informaçoes sobre aquário e peixe


DanYzinha

Recommended Posts

Boas,

recentemente comprei um aquário de 50 litros, e tenho lá um peixinho telescópio. Acontece que acho que o senhor da loja me informou mal sobre a manutenção do aqua por isso gostaria de confirmar com voces.

O senhor da loja disse-me que a água do aquário nunca era mudada (o que achei estranho), e para eu colocar um pouco de aqua plus de vez enquando. Ora, acontece que o meu peixinho passa o tempo todo de cabeça para baixo e rabo para o ar, e eu n sei como medir os níveis da água nem o q se está a passar com ele.

 

 

Para além disso gostava de lhe arranjar uma companhia mas não sei qual é o peixe ideal para juntar ali.

 

 

obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é preciso saber o que faz esse aqua plus. há hoje em dia produtos que removem as toxinas da água... pode ser um desses.

 

No entanto, esse não é o processo normal, e parece que está a criar problemas no teu peixe.

 

devemos remover todas as semanas ou de 15 em 15 dias 10 a 20% da água e substituir por uma nova, tratada com anti-cloro.

devemos esperar 1 mes antes de por um peixe num aquario novo. o aquario novo fica apto a receber peixes depois de um mes. Quem poe logo os peixes tem que usar um produto, denominado acelerador de ciclo, provavelmente esse aqua plus pode ter essa função. Se esse produto é um acelerador de ciclo (ou seja tem BACTERIAS) deves meter um pouco mais na água.

 

Para já não arranjes companhia para o teu peixe. o teu aquario nao tem capacidade, e nao está estabilizado. ou seja, vao morrer se meteres outro em menos de 1 mes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar o vendedor disse que não se mudava a agua enquanto o ciclo não estivesse completo, caso contrario isso é um grande disparate.

Mas para te dar um aquario com um peixe sem ciclo feito se calhar até disse mesmo.

 

Compra o quantos antes as bacterias antes que seja tarde demais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Um vendedor que disse isso ou é ignorante ou quer apenas vender mais peixes à medida que os que tiveres no aquário forem morrendo, porque é isso que vai acontecer se mantiveres um aquário sem mudar nunca a água, e com kinguios é muito pior.

 

Outra questão é o ter esses peixes em aquários desse tamanho, malfadada a sina desses animais, um único peixe desses precisa no mínimo de um aqua de 100 litros para ter uma qualidade de vida decente, e acrescenta pelo menos mais 20 litros por cada exemplar extra. O melhor conselho que te posso dar é que não arranjes mais peixes "de agua fria" para esse aquário, um aquário desse tamanho só agua quente e espécies que cresçam pouco.

 

Quanto ao peixe que lá tens agora e a questão do ciclo, o que te aconselho é fazeres muitas tpa´s e reduzires a alimentação ao mínimo (parece que estão sempre com fome, mas esses peixes na natureza não tem comida todos os dias a horas certas e podem passar semanas sem comer), ao fazeres muitas tpa´s evitas a acumulação de detritos e toxinas no aqua (aí 20% da água todos os dias até isso estar estabilizado), e ao reduzires a alimentação estás também a reduzir a carga biológica do aqua, até que se complete o ciclo, cerca de 1 mês como disseram, depois podes ir aumentando a carga biológica até aquilo que o tamanho do aqua e o filtro aguentarem.

 

Olha, lê isto, especialmente a explicação do ciclo:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

 

Boa sorte. :naughty:

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Um vendedor que disse isso ou é ignorante ou quer apenas vender mais peixes à medida que os que tiveres no aquário forem morrendo, porque é isso que vai acontecer se mantiveres um aquário sem mudar nunca a água, e com kinguios é muito pior.

 

Outra questão é o ter esses peixes em aquários desse tamanho, malfadada a sina desses animais, um único peixe desses precisa no mínimo de um aqua de 100 litros para ter uma qualidade de vida decente, e acrescenta pelo menos mais 20 litros por cada exemplar extra. O melhor conselho que te posso dar é que não arranjes mais peixes "de agua fria" para esse aquário, um aquário desse tamanho só agua quente e espécies que cresçam pouco.

 

Quanto ao peixe que lá tens agora e a questão do ciclo, o que te aconselho é fazeres muitas tpa´s e reduzires a alimentação ao mínimo (parece que estão sempre com fome, mas esses peixes na natureza não tem comida todos os dias a horas certas e podem passar semanas sem comer), ao fazeres muitas tpa´s evitas a acumulação de detritos e toxinas no aqua (aí 20% da água todos os dias até isso estar estabilizado), e ao reduzires a alimentação estás também a reduzir a carga biológica do aqua, até que se complete o ciclo, cerca de 1 mês como disseram, depois podes ir aumentando a carga biológica até aquilo que o tamanho do aqua e o filtro aguentarem.

 

Olha, lê isto, especialmente a explicação do ciclo:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

 

Boa sorte. :medieval_mace:

 

x2

 

Eu ia lá á loja reclamar.

Eu pensava seriamente na opcção de transformar o aqua em agua quente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, obrigada desde já pela ajuda, eu n sabia nada disso do ciclo.

 

Este aqua plus é para tratamento da água, julgo que para o cloro. vou então adquirir as bacterias, e fazer muitos Tpa´s. quanto à água vou ter que a deixar a oxigenar durante 24h ou isso também foi informação incorrecta que me deram?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim o aquário tem um filtro que vinha com ele. a marca é elite.

O meu telescopio não tem as escamas eriçadas, e alias hoje já teve um comportamento um pouco mais normal.

 

em relação à companhia para ele gostava de optar por um peixe diferente e mais pequeno se possivel

Editado por DanYzinha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já procedi à mudança parcial de água. Reparei agora que o meu peixe tem um olho esbranquiçado e parece um pouco inchado. Começo a ficar assustada´que mais posso fazer? A água parece q nao está limpa, está meio turva ;)

Editado por DanYzinha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já coloquei sal, a água parece que continua turva, mas vou aguardar pra ver se o meu peixinho melhora.

 

agradeço a todos pela ajuda

meteste o anti-cloro na agua antes de meter no aquario ou depois?

 

dá pouca comida... nao des muita, eles como tanto pedem comida temos tendecia a exagerar, o que lhes faz mal e poe a agua turva.

 

espero que o teu telescopio recupere.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

coloquei o anticloro depois de por a água no aquario. Estava aqui a pensar se seria melhor fazer a mudança total da água? e talvez deva ligar o termoestato para manter a temperatura da água?

Normalmente alimento-o 3 vezes por dia, mas hoje só o alimentei uma.

Editado por DanYzinha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vinda ao forum.

 

Recomendo-te o que foi dito por um user mais em cima, nomeadamente a leitura das FAQ sobre o ciclo.

 

Tens de perceber que colocás-te um peixe num aqua que não estava devidamente ciclado, ou seja, não estavam as bactérias necessárias para fazer as respectivas trocas quimicas resultantes da degradação da comida bem como das fezes do animal.

 

Deverás fazer TPA's frequentes e ter cuidado com a alimentação (não exageres).

 

Ter em conta que por vezes os animais devido ao stress, por exemplo passarem para um novo aqua (o teu) poderão demorar algum tempo a recuperar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.