Escalar doente


KTMZQW

Recommended Posts

Boas

 

Ando aqui stressado com um bom amigo que é um escalar que infelizmente adoeceu nestes últimos dias

 

Apanhei-o com a barriga inchada no sábado, embora comesse bem e nadasse igualmente bem. Não pensei em Hidropsia pois o equilíbrio nunca esteve em causa, vindo comer como sempre

 

Hoje noto que além da barriga inchada tem uns pontos brancos na barbatana direita, assim tem Oodinium! Não sei avaliar se a barriga inchada foi coincidência, mas o que é facto é que hoje de manhã o seu comportamento mudou bastante, estando agora deitado de lado, quando há umas horas atrás nadava e comia bem!

 

Eu só tenho um desparasitante externo e apliquei directamente no aqua a medida adequada à litragem de Myxazin

 

Eu infelizmente agora não tenho aquário hospital, então coloquei-o num saco tipo Hagen que as lojas usam para vender os peixes e tenho-o com água do aquário separado dos outros. Estou a pensar em mudar água para não permitir a propagação de mais fungos naquela pequena porção que ali tenho

 

Vou tentar de todas as formas arranjar um hospital, mas que posso aplicar de imediato?

 

Muito obrigado, estou desorientado sem saber como ajudar o pobre do meu "escalinho"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas. infelizmente nao posso ajudar em relação a doença, mas li que o seu escalar come... eu adoro os escalars, sao dos meus peixes pequenos, infelizmente ja me morreu 1, tenho agora outro ha 1 semana +/- mas nunca o vi a comer, os outros comem e o meu escalar nao vai a comida. isso e normal? ou devo me preocupar?

 

e as melhoras para o seu escalar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comia, há umas horas atrás

 

Eu não equacionei hidropsia apenas alguma intoxicação alimentar pois além do inchaço não tinha nenhum outro sintoma, sendo que hoje de manhã comeu bem, por volta das 13h é que estava diferente

 

Dá-me ideia que realmente o pobre peixe sofre de hidropsia e adquiriu posteriormente (arrisco a afirmar que foi durante esta última madrugada) um fungo, no caso doença do algodão, pois tem protuberâncias brancas similares a algodão, mesmo que poucas. Acredito que terá sido por estar debilitado e talvez tenha ficado ferido nalgum ataque de tigres, os mais agressivos do resto da fauna

 

Sendo fungo como íctio e não veludo pois o "algodão" que criou é branco e não amarelo, subi a temp para 30/31º, sendo que já adicionei MYXAZIN já que é um bactericida

 

Para a hidropsia vou arriscar na terramicina! Tenho o meu amigo isolado, portanto ou o cura ou o leva para o céu aquático e assim não vou afectar os meus restantes peixes

 

No entanto vou já ficar juntar um dinheirinho: próxima compra vai ser um 30 ou 40l para hospital/quarentena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas. infelizmente nao posso ajudar em relação a doença, mas li que o seu escalar come... eu adoro os escalars, sao dos meus peixes pequenos, infelizmente ja me morreu 1, tenho agora outro ha 1 semana +/- mas nunca o vi a comer, os outros comem e o meu escalar nao vai a comida. isso e normal? ou devo me preocupar?

 

e as melhoras para o seu escalar

Boas os escalares são do mais cumilao que hÁ. Deve haver ai qualquer coisa.

Saudaçoes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas os escalares são do mais cumilao que hÁ. Deve haver ai qualquer coisa.

Saudaçoes

 

Sim, os escalares comem tudo, até o que não devem! Os 2 últimos que comprei tiveram um dia de costas voltadas para mim escondidos debaixo do retorno do filtro, agora seguem-me quando me aproximo do aquário e não se negam a comer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Simplesmente não encontro terramicina e o que vi é para vacas e não mo vendem......

 

Bom, já não o tenho

 

É pena, por ter perdido um bonito exemplar de um escalar lindo, bem como o que ele sofreu, o que vale é que foi pouco tempo

 

Ainda hoje vou procurar um companheiro para o outro mármore que ainda tenho neste aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais