Valores de PO4


Recommended Posts

Olá

Para os peixes poderá não ser grande coisa, mas para o aparecimento de algas é uma maravilha ....

Fertilizas a água do aqua com algum produto ? Se não, mede a quantidade de fosfatos da água que colocas no aquário.

Para baixar o nível do PO4 ou metes produtos apropriados no filtro, ou metes plantas de crescimento rápido capazes de os

consumir em grande quantidade.

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fertilizas a água do aqua com algum produto ?

Para baixar o nível do PO4 ou metes produtos apropriados no filtro, ou metes plantas de crescimento rápido capazes de os

 

 

Oi!

 

O fertilizante que tenho é Florena da Sera.

O meu filtro tem esponja e carvão será que está na altura de mudar, ou se calhar não o limpo como deveria (falta de experiencia), quanto a plantas o que me aconcelharia?

O aquario é de +-56L

 

Beijos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ...

Com que frequência estás a fertilizar ? Estás a respeitar as doses indicadas ?

Que percentagem de água mudas e com que frequência ?

Deves fazer uma muda de 20 % água pelo menos uma vez por semana. Melhor será se mudares 2 vezes por semana mas menos quantidade de cada vez (10% por exemplo).

Qual é o filtro que tens ?

Deves tirar o carvão do filtro pois este só se usa normalmente para retirar da água restos de medicamentos numa fase após tratamentos. No lugar do carvão podes pôr cerâmicas que são importantes para uma boa filtragem biológica.

E a análise à água que pões para dentro do aquário ? Fizeste ? Qual foi o resultado ?

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com que frequência estás a fertilizar ? Estás a respeitar as doses indicadas ?

Que percentagem de água mudas e com que frequência ?

 

No lugar do carvão podes pôr cerâmicas que são importantes para uma boa filtragem biológica.

 

E a análise à água que pões para dentro do aquário ? Fizeste ? Qual foi o resultado ?

 

Oi!

 

Estou a fertilizar 1 vez por mês, pois só tenho 3 plantas (1 dividida em 3), estou a por 20ml pois o aquario é de +-56L.

 

TPA é 1 vez por semana 15%

 

Quanto ao filtro é o AQ300 da aquapor, mas o saco do carvão é pequeno, será que há cerâmicas pequeninas para lá por?

 

Referente à a análise, desculpe mas não percebi o que queria dizer com isso.

 

Beijos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens resultados do teste de po4 e os outros?

 

Se houver falta de outro o po4 não irá ser consumido pelas plantas e como tal vai acumular-se na água.

 

 

Referia-se se tinha feito os testes (de po4) à água que utiliza para colocar no aquário (torneira?).

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens resultados do teste de po4 e os outros?

 

 

Referia-se se tinha feito os testes (de po4) à água que utiliza para colocar no aquário (torneira?).

 

 

Oi!

 

Ph 7

NO2 0,2mg/l

NH3 0mg/l

Temperatura 27ºC

 

 

Quantos aos testes à água, só fiz ao ph porque utiliso água do furo.

 

Beijos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá !

Se usas água de furo é provável que seja a própria água do furo que tenha fosfatos em excesso.

Mede o PO4 da água do furo. E logo que consigas o teste de NO3 (Nitratos) convém testar tb.

Cumprimentos,

Editado por popxunga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para eliminar esses fosfatos, além de bastantes TPA's, o aqua até que nem é grande, (no meu de 200 litros ficos com as costas bem empenadas de podar, aspirar e fazer TPSD tudo seguido :thumbup3: ).

Eu por enquanto mudava 33% dia sim dia não até baixar os valores significativamente, e depois mantinha 25 a 30% por semana (o aqua é pequeno, são apenas 2 baldes de 10l +/-)

 

Mas não esquecer o que o amigo popxunga disse atrás, é preciso também eliminar o origem dos fosfatos, não esquecendo que águas com bastantes silicatos também promovem aparecimento de algas, já usei 2 vezes água de garrafão do Continente para tentar baixar o pH do aqua e ganhei uma bela colecção de algas ;) !

Se alguem souber como se medem os silicatos agradeço a informação.

 

Quanto à frequência das TPA's e quantidade de água mudada, vê este post.

(é só para não estar a repetir tudo)

 

Cumprimentos e boa sorte.

 

PS: que tal umas fotos do aqua?

</a><a href="http://aquariofiliaaguda.wordpress.com/" target="_blank">Aquariofilia Aguda</a>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigo Rui ...

 

Para medir silicatos, existem testes como por exemplo este:

_ttp://pet4you.net/index.php/vmchk/peixes/equip.-tecnico/testes/sio2-silicatos/jbl-silicat-test-set-sio2.html

 

Sara

Antes de fazer as TPA's (Trocas parciais de água) convém pelo menos que meças o NO3 a o PO4 da água do furo.

Eu tive um problema de algas brutal há uns 3 anos porque a água da rede tinha à saída da torneira 1,5 mg/L de PO4 e 30 a 40 mg/L de NO3. Assim, quanto mais água mudava para baixar o nível de NO3 mais NO3 metia lá para dentro. Foi uma desgraça .... nem via os peixes ... a água ficou parecia uma sopa verde !

Por isso é necessário ter muita atenção à água que usamos. Convém testá-la periodicamente !

