Ajuda montagem de aquario, escolha de materiais


DianaeLuis

Recommended Posts

Boa noite,

 

A minha esposa ofereceu-me um aquario no Natal, 80x30x45 +\- 108 Lts

Depois de lermos um pouco e vermos os peixes, decidimos ir para salgados, uma vez que gostamos mais dos peixes.

 

Queremos montar o aquário mas não sabemos por onde começar, andamos a ler pelo fórum, mas temos muitas duvidas, e antes de ir a uma loja gostaria de saber as vossas opiniões.

Sabemos que nao vamos por um sump, pelo menos para já, isto para nao furarmos o aquario.

 

Gostaríamos de saber da vossa experiência que tipo de iluminação, filtragem, quantidades de rocha viva\morta, basicamente precisamos de um apoio na escolha do material para o pormos a funcionar.

 

E já agora, umas lojas na zona de lisboa claro. Pelo que vi a Aquaplante encontra-se pela zona que mais jeito me dá.

 

Aceito sugestões,

desde já Agradeço a ajuda

 

Cumprimentos

Luís Machuqueiro

1152_1112.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis.

 

Antes de mais, tenta arranjar uma osmose, tem sido um equipamento importante que muito tem sido ignorada/deixado de lado. A qualidade de água é importante para os aquários de recife.

Para esse aquário deves colocar cerca de 7lts de areia viva, de preferência com 1 a 2mm de granulometria, para não levantar tão facilmente com a circulação de água.

Coloca cerca de 18kg de rocha, podendo ser 10kg de viva e 8 de morta.

Para circulação podes colocar 2 bombas de 1000lts/h cada, pelo menos.

Iluminação coloca alguma coisa com cerca de 100w. Podes colocar uma calha com 3x24w ou mesmo 4x24w T5 ou algo com 2x55w PL

Para escumador a escolha é complicada porque não existe uma grande escolha para aquários mais pequenos e os que há não são grande coisa. Escolhe qualquer coisa que seja indicado para 200lts.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Pedro,

Obrigado pelas dicas, vou vendo isso que ainda vou ter algum tempo para escolher o material, uma vez que ainda nao tenho movel.

 

Achas muito importante o sump? mesmo que seja desses de por por cima?

 

Obrigado

1152_1112.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís, vem vindo à Aquariofilia de Recife

Quanto ao inicio, como já foi referido, tens toda a vantagem em ter uma caixa depuradora, vulgo “sump” porque te aumenta a quantidade de agua no sistema, te permite ter parte do equipamento escondido e ser mais fácil de limpar os resíduos que se acumulam no fundo por aspiração porque no aquário se “escondem” no areão e fica mais complicado de os aspirar.

Não querendo utilizar vidro furado (e cuidado que agora deve ser muito difícil de se conseguir furar depois do aquário feito) podes utilizar um “overflow box”

http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&e...box&spell=1

 

Quanto ao que “metes” lá para dentro há muita coisa que depende do que pretendes e por isso deves ler muito antes. Por exemplo, se queres ter um camarão Alpheu em simbiose com um Gobi precisas de areão mais grosso e se queres uma Valenciennea sexguttata, Valenciennea strigata ou outra já deves ir para areão mais fino pois elas alimentam-se pondo o areão na boca de onde filtram o alimento e depois o expelem pelas guelras e por isso deverá ser fino.

Por outro lado, se quiseres o camarão Alpheu ou outro animal que goste de furar o substrato recomendo o uso de “egg crate” no fundo do aquário e a colocação da rocha de forma firme sobre este e só depois a colocação do substrato para evitar que durante as “escavações” alguma rocha possa ceder e esmagar o peixe ou camarão bem como poder desequilibrar a estrutura e ficar em risco de derrocada com possibilidade de riscar ou mesmo quebrar algum vidro.

