Cheiro da água do aquario


PeixePumpe

Recommended Posts

Olá,

 

tenho o meu aquario a estabilizar ja ha 1 semana e desde ha dois ou 3 dias pra cá, que tenho reparado num cheiro que a água liberta. Não é mau cheiro, nem bom, faz-me lembrar o cheiro de rios ou lagos. Será este cheiro normal?

É que antes deste meu novo aquario de 60 L com um filtro BIOBOX 2 (filtragem quimica, mecanica e biologica), tive uma aquario bastante pequeno para peixes de agua fria, que tinha o mesmo cheiro e as coisas com os meus peixes n correram bem...

 

Mais uma questão, tendo o meu aquario ja a funcionar ha 1 semana, posso ja meter 1 ou 2 peixes??. (pretendo meter mais peixes passado mais duas a três semanas)

Este peixe que quero por ja nesta semana deverá ser 1 ou 2 molly balão...

 

Espero que me ajudem e obrigado!

 

PeixePumpe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desde que tens o aquário a funcionar não tens colocado um bocadito de comida todos os dias para iniciar o ciclo? É que senão teres ligado o filtro há uma semana ou hoje dá igual... os aquários terem algum cheiro é normal, se não é mau em princípio não tens que te preocupar. Mas tens alguma matéria orgânica lá dentro? plantas?

 

Já agora, mollies balão não aconselho, primeiro porque são uma variedade apurada por reprodução selectiva em que os animais ficam com uma coluna vertebral deficiente, e segundo porque as mollies devem ter a água ligeiramente salobra, e a menos que só queiras ter peixes com essas características (que normalmente não é o caso com principiantes) seria melhor pensares noutras espécies...

 

Vai actualizando e boa sorte. ;)

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desde que tens o aquário a funcionar não tens colocado um bocadito de comida todos os dias para iniciar o ciclo? É que senão teres ligado o filtro há uma semana ou hoje dá igual... os aquários terem algum cheiro é normal, se não é mau em princípio não tens que te preocupar. Mas tens alguma matéria orgânica lá dentro? plantas?

 

Já agora, mollies balão não aconselho, primeiro porque são uma variedade apurada por reprodução selectiva em que os animais ficam com uma coluna vertebral deficiente, e segundo porque as mollies devem ter a água ligeiramente salobra, e a menos que só queiras ter peixes com essas características (que normalmente não é o caso com principiantes) seria melhor pensares noutras espécies...

 

Vai actualizando e boa sorte. ;)

 

 

Obrigado David,

 

tenho lido alguns livros sobre aquariofilia e não tenho lido nada sobre a iniciação do ciclo. Obrigado pela dica. Não pra já n tenho nenhuma materia organica no aquario e plantas só artificiais.

 

Quanto aos peixes vou optar por colocar, Platis, guppys e espadas, visto que a água da minha zona (Almada) é uma água dura com o PH neutro ligeiramente alcalino. Qts aos mollies vou por essa opção de parte...

 

Mais uma duvida,

para o meu aquario de 60 L, vou ter um volume liquido de aproximadamente 50 Litros. Estou a pensar por no máximo 8 peixes entre todas as variedades que indiquei ali em cima. Não querendo superpovoar o aquario, este numero de peices é razoável n é??

 

Ultima questão,

o que pensas do meu filtro? é uma BIOBOX 2

 

Mais uma vez obrigado pela atenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo ao forum!

 

O mollies são da mesma espécie dos outros peixes que mencionaste (vivíparos), podem perfeitamente habitar com os outros.

 

Para iniciar o ciclo do azoto deves adiconar bactérias e esperar no mimímo um mês até adicionar o 1º peixe, não deves adicionar mais que três peixes na 1ª vez e esperar mais uns dias para o repovoar para evitar picos de amônia e stress nos peixes, que são as principais causas de morte nos peixes.

 

Não laves as matérias filtrantes, sacode-as na águas das TPA's ao de leve, apenas. Não faças TPA's superiores a 20% da capacidade da água.

 

Enfim, vai pesquisando no forum!