 

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Amanha vou ver se consigo comprar o teste.

E logo que o tenha farei os teste à água do furo.

Depois coloco os resultados.

 

Beijos. :medieval_mace:

Okapa ! Cá ficamos à espera deles !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

 

O PH a 6,5 pode ser bom ou mau dependendo da tua fauna e/ou flora-.

NO2 (Nitritos) = 0,2 e PO4 = 0,5 tb são valores dentro do que se pode considerar aceitável.

Na escala dos meus testes, regra geral, o NO2 deve ser <= que 0,3 e o PO4 dever ser <= 0,5.

No entanto se tiveres peixes muito sensíveis aos nitritos 0,2 já pode ser muito.

 

Agora falta saber os nitratos (NO3) coisa a que alguns peixes são muito sensíveis.

Creio que vais ter que plantar isso muito bem para absorver esses nutrientes.

 

Ah ... e convém testar essa água regularmente pois podes ter oscilações grandes nos parâmetros da mesma.

Cumprimentos,

Editado por popxunga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[quote name='popxunga' date='Jan 10 2010, 09:28 PM' post='884665'

 

 

Creio que vais ter que plantar isso muito bem para absorver esses nutrientes.

 

Ah ... e convém testar essa água regularmente

 

 

Olá!

 

Muito obrigada por tudo.

Os meus testes são da Prodac.

No PO4 o teste diz que não deve superar 0,5mg/l, e como eu tinha 2mg/l(no aquário), fiquei muito preocupada.

Já agora que plantas me aconselha?

Com que intervalo de testar a água?

 

Beijos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ...

Para escolher as plantas é necessário que nos descrevas o teu aquário em termos de medidas, equipamentos (CO2, iluminação, filtros, etc), fauna e flora.

Cumprimentos,

Editado por popxunga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para escolher as plantas é necessário que nos descrevas o teu aquário em termos de medidas, equipamentos (CO2, iluminação, filtros, etc), fauna e flora.

 

 

Olá!

 

Aquário- 60x30x30

Filtro- aquapro AQ300

Termostato- Scuba 100

Iluminação- Lâmpada 15w Resun

 

4- Neons

3- Guppys

2- Corydoras

1- Plati

1- Escalar

1- Peixe Borboleta Africano

 

1 Planta que não sei o nome e por ser grande a dividi em 3.

 

Beijos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá !

 

15W de luz não te permitem grande coisa.

 

Estas são algumas plantas que poderás utilizar mas pelo sim pelo não eu no teu lugar reforçaria a ilumação.

 

Bolbitis, Vesicularia dubyana, Acorus, Anubias, Langelandra, Sagittaria, Microsorium, Echinodorus portoalegrensis, Aponogeton madagascariensis e ulvaceus, Cryptocorynes blassi, affinis, nevillii, wend.

 

Há uma regra relativa à iluminação com lâmpadas fluorescentes para aquários que estabelece 1W/L como o valor ideal.

O teu objectivo não será provavelmente fazer um plantado, mas mesmo para as plantas que indiquei, creio que um rácio de pelo menos 0.5 seria aceitável. 60x30x30 = 54 L brutos; 15 W / 54 L = 0,28 ou seja 0,28 W /L é o que tu tens.

 

Tb não disseste se tens areão ou substracto ... e isso é importante para a escolha das plantas.

 

Há vários catálogos de plantas por aí na net. Deixo-te aqui dois para consultar:

 

_ttp://www.e-pages.dk/tropica/4/

_http://lucanas.com/index_a.htm

 

Certamente que haverá por aqui mais pessoal que te poderá dar conselhos adicionais sobre as plantas.

Cumprimentos,

Editado por popxunga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tb não disseste se tens areão ou substracto ... e isso é importante para a escolha das plantas.

 

 

Olá!

 

Desculpa demorar tanto tempo a responder, mas estive sem PC.

 

Quanto ao areão, é areão de rio e areão preto (não sei o nome). Por baixo deste coloquei areia fina.

 

Já analizei o NO3 do aquário e anda à volta dos 25mg/l digo isto porque não tenho bem a certeza da cor, pois são todos muito parecidos.

Já a da torneira não deve chegar aos 10mg/l porque a cor fica entre o transparente o rosa muito claro.

 

Beijos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem ...

 

Tens nitratos de fosfatos à borla na água da torneira o que é bom pois não vais precisar de comprar este tipo de fertilizantes para as tua plantas.

Assim acho que o melhor mesmo é adicionares mais plantas para consumir esses nutrientes todos, juntamente com TPA's frequentes. Vais ter tu que descobrir qual a frequência de TPA's mais indicada para o teu aquário. Sugiro 2 vezes por semana para começar. E vais testando e consoante o resultado dos testes ou fazes mais ou menos.

Atenção tb à quantidade de comida que estás a dar. Comida congelada é rica em fosfatos. Convém descongelar e passar por água antes de dá-la aos "bacalhaus" :rainbowafro:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':lol:' />

 

Se não quiseres comprar mais plantas, então mete JBL PhosEX no filtro para baixar os fosfatos. O nitratos tb podem ser reduzidos com JBL NitratEX.

 

Acho que sai mais barato e é melhor comprar mais plantas e fazer mais mudas de água....

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.