 

Quanto a escumador, num aquário tão pequeno e sem caixa depuradora penso que deves pensar em escumadores de mochila (como eram os “Red Sea Prizm”que penso já serem pouco frequentes)

http://saltaquarium.about.com/cs/prskimmer...redseaprizm.htm

http://pet4you.net/index.php/vmchk/peixes/...-sea-prizm.html

(eu tenho um e faz algum tempo que precisei de uma peça e foi complicado porque parece que já não se fabricam)

ou em sistema de pendurar no aquário ou caixa depuradora como por exemplo os da TMC

http://www.tmc-ltd.co.uk/aquarium/v2skim-skimmers.asp

(eu tenho um V2Skim 1200 que ainda não está a trabalhar pelo que não sei se são bons ou não mas tenho visto muitos V2Skim à venda em segunda mão o que me leva a pensar que o pessoal não gosta deles)

Podes ainda ir para um escumador externo, como por exemplo o Deltec deste sistema

http://www.ultimatereef.net/TOTM/June04.htm

Mas são normalmente escumadores demasiado bons e caros para um sistema de 100l. De qualquer modo aconselho-te a ver o endereço electrónico porque podes analisar o que penso ser um aquário sem caixa depuradora e com todos os equipamentos ao lado e à mostra. Penso que não deves mostrar o endereço à tua esposa porque ela vai dizer-te que assim não e parte-te já o aquário antes de ser montado :music_singguitar: para evitar um “mamarracho” na sala.

Vais ter que aprender a viver com o aquário e a “esposa” o que normalmente nos obriga a grandes cedências porque nós temos um certo sentido mais prático mas reconheço que muitas vezes não ligamos nada a estética e ao enquadramento do sistema na decoração da casa mas para isso estão lá “elas” e como são implacáveis nos comentários e principalmente nas “autorizações” :sorry:

 

Quanto ao equipamento, o que posso dizer? O Pedro já disse tudo. Só desenvolvendo um pouco mais, quanto a iluminação, mais uma vez precisas de saber o que pretendes ter. Com uma calha de 2 PL de 55W ficas muito bem servido. Estas foram as primeiras lâmpadas usadas em alternativa às HQIs quando as T8 se revelaram completamente ineficientes. Para corais moles são mais do que suficientes. O ideal, apesar de caro, seria por questões de eficiência energética, ires para um sistema por LEDs mas muito se tem dito e escrito, muita publicidade se tem feito mas além das caríssimas SOLARIS importadas dos EUA penso que ainda não há um bom sistema de LEDs que possa manter por muitos anos um sistema em perfeitas condições sem auxilio de T5s ou HQIs.

Com um aquário de apenas 30cm de largura não estás muito bem servido mas penso que com uma calha de 2 T5s com 24W (as de 39W são de aproximadamente 85cm) e um sistema de LEDs azuis para luz nocturna ficas servido. Se quiseres corais duros pensa em 3 lâmpadas T5 de 24W. Não sei se em 30cm consegues meter 4 lâmpadas T5s mas depende das calhas. Em termos de iluminação, a politica correcta será de 1W por litro de agua mas podes ir para um pouco menos.

 

Para quem está casado ou tem colegas que compram produtos nos cabeleireiros sabe bem a diferença de preço entre um produto de supermercado ou um produto profissional comprado no cabeleireiro. Infelizmente o mesmo se passa com os testes que compramos nas lojas que muitas vezes estão ao nível dos produtos para cabelo comprados em supermercado. Quero com isto dizer que muitas vezes utilizamos testes em que parece estar tudo bem mas será que está mesmo? O melhor mesmo será utilizar um bom aparelho de osmose para filtrar a água de reposição e a que se usa para misturar com sal quando não se usa água natural do mar. Penso ser um equipamento indispensável. Depois podemos ir para outros equipamento como as lâmpadas UV ou UV-C e ozonizadores mas se fores cuidadoso nas mudanças de água, evitar excesso de população e alimentação penso que podes dispensar estes equipamentos, pelo menos no início.

 

E não podes esquecer as bombas de circulação.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Rolim,

Obrigado pela resposta.

A minha esposa como ofereceu o aquario la vai ter de me aturar uns bons tempos de volta dele. (é que ainda por cima o meu segundo hobby sao carros telecomandados a gasolina...)

 

A nossa intenção será meter uns peixes tipo o peixe "palhaço",e uns corais para embelezar o aquario, uma coisa que ainda nao me apercebi bem foi se é necessario um aquecedor para a agua, pelo que li supostamente a luz vai tratar disso correcto?

 

Sendo assim o que necessito para começar será movel, aquario, escumador(sim, de mochila ou algo que se aplique por fora do aquario), 2 bombas para circulaçao de agua, areia viva, rocha viva\morta, overflow box, calhas e estava a pensar em 2x54w, sempre iria dar 104w, será suficeinte para manter uns corais?

 

Relativamente á agua estava a pensar em ir buscar ao mar, será que nos arredores de lisboa existe algum local que aconselhem?

