Primeiros passos na "aquariofilia"


Shopx

Recommended Posts

Boa noite,

 

adquiri ontem um aquario com capacidade aproximada de 50litros. Com o aquario vinha um filtro, bomba de ar e termostato assim como dois peixes conhecidos como "limpa aquario" e "limpa fundo". Vou ser sincero com voces sou completamente desentendido na matéria mas a forma como os peixes estavam a ser tratados (agua mais que suja, fundo preto) fez me perder a cabeça e adquirir este aquario. Pedi ajuda a um amigo biologo que me disse a melhor forma para limpar o aquario (ferver pedras, limpeza com produtos de pH neutro, cuidados com os peixes, ambientação.....) Gostava agora de saber quais os cuidados que devo ter com o aquario e com os peixes. Manutenção do aquario e também quais as espécies que posso juntar com os actuais peixes que tenho. Noto que desde que tenho o aquario os peixes estão bastante mais vivos...agora pronto o limpa aquario agarrou-se ao filtro e està la desde de manhã. lol existe algum material que devo adqurir rapidamente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo ao forum!

 

O material que te falta é o termostato que o deverás manter a uma temperatura de 25ºC.

 

Esse limpa fundos não sabendo de que peixe se trata fico a pensar que poderá ser um pleco, que é um peixe que atingirá um tamanho superior às dimensões do áquário, dentro de algum tempo terás a necessidade de te despachares dele.

 

Poderás inserir várias espécies de peixes, de água doce, poderei aconselhar-te com guppies, platies, neons, etc, tudo peixes comunitários. Peixes que suportam um pH numa larga escala, que pode varir entre os 7.0 até 7.4.

 

Caso a tua água seja de um pH mais alcalino, os ciclídeos não se adaptam com os plecos...

 

Uma foto do aquário dava jeito para nos orientarmos!

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo ao forum!

 

O material que te falta é o termostato que o deverás manter a uma temperatura de 25ºC.

 

Esse limpa fundos não sabendo de que peixe se trata fico a pensar que poderá ser um pleco, que é um peixe que atingirá um tamanho superior às dimensões do áquário, dentro de algum tempo terás a necessidade de te despachares dele.

 

Poderás inserir várias espécies de peixes, de água doce, poderei aconselhar-te com guppies, platies, neons, etc, tudo peixes comunitários. Peixes que suportam um pH numa larga escala, que pode varir entre os 7.0 até 7.4.

 

Caso a tua água seja de um pH mais alcalino, os ciclídeos não se adaptam com os plecos...

 

Uma foto do aquário dava jeito para nos orientarmos!

 

Aqui estão...desculpem a qualidade das fotos mas tirei as agora de repente com o telemovel...

 

imagem0292m.jpg

 

imagem0293.jpg

 

e a amostra de oceano...

 

imagem0294f.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na primeira imagem o peixe que está ao canto do aquário é um corydora...acho que é um corydora bronze se não me engano...

 

pois já que tens ai esses dois peixes podes-os deixar ficar, mas convêm esperares mais 2 semanas no mínimo para poderes por ai mais peixes porque não fizeste o ciclo que é fundamental no arranque do aquário.

 

Normalmente à quem meta sempre um ou dois peixinhos no aquário quando este está a fazer a ciclagem eu por mim obtei por não por nada e agora que vou para a terceira semana de ciclagem vou acrescentar dois corydoras ou então um trio de guppys(um macho e duas fêmeas)

 

que PH tens no teu aquário...

 

reparei que no teu aquário tens lá um búzio grande e ele é calcário o que fará subir o teu PH da água.

 

Bem quem tenha mais opiniões que ajude!

 

Boa sorte para esse aquário e vai postando fotos do aquário a medida que vai evoluindo ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pleco já está grande para o tamanho desse aquário.

Esse búzio irá alterá-te o pH.

Tens o aquário muito artificial.

 

A entrada de ar não deve estar submersa.

O termostrato deve estar complematente dentro de água.

A bomba de ar não está lá a fazer rigorosamente nada.

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pleco já está grande para o tamanho desse aquário.

Esse búzio irá alterá-te o pH.

Tens o aquário muito artificial.

 

A entrada de ar não deve estar submersa.

O termostrato deve estar complematente dentro de água.

A bomba de ar não está lá a fazer rigorosamente nada.

 

 

O aquario ainda está muito artificial sim mas pouco a pouco vou po-lo mais natural. Ainda não enchi completamente o aquario pois amanhã vou mudar de casa e torna-se mais facil para movimentá-lo. Que entrada de ar estás a falar? A bomba está a funcionar dentro da água há alguma posição mais favorável para ela? Que é que faço ao pleco então? lol

 

Amanhã vou pedir emprestado à universidade material para medir o pH...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois o betarato têm razão, mas não te preocupas pelo menos eu estou aqui para te ajudar, o teu aquário com tempo e dedicação vai ficar bom vais ver.

 

Uma opinião, penso que o teu areão é areia da praia acho eu, tenta arranjar um areão de rio que é umas pedrinhas muito pequenas ou então fazes como eu vou tentar arranjar, vais a uma loja perto de ti tipo AKI ou iZi, e se procurares bem deves de haver na parte das piscinas areia de sílica branca que quando posta no fundo do aquário fica mesmo muito parecido como areia das caraíbas =D

 

Na minha zona onde moro Santarém só à cá o AKI e não têm lá desta areia só a partir de Março :)

 

Vais ver se fizeres a minha opinião e meteres a areia e umas pedras a preencher um bocado a fazer tipo de rochas vais ver que fica um aquário muito fiche.

 

Se precisares de ajuda é só pedires. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois o betarato têm razão, mas não te preocupas pelo menos eu estou aqui para te ajudar, o teu aquário com tempo e dedicação vai ficar bom vais ver.

 

Uma opinião, penso que o teu areão é areia da praia acho eu, tenta arranjar um areão de rio que é umas pedrinhas muito pequenas ou então fazes como eu vou tentar arranjar, vais a uma loja perto de ti tipo AKI ou iZi, e se procurares bem deves de haver na parte das piscinas areia de sílica branca que quando posta no fundo do aquário fica mesmo muito parecido como areia das caraíbas =D

 

Na minha zona onde moro Santarém só à cá o AKI e não têm lá desta areia só a partir de Março :(

 

Vais ver se fizeres a minha opinião e meteres a areia e umas pedras a preencher um bocado a fazer tipo de rochas vais ver que fica um aquário muito fiche.

 

Se precisares de ajuda é só pedires. bigsmile

 

Agora tem umas pedras multicolores mas sim quero ver se arranjo a areia das caraibas como dizes lol Ja agora se alguém for la nos próximos tempos que traga um saquito lol Se tiveres muita urgência posso ver no AKI da minha zona (Guarda) e depois mandar-te isso...

 

Qual a melhor maneira para tratar dos problemas que o betarato disse?

 

PS: Não me apresentei...O meu nome é Marc Martins Robalo tenho 22 anos e sou estudante de Engenharia Electromecânica da Universidade da Beira Interior, Covilhã. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois o betarato têm razão, mas não te preocupas pelo menos eu estou aqui para te ajudar, o teu aquário com tempo e dedicação vai ficar bom vais ver.

 

Uma opinião, penso que o teu areão é areia da praia acho eu, tenta arranjar um areão de rio que é umas pedrinhas muito pequenas ou então fazes como eu vou tentar arranjar, vais a uma loja perto de ti tipo AKI ou iZi, e se procurares bem deves de haver na parte das piscinas areia de sílica branca que quando posta no fundo do aquário fica mesmo muito parecido como areia das caraíbas =D

 

Na minha zona onde moro Santarém só à cá o AKI e não têm lá desta areia só a partir de Março :(

 

Vais ver se fizeres a minha opinião e meteres a areia e umas pedras a preencher um bocado a fazer tipo de rochas vais ver que fica um aquário muito fiche.

 

Se precisares de ajuda é só pedires. bigsmile

 

 

Mas so areia de silica sem substrato fértil não chega certo??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o teu pleco vai crescer muito e já está grande para o teu aquário ou podes oferecelo a um amigo ou familiar, ou então vais a uma loja de animais e trocas por outro ou então entregas a loja de animais.

 

Tens de medir o teu PH depois disso podes ver que tipo de peixes podes por.

 

A bomba de ar podias por a mangueira e a pedra difusora se tiveres debaixo do areão para parecer que vem entre o areão as bolhas de ar, tens que encher o teu aquário e tirares as coisinhas que achares artificiais e tirar esse búzio porque é calcário e vais-te fazer subir o PH da água.

 

Eu depois tenho que ver isso da areia de sílica. Eu a coisa de 1 ano vi no AKI de Santarém essa areia mas não comprei porque na altura não tinha aquário, já agora se meteres areia de sílica no teu aquário eu só devo precisar de 4 ou 5 kl de areia por enquanto pois eu vou utiliza-la para meter na metade da frente do meu aquário e a parte de trás tenho o areão de rio e vou colocar uma planta chamada cuba que ira fazer um tapete verde na metade de trás do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o teu pleco vai crescer muito e já está grande para o teu aquário ou podes oferecelo a um amigo ou familiar, ou então vais a uma loja de animais e trocas por outro ou então entregas a loja de animais.

 

Tens de medir o teu PH depois disso podes ver que tipo de peixes podes por.

 

A bomba de ar podias por a mangueira e a pedra difusora se tiveres debaixo do areão para parecer que vem entre o areão as bolhas de ar, tens que encher o teu aquário e tirares as coisinhas que achares artificiais e tirar esse búzio porque é calcário e vais-te fazer subir o PH da água.

 

Eu depois tenho que ver isso da areia de sílica. Eu a coisa de 1 ano vi no AKI de Santarém essa areia mas não comprei porque na altura não tinha aquário, já agora se meteres areia de sílica no teu aquário eu só devo precisar de 4 ou 5 kl de areia por enquanto pois eu vou utiliza-la para meter na metade da frente do meu aquário e a parte de trás tenho o areão de rio e vou colocar uma planta chamada cuba que ira fazer um tapete verde na metade de trás do aquário.

 

A pedra difusora vou busca-la amanhã assim como uma lampada. A lampada pode ser normal ou deve ser alguma especifica também? Ha algum problema em agarrar pedras do rio e fazer num canto uma espécie de monte? Desculpem la essas perguntas todas mas o meu conhecimento na matéria é pouco ou nenhum

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes fazer o teu próprio layout ou seja o teu próprio fundo digamos( areia, as pedras etc...) faz como eu recolhe materiais pedras e senas assim e brinca com o teu aquário, ou seja cria uma paisagem dentro de água que seja acolhedora para os peixes e que tu goste!

 

A lâmpada que uso e de cor branca, não vais comprar lâmpadas de cor amarela ou que cor é que é aquilo, ou então como não tens plantas mete uma lâmpada economizadora para poupares energia, eu como ainda não tenho plantas tenho a lâmpada economizadora e depois quando tiver as plantas mudo.

 

Já sabes se precisares de ajuda é só pedir :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes apanhar pedras do rio, mas tens que ter em atenção e verificar se são calcárias, antes de as colocar do aquário toma o cuidado de as ferver antes.

Para verificar se são calcárias poderás mantê-las em água e medir-lhe o pH e ver se tem alteração significativa.

 

Existem lâmpadas para peixes, para plantas e mistas.

 

O areão do rio, areia de silica, substrato, akadama ou outra matéria qualquer que utilizares depende do teu gosto. Se utilizares plantas de dificil manutenção convem utilizares substrato e outra matéria por cima que o impeça de se mover do solo, uma lâmpada mista para que sustente o bom crescimento da flora e bem estar da fauna.

 

Para flora pouco exigente, poderás descartar a utilização do substrato e optar apenas por areao ou areia de silica, tal como as valisnérias; ou musgos, fetos (que se amarram a pedras, troncos).

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

beterato tem razão, mas tenho uma técnica para ver se as pedras são ou não calcárias, basta pores um pouco de vinagre em cima da pedra se fizer uma bolinhas ou efervescência na pedra é porque é calcária e não a deves utilizar, e lembra-te lava tudo o que fores por dentro do aquário até as tuas mãos sempre que as fores meter dentro da água, lava tudo com água corrente ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.