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo ;)

 

Pois o ciclo é muito importante, podes ler mais alguma informação neste tópico: [manual]inicio Na Aquariofilia

 

Para iniciar o ciclo do azoto deves adiconar bactérias e esperar no mimímo um mês até adicionar o 1º peixe, não deves adicionar mais que três peixes na 1ª vez e esperar mais uns dias para o repovoar para evitar picos de amônia e stress nos peixes, que são as principais causas de morte nos peixes.

 

 

Olá ;)

 

Adiciona-se bactérias e depois espera-se um mês e durante este mês, o que acontece?

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo :)

 

Pois o ciclo é muito importante, podes ler mais alguma informação neste tópico: [manual]inicio Na Aquariofilia

 

 

 

 

Olá :)

 

Adiciona-se bactérias e depois espera-se um mês e durante este mês, o que acontece?

 

E depois segue-se os conselhos dos outros Membros também.

 

E depois durante esse mês aturo-te a ti e nos outros 11 meses, e no mês de férias :) e no subsídio de Natal também :x-mas: e se Deus quizer o Sócrates ainda vai inventar mais um mesito eheheheheh

 

Ai! Esta minha sina!

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lê isto ---> http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380]

 

 

 

depois de uma semana o ciclo do azoro ainda nao está minimamente completa...

 

aconselhava-te a povoares o teu aquário gradualmente... porque podes ter algo mal no teu aquário de os peixes vão-se todos =/

 

e por os peixinhos mesmo só passado um mês... porque pode haver um pico de nitratos ou nitritos... e isso intoxica os peixinhos e mata-os... tal como a amonia

 

até lá mantêm o filtro e o termostato a trabalhar e diariamente coloca comidinha... compra bacterias para acelerar o processo :)

 

cumps

Editado por Hellyanne
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses filtros internos de caixa não é que sejam piores que os filtros internos normais, são é mais chatos de limpar, de resto depende da bomba que tiverem lá dentro para fazer mais ou menos l/h, e a qualidade e quantidade dos materiais filtrantes também.

 

Bem, quanto ao ciclo, na minha opinião: o ciclo faz-se com peixes, claro que para arrancar pode-se usar as bactérias comerciais ou ir colocando bocaditos de comida, mas sem peixes acaba por ser tudo um bocado inconsistente. Agora claro que deve-se começar o ciclo com um peixe e fazer tpa's frequentemente até o ciclo estar completo, também se pode começar com 3 ou 4 peixes se estivermos a falar de espécies "de combate", tipo neon chinês ou danios zebras por exemplo - eu nunca tive problemas em iniciar ciclos com esses, o truque é não abusar da comida e fazer bastantes tpa´s. Também não acho bem usar peixes "descartáveis" para ciclar, ou seja, usar espécies que não queres manter no longo prazo só para o ciclo. Isto quando as coisas são pensadas e feitas com calma há muito menos problemas. Depois vais introduzindo gradualmente mais peixes, o problema em introduzir muitos peixes de súbito é que há um aumento abrupto da carga biológica (detritos) e a colónia de bactérias no filtro não está preparada para essa carga e há uma descompensação até a colónia de bactérias crescer o suficiente, é aqui que normalmente a água fica turva e há mortes.

 

Quanto às espécies, pareces ter uma preferência por vivíparos e acho muito bem, eheh, :x-mas: gupis e platis parece-me bem, já os espadas crescem um bocado mais. A questão aqui é o que pretendes para os teus peixes, todas estas espécies se reproduzem facilmente, começas com 8 mas em menos de nada tens o aqua cheio de alevins, se queres dar uma boa qualidade de vida aos teus peixes não te aconselho os espadas - há muita gente que tem espadas até em aquas mais pequenos e eles até parecem dar-se bem, mas um espada nessa situação vai ficar sempre aquém do seu potencial e ter uma qualidade de vida inferior. Já com as mollies (Poecilia sphenopse Poecilia velifera) é um pouco o mesmo, são espécies que idealmente preferem água um pouco salobra, não quer dizer que não se dêem em água doce, mas iam sempre ficar um bocadito aquém em termos de qualidade de vida.

 

Outra coisa que contribui muito para não teres desgostos com a aquariofilia é manteres sempre os stocks nos teus aquas ligeiramente abaixo do que o tamanho do aqua e o filtro suportam, o understocking é meio caminho andado para não teres chatices.

 

Espero ter ajudado. :)

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.