mais uma dúvida (KH e rocha viva a clarear)


placas

Recommended Posts

iniciei este projecto de água salgada há uns dias com água da torneira e sal próprio para reef e hoje pude medir pela 1ª vez o KH

 

o valor que obti foi: ºdKH = 11 e ppm KH 196.9

 

ajudem-me lá a interpretar isso, tendo em conta que os outros valores são:

 

o pH está entre os 8.5 e os 9, com o teste que usei não consigo ter a certeza

temperatura 25ºC

densidade 1.025

 

uma rocha viva que meti no aquário está a ficar branca... parce-me que há aqui qq coisa de errado

 

apareceram tb uns fios brancos tipo algoão (2 ou 3)...grave?

Editado por placas
0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

kH alto com pH acima de 8.4 normalmente são boas condições para teres carbonato de cálcio precipitado, precipitado esse que tem maior afinidade por fontes de calor ( bombas, termostatos) mas que também pode ocorrer ao nível do substracto ou da rocha.

 

Escusado será dizer que usar água da torneira é altamente desaconselhado exactamente por estas e outras situações.

Investir numa unidade de osmose é a melhor solução.

 

Em relação à aparecimento dos " fios de algodão", o pior que pode acontecer é tratarem-se de algas. Nada que uma ciclagem em condições e água em condições através de uma unidade de osmose não resolvam.

 

 

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não entendi se as "boas condições" eram um pouco de cinismo... ?

 

não tenho problemas com os vivos ou com a rocha?

 

não tendo ainda nenhum aparelho de osmose, será bom usar água de garrafão ou destilada?

0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não entendi se as "boas condições" eram um pouco de cinismo... ?

 

não tenho problemas com os vivos ou com a rocha?

 

não tendo ainda nenhum aparelho de osmose, será bom usar água de garrafão ou destilada?

 

como nbão disseram nada entretanto, já fiz uma tpa de 5L com água de garrafão e o KH passou para 10

é um valor aceitável ou ainda é alto?

0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses valores com tempo vão ao normal, pois é um aquário recém montado, mas tens de começar a corrigir alguns erros, e um deles é a utilização da água da torneira. Essa água tem valores desaconselháveis para aquários de recife, com nitratos, fosfatos, silicatos, nitritos, um pouco de amónia, ferro, cobre, alumínio.....uma enorme lista.

A água de garrafão é mais estável, mas tem na mesma esses componentes, em menor valor, mas tem. A água destilada é também desaconselhável, pois a maior parte dela é destilada em recipientes de cobre, soltando esse metal para a água.

A osmose é um investimento não só necessário como altamente aconselhável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a essa água de osmose também ter que ser adicionado sal correcto?

há algum aparelho desses baratinho que funcione? :dance:

neste momento se não o poder comprar usarei água do mar.

0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Placas,

 

a agua de osmose é usada na reposição, ou seja é a agua usada para repores a agua que evapora do aquario.

Todos os dias o teu aquario sofre evaporação e a agua que evapora é agua doce aumentando assim a salinidade da água do aquario, por isso tens que ver o nivel de agua que evapora e vais repondo de preferencia num sistema gota a gota dessa agua de osmose com kalk adicionado se possivel. Logo não é para lhe colocares sal.

Editado por paulo_chinak

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos esclarecer melhor o nosso companheiro.

Tens 2 formas de entrar no aquário que é as TPAs (trocas parciais de água) que retiras um x de água e colocas esse x de água nova, que pode ser água do mar ou osmose mais sal.

Tens depois a reposição de água que evapora que o que o Paulo te explicou, que será sempre osmose e só osmose, podendo ser adicionado kalk.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos esclarecer melhor o nosso companheiro.

Tens 2 formas de entrar no aquário que é as TPAs (trocas parciais de água) que retiras um x de água e colocas esse x de água nova, que pode ser água do mar ou osmose mais sal.

Tens depois a reposição de água que evapora que o que o Paulo te explicou, que será sempre osmose e só osmose, podendo ser adicionado kalk.

 

quanto á reposição e á TPA não há dúvidas ...agora tenho que aprofundar melhor a necessidade e os objectivos do kalk.

há que ter em conta (ou não) que tenho um nano (75L "liquidos" eheh)

 

obrigado a todos

0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais