Recommended Posts

Publicado

Olá boa tarde, sou novata nisto e como tal preciso de umas luzes!

Acabei de pôr no aqua a rocha viva, fiz uma medição antes de pôr a rocha ao sal que estava a 1023, acontece que....depois de pôr a rocha tornei a medir e....o valor baixou para 1017. Isto é normal? o que faço para aumentar a salinidade? posso pôr directamente sal no aquário? ou só quando fizer uma muda de agua?

Obrigada

Publicado:

Ola, bem vinda.

Que aparelho usa para medir a salinidade? Se for um densimetro de agulha ou mesmo os de bóia cuidado por vezes não fazem leituras 2 vezes iguais.

Normal a salinidade baixar não é, mas nessa face de montagem não entre em pânico e claro para aumentar a salinidade convém ser numa troca de agua

Publicado:

Boas,

A temperatura mantém-se constante?

Não existe incoveniente de acrescentares sal no aqua se ainda não tiveres peixes e corais.

É importante que tenhas as bombas a trabalhar para facilitar a diluiçao do sal.

Alberto

Publicado:

Com o aumento de temperatura a salinidade desce. Pode ter sido o causador do efeito.

Anyway se fosse a ti não confiava em tudo que não seja um refratometro.

Eu tinha um densimetro de boia da TMC supostamente calibrado para 25 ºC e com a agua nessa temperatura tem um desvio de 4 relativamente ao refratometro, isto é, aquilo media 1.025 mas na pratica estava a 1.029.

Claro que so descobri isso depois quando chegou o refratometro.

Publicado:

Muito obrigada a todos pela ajuda, de facto não sei mesmo o que se passa hoje tornei a medir e continua a baixar, para já só tenho a rocha viva lá dentro e o que uso para medir a salinidade é o densimetro normal de "agulhinha". Penso que vou esperar pelo fim de semana para fazer a mudança de àgua e ai então tentar controlar a salinidade, visto que ele só faz uma semana de montado no domingo. :P