minima ideia, sequer, se são viviparos ou ovoviviparos...

 

O que eu sei é que tenho uma colónia de 13, ou tinha porque de tempos a tempos, lá aparecem uns piquenos novos...

 

O que faço?

 

Nada, eles simplesmente lá vão nascendo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa noite.

Eu ja os reproduzi da seguinte maneira:

Retirei o macho mais vermelho e a femea mais gorda que tinha para um aquario de 30 litros cheio de musgo de java. Deixei o casal nesse aquario durante 48 horas, no fim desse tempo, apesar de nao observar nada que indicasse a desova, retirei o casal para o aquario inicial. passados tres dias tinha o aquario a abarrotar de barbos recem-nascidos mais pequenos que larvas de mosquitos.~Criei-os com artemia e granulado em pó.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Bem, finalmente já tenho um aquário à parte para poder tentar fazer a reprodução dos barbos. Vou só aguardar mais uns dias para introduzir os peixes. Ainda vou ter de arranjar musgo de java.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente consegui arranjar musgo de java e Cladophora aegagrophila. E já meti os felizardos que me irão dar peixinhos...lol.

 

Vão ficar 48 horas no aquário.

 

Não gostei dos primeiros momentos no aquário. FIcaram muito agitados. Penso que andam a explorar o território novo. Coloquei também um pouco de artémia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas crush ! podias-me explicar uma coisa ? a cladophora, como é que a colocaste no aquario ? redonda, ou formaste uma espécie de carpete ?

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é um pouco ao gosto. Na realidade, de uma bola inteira, dividiu-se em duas (uma foi para aqui, outra para o aquário da minha namorada) e no aquário da minha namorada ficou tipo a cobrir uma pedra, no meu ficou um pouco esticado, mas não muito...Mas muita gente utiliza no formato de bola, fica com um ar mais fofo...lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exacto ! eu queria fazer isso mesmo, agarrá-la a alguma coisa . é dificil de a "abrir" e fixar a algo ? e de se manter lá ?

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bem, hoje fui buscar alguns dos livros k tinha nos meus pais sobre peixes e tenho aqui 1 com dicas de reprodução (não são muitas, mas enfim)...

tv tivesse alguma coisa, pois fala num sem número de barbos, no entanto nenhum chamado cereja... sabe so nome científico?

 

edit (ya, agora é que vi a data, lool)

Editado por Ticha112
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sobre esses o livro tem escassa informação, lool

só k se reproduzem com facilidade, que o macho é encarnado e a cor intensifica-se durante o período de reprodução e que durante os períodos de postura se deve dar ao casal vermes brancos....

 

penso que sejam estes Barbo Cereja - Puntius titteya
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não consegui, mas admito que fosse devido à má qualidade da água naquele aquário. Os peixes estiveram em stress o tempo todo. Voltei a metê-los para o aquário principal...

 

Nesse aquário agora vou tentar a reprodução de uma espécie muito mais fácil: guppies lol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AHAH

com 1 pouco de sorte até eu consigo fazer reprodução de guppies, loooool

 

Não consegui, mas admito que fosse devido à má qualidade da água naquele aquário. Os peixes estiveram em stress o tempo todo. Voltei a metê-los para o aquário principal...

 

Nesse aquário agora vou tentar a reprodução de uma espécie muito mais fácil: guppies lol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Sim muito boa sorte com isso...

 

Eu comprei 2 femeas e 1 macho no sabado a noite e no domingo de manha ja tinha 13(consegui contar so hoje) alevinos guppy no aquario xD

 

PS: Sim eu sei que a femea ja vinha prenha :discuss_gathering:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.