Para a semana vou fazer uma prospecção de mercado e começar a comprar algum material, sim isto, porque ainda nao tenho movel, penso que numa das lojas por onde passe consiga arranjar um que se enquadre com a sala e o aquário.

 

Uma questao, depois de por a areia, pedra e agua quanto tempo devo esperar ate por la algum peixe?

 

Um obrigado a todos

1152_1112.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola, bom dia.

 

Agora no Inverno sera mesmo necessario o termostato, a menos que o aquario esteja num ambiente quente que permita manter a agua nos vinte cinco graus, sem gandes variacoes.

 

Quanto ao movel, o mais facil para enquadramento na decoracao sera mandar fazer uma estrutura em ferro ou inox e depois com tres placas de madeira a condizer com a decoracao fazer uma peca em "U" de por e tirar, tipo gaveta, na estrutura de ferro. E no movel, por baixo do aquario, pode ficar ja o espaco reservado para uma futura caixa depuradora. Tendo em conta as medidas do aquario, penso que seja daqueles tipo "Aquapor" que se vendem nos hipermercados e efectivamente existem moveis para estes aquarios que sao de madeira prensada (aglomerado de particula, MDF ou qualquer coisa do genero) depois cobertos com uma pelicula (que julgo ser de papel melamínico decorativo) de cor preta.

 

Quanto a iluminacao, 80cm de comprimento sao muito ingratos. As lampadas T5 de 54W medem aproximadamente 85cm e ficam com parte de fora sendo feio e com perda de luz. As T5 de 24W sao de apriximadamente 55cm pelo que nao fazem o aquario todo de uma ponta a outra. Eventualmente poderia estar uma calha com 4 sendo duas mais chegadas a direita e duas mais a esquerda de modo a fazerem quase 80cm em linha de luz. Mas 4 lampadas T5 em 30cm de largura tambem me parece um exagero. Uma outra opcao sera a calha de 2 lampadas PL com 55W podendo uma delas ser metade azul e metade branca. No entanto eu preferia as T5s. Sera preciso analisar melhor esta questao da iluminacao mas vamos aguardar por outras opinioes.

 

Quanto a peixes, com essas dimensoes nao ha muitas possibilidades. Temos de excluir os cirugioes por crescerem muito e rapido. Sendo um Nano-Recife temos de pensar em Nano-Peixes. Passa uma vista de olhos nesta lista:

http://www.liveaquaria.com/product/aquariu...s.cfm?c=15+2124

Elacatinus oceanops

Amblygobius rainfordi

Gobiodon atrangulatus

Gobiodon spp

Gobiodon okinawae

Elacatinus multifasciatum

Amblygobius hectori

Gobiodon citrinus

Diademichthys lineatus

Coryphopterus glaucofrenum

Trimma cana

Elacatinus puncticulatus

Lythrypnus dalli

Gobiodon strangulatus

Trimma rubromaculatus

Signigobius biocellatus

Cryptocentrus cinctus

Stonogobiops nematodes

Amblyeleotris randalli

Amblyeleotris guttata

Amblyeleotris wheeleri

Zoramia leptacanthus

Apogon cyanosoma

Fowleria isostigma

Nemateleotris magnifica

Nemateleotris decora

Amphiprion ocellaris (var. Black and White Ocellaris Clownfish)

Opistognathus aurifrons

Amphiprion ocellaris

Elacatinus horsti

 

Alem desta lista indicada pela Liveaquaria haver outros e atencao que so tive em atencao a questao do tamanho pelo que sera necessario entrar em cada uma das fichas para ver se sao exigentes ou nao quanto a condicoes de manutencao.

 

Tambem existe uma lista de peixes para quem se inicia:

http://www.liveaquaria.com/product/aquariu...s.cfm?c=15+1926

 

O bom seria escolher um que esteja nas duas listas.

Quanto a peixes Palhaco penso que se podera ter quer o Oceallaris quer o Percula (ou um ou outro).

Lista de peixes palhaco:

http://www.liveaquaria.com/product/aquariu...ies.cfm?c=15+27

 

Amphiprion ocellaris

http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...&pcatid=137

 

Amphiprion percula

http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...&pcatid=142

 

Nesta fase inicial evita a tentacao de comprar uma anemona para os peixes palhaco. Ha corais que podem servir para esse efeito embora nao seja muito indicado os peixes andarem la a "esfregar-se" no coral mas, pelo menos por enquanto, deixa as anemonas de parte.

 

Em cerca de 100l de agua nao convem ter muitos peixes nem muito grandes. Dois Amphiprions e mais um ou dois peixes no maximo ja podera ser "esticar um bocado a corda" mas tudo depende dos peixes. Depois convem tambem ver a "participacao" de cada um deles na manutencao do aquario. Para combater as algas os cirugioes sao bons mas convem esquecer para um Nano-Recife

http://www.liveaquaria.com/product/aquariu...ies.cfm?c=15+43

 

Quanto a agua, penso que o pessoal de Lisboa vai muito ao Cabo raso buscar agua de boa qualidade. Fala com o nosso Adminsitrador Pedro Conceicao para saber se esta planeada alguma saida nesse sentido que te seria muito util para conhecer o pessoal e falar sobre o inicio do aquario.

Para comecar penso que podias aproveitar uma venda de rocha morta a bom preco nos "Classificados"

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=144858

com cerca de 30Kg a 4Euros o Kg. Existem fotografias e algumas pedras parecem muito interessantes. Iniciavas ja o ciclo do aquario com essa rocha morta e alguma agua apanhada numa praia sem poluicao e com recolha de agua sem ser num dia de chuva nem de mares vivas. Evita a zona d erebentacao para nao apanahres areia da nossa costa que nao te serve para nada e ainda pode ter silicatos. No mesmo topico tambem ha areia grossa a venda. Uma questao de gosto mas eu preferia mais fina e penso que a grossa acumula e "esconde" muitos detritos. Ou esperavas mais um pouco ou compravas numa loja. E terias que comprar tambem uma bomba de circulacao para por a funcionar no aquario com a agua, as rochas e a areia. E o termostato para tentar manter a agua entre um minimo de 24 graus ate um maximo de 26. Para comecar e iniciar o ciclo penso ser o basico. Falta o densimetro para medir a salinidade. Penso que tambem ha bombas de circulacao a venda nos "Classificados".

 

Com aquario, agua, rocha, areia, bomba de circulacao e termostato deixa estar umas duas semanas e faz uma muda de bastante agua. Muita atencao a evaporacao de agua e deves fazer a reposicao, para manter a salinidade, com agua de osmose. Depois junta alguma rocha viva, o escumador e iluminacao. Tambem podes usar agua de uma muda de agua de alguem que tenha um aquario bem maturado. Como ha muita gente que "poda" Xenias apra deitar fora aguarda que alguem tenha para oferta e nesta altura introduz alguns pes de Xenia. Se resistirem o aquario esta a iniciar bem e ja ficas com alguma vida dentro do aquario. As Xenias, se resistirem, tambem te vao ajudar a equilibrar o aquario quanto a excesso de nutriente na fase inicial do ciclo e, caso tenham resistido, comeca a pensar em intriduzir alguns elementos para a equipe de limpeza (nassarios, cerites, ermitas e eventualmente, mais tarde, um Lismata ou dois iguais que assim vao produzir larvas - zooplancton - que depois vai servir de alimento para os corais). Tens que comecar a medir os parametros da agua para saber como esta a qualidade da mesma. Se pretendes ter Sarcophytons tambem os podes introduzir depois de veres que as Xenias resistiram porque tambems ao muito bons a consumir nutrientes e sao muito resistentes, talvez nao tanto quanto as Xenias e estes, em principio, nao ha ninguem a deita-los fora.

 

Quando tiveres o aquario em condicoes e com os parametros dentro dos valores aceitaveis podes pensar em comecar a introduzir os peixes (de forma lenta e gradual) e corais. Podes manter as Xenias ou se forem muito evasivas e irritantes por isso oferece-las a outro membro ou deitar fora. Eu pessoalmente gosto delas e de as ter mas reconheco que por vezes irritam um pouco...

 

Corais para principiantes:

http://www.liveaquaria.com/product/aquariu....cfm?c=597+2856

 

Corais para Nano-Recifes:

http://www.liveaquaria.com/product/aquariu....cfm?c=597+2790

 

Quanto ao "overflow box" so sera necessario quando tiveres a caixa depuradora por baixo ou ao lado do aquario pois trata-se de um equipamento para passar agua de um recipiente para outro e penso que um deles tera que estar sempre num nivel inferior ou com o nivel da agua inferior.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite rolim,

é mesmo disto que eu tenho medo, é necessário ter imenso cuidado com imensa coisa, mas penso que o que custa é começar, depois de se ter a agua no aquario as coisas começam a tornar-se mais faceis (julgo eu) com a persistência em que tudo corra bem, sim porque alias o que importa aqui é a saude dos peixes.

 

Estive a ver esses sites e realmente conteem bastante informaçao sobre os peixes e aqueles que me serao mais indicados para o inicio desta aventura.

estou a ver que a luz vai ser um grande problema, mas eu tambem me dou bem com engenhocas, ate pode ser que se consiga fazer alguma coisa por aqui :offtopic:

 

Uma questao que me surgiu, depis de ter o movel, ha quem diga para por esferovite entre o movel e o aquario, será isso necessário?

 

Deixo ja aqui um grande obrigado , e agora ja so devo vir á net em janeiro, Portanto Um feliz Ano Novo!

 

Cumprimentos

 

Ola, bom dia.

 

Agora no Inverno sera mesmo necessario o termostato, a menos que o aquario esteja num ambiente quente que permita manter a agua nos vinte cinco graus, sem gandes variacoes.

 

Quanto ao movel, o mais facil para enquadramento na decoracao sera mandar fazer uma estrutura em ferro ou inox e depois com tres placas de madeira a condizer com a decoracao fazer uma peca em "U" de por e tirar, tipo gaveta, na estrutura de ferro. E no movel, por baixo do aquario, pode ficar ja o espaco reservado para uma futura caixa depuradora. Tendo em conta as medidas do aquario, penso que seja daqueles tipo "Aquapor" que se vendem nos hipermercados e efectivamente existem moveis para estes aquarios que sao de madeira prensada (aglomerado de particula, MDF ou qualquer coisa do genero) depois cobertos com uma pelicula (que julgo ser de papel melamínico decorativo) de cor preta.

 

Quanto a iluminacao, 80cm de comprimento sao muito ingratos. As lampadas T5 de 54W medem aproximadamente 85cm e ficam com parte de fora sendo feio e com perda de luz. As T5 de 24W sao de apriximadamente 55cm pelo que nao fazem o aquario todo de uma ponta a outra. Eventualmente poderia estar uma calha com 4 sendo duas mais chegadas a direita e duas mais a esquerda de modo a fazerem quase 80cm em linha de luz. Mas 4 lampadas T5 em 30cm de largura tambem me parece um exagero. Uma outra opcao sera a calha de 2 lampadas PL com 55W podendo uma delas ser metade azul e metade branca. No entanto eu preferia as T5s. Sera preciso analisar melhor esta questao da iluminacao mas vamos aguardar por outras opinioes.

 

Quanto a peixes, com essas dimensoes nao ha muitas possibilidades. Temos de excluir os cirugioes por crescerem muito e rapido. Sendo um Nano-Recife temos de pensar em Nano-Peixes. Passa uma vista de olhos nesta lista:

http://www.liveaquaria.com/product/aquariu...s.cfm?c=15+2124

Elacatinus oceanops

Amblygobius rainfordi

Gobiodon atrangulatus

Gobiodon spp

Gobiodon okinawae

Elacatinus multifasciatum

Amblygobius hectori

Gobiodon citrinus

Diademichthys lineatus

Coryphopterus glaucofrenum

Trimma cana

Elacatinus puncticulatus

Lythrypnus dalli

Gobiodon strangulatus

Trimma rubromaculatus

Signigobius biocellatus

Cryptocentrus cinctus

Stonogobiops nematodes

Amblyeleotris randalli

Amblyeleotris guttata

Amblyeleotris wheeleri

Zoramia leptacanthus

Apogon cyanosoma

Fowleria isostigma

Nemateleotris magnifica

Nemateleotris decora

Amphiprion ocellaris (var. Black and White Ocellaris Clownfish)

Opistognathus aurifrons

Amphiprion ocellaris

Elacatinus horsti

 

Alem desta lista indicada pela Liveaquaria haver outros e atencao que so tive em atencao a questao do tamanho pelo que sera necessario entrar em cada uma das fichas para ver se sao exigentes ou nao quanto a condicoes de manutencao.

 

Tambem existe uma lista de peixes para quem se inicia:

http://www.liveaquaria.com/product/aquariu...s.cfm?c=15+1926

 

O bom seria escolher um que esteja nas duas listas.

Quanto a peixes Palhaco penso que se podera ter quer o Oceallaris quer o Percula (ou um ou outro).

Lista de peixes palhaco:

http://www.liveaquaