Novo Aqua - Algumas dúvidas


mrlopes

Recommended Posts

Boa tarde,

Chegou a hora de reformar o velhinho aquário de 100 litros (já com 13 anos).

 

Em termos de tipo, será um comunitário, mas com espécies originárias principalmente da bacia Amazónica.

 

Então temos:

 

Dimensões: 120 * 46 (37) * 60 (Panorâmico) (está encomendado)

 

Volume: 255 lts (pelos meus cálculos aprox. 220 lts reais)

 

Iluminação: 2 * 54W

 

Substracto Tipo/Quantidade: Ainda em análise mas muito provavelmente - Elos Bottom Mineral (10 lts) + Elos Terra (20 lts)

 

Aquecimento: 200w

 

Peixes: (perfazendo um total aproximado de 225cm de peixe, por ordem de entrada no aqua)

Corydora Albina (4)

Corydora Sterbai (5)

SAE (2)

Ancistrus (1)

Otocinclus arnoldi (2)

Pangio kuhli (2) (a pedido do meu filho)

Hemigrammus rhodostomus (Nariz Bebado) (10)

Escalares (4)

Colisa Lalia (2)

Apistogramma cacatuoides (Double ou Triple Red) (2)

Ramirezi (2)

 

Plantas: (As maiores dúvidas centram-se neste momento nesta escolha, que ainda não é definitiva)

Rotala rotundifolia

Cabomba caroliniana

Rotala wallichii

Staurogyne sp.

Didiplis diandra

Anubia Nana

Musgo ??? para atar a tronco

 

Filtragem: (Uma das grandes dúvidas e para a qual solicito a vossa ajuda)

Vou abdicar da Biobox 2 que vem incluida no aqua, disponho de um Hydor Prime 20 (com 13 anos), que tem um caudal de 650lts. aprox. e 4 lts de volume

Tenho a noção que a capacidade de filtragem é manifestamente pouca para o aquário em questão, daí estar a pensar colocar este inicialmente no aqua, enquanto é feita a ciclagem e nos primeiros tempos enquanto a população for reduzida e assim que houver mais algum tempo (€€€), adquirir um destes filtros

EHEIM CLASSIC 2217 PLUS (1000 lts e volume de 6 lts)

EHEIM PROFISSIONAL 3 2073 (1050 lts e volume de 5 lts)

Opiniões?

 

Decoração:

Pedras

Tronco(s) de videira (tenho 2 troncos ainda em tratamento e depois logo vejo qual coloco ou se ficam os 2, um deles tem 100*50*30, ou seja ocupa quase a totalidade do aqua, vamos ver)

Fundo do aquário (provavelmente vinil azul)

 

Condições da água a colocar:

Tenho um furo do qual a água sai aprox. com:

pH 6.4

Nitratos 10

Uma dureza muito baixa (kH-2, gH-4, se bem me lembro)

No actual aqua (tenho o pH sempre estável nos 7, mesmo com dureza baixissima, (???)

 

No futuro poderei vir a acrescentar um sistema de Co2 se tal se vier a manifestar necessário.

 

As minhas dúvidas neste momento:

Em relação à compatibilidade dos peixes, não deverá haver grandes problemas, apesar de 2 ou 3 excepções em relação à origem dos mesmos (Bacia Amazónica)!

Está prevista também a introdução de uns invertebrados (caracóis e camarões), eu sei que alguns dos peixes listados gostam de camarões, o que é bom pois vao ter uma alimentação mais variada ;) , mas num aquário destas dimensões com plantas acham que existe a hipótese de alguns destes camarões sobreviverem?

 

Os filtros para além da diferença de preço, mais alguma questão que me deva optar por um em detrimento do outro?

 

As plantas, algumas sugestões?

Vou ter 0.5w por litro de água o que é pouco, mas penso ques talvez seja suficiente para manter estas plantas em condições aceitáveis, mas espero a opinião dos mais entendidos na matéria.

 

Os peixes, alguma sugestão?

 

O que fazer para aumentar a dureza da água?

 

O substrato é um bocado para o caro, vale a pena para as plantas em questão? Que alternativas?

 

 

Desde já, o meu muito obrigado por todas as sugestões que eventualmente me façam.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

1 - Filtro...eu tenho um eheim 2217 e só digo bem, acho que com Hydor Prime 20 e o 2217 ficas mais que bem servido. O 2217 como principal e o Hydror como adjuvante. Acho que aqui a escolha reside do €€€ disponiveis. Se tens orçamento o profissional é de gama superior. Em todo o caso eu com a diferença comprava o 2217 e pensava num sistema de Co2 que penso que é o que te falta, principalmente com o substrato q vais usar.

 

2 - fauna acho q n está mal...apenas os camarões incautos vão dar um belo complemento alimentar.

 

3 - iluminação - estas no limiar..apostas num muito bom substrato e dp descuras um pouco o CO2 e a iluminação. Mais 54W eram bem vindos e davam-te mais elasticidade na escolha da flora.

 

Resumindo: se fosse eu ia para um 2217 e tentava esticar o orçamento para mais 54w e um sistema de CO2. Com esse substrato é uma pena deixares o resto para trás (ja me fartei de repetir neste aspecto, mas convem frisar) ;).

 

Abraços

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.