srg Publicado Janeiro 4, 2010 Publicado Janeiro 4, 2010 Boas, Vou agora comprar um aqua de 80 cm's... Vendi o meu de 60 e quero mais e melhor! Mas agora quero fazer um plantado mais pro ! O meu de 60 ja' era um plantado bem bom para o que tinha, mas agora no de 80 quero meter.lhe o fundamental. Já ouvi falar de muitos tipos de substratos ferteis... Eu gostaria de um bom e barato... Até de terra de vaso ja' li por aqui, o que aconselham? Outra coisa, eu no meu anterior tinha areao de rio, mas gosto mais de areia branca.. Mas tb sei que não é muito bom por causa das areias e das raízes. Qual o a camada superior que tb aconselham? Obrigado e bom ano a tds. Citar "Nos foruns portugueses ha sempre disto, enfim." - citação de Quo, reconhecido teórico aquarofilista.
Ruy M. Publicado: Janeiro 9, 2010 Publicado: Janeiro 9, 2010 (editado) Tens uma grande escolha a nivel de substrato fértil; no entanto o tipo de substrato pode variar consoante o biotipo que queiras montar. Vou te deixar apenas umas sugestões: Substarto Fértil: Se queres um economico tens o tetraplant, arranjas a partir de 7 eur até 30eur. O da Sera é um pouco mais caro mas também é um pouco melhor. Um substrato já bem melhor tens por exemplo o Bottom mineral da Elos, que ronda os 38eur Podes também fazer o seguinte: comprar o mais barato e acrescentar umas capsulas minerais ao substrato. Substrato superior: Atenção: por cima do substarto fértil tem de existir obrigatoriamente uma outra camada de substrato não fertil no minimo de 2cm. Por cima do substarto fertil podes colocar logo o substrato de superficie; ou por outro lado, colocar uma camada intermédia de areão não muito grosso, nem muito fino... Para colocares areia (de silica) podes utlizar uma camada intermédia de areão, colocar uma rede fina e depois colocar por cima a areia de modo a não se misturarem. Assim permite que se possa mecher á vontade no aquario sem misturas e permite ás plantas desenvolver as raizes. Ou podes fazer um aqua de 2 temas por exemplo; dum lado todo plantado (com o substrato ideal para plantas), do outro areia; existem várias soluções... Podes também colocar areão normal, ou aquele que parece terra (ideal para plantas)... Bem, tens muita escolha, o importante é montares o aquario com uma ideia d`aquilo que pretendes. Editado Janeiro 9, 2010 por Ruy M. Citar
Recommended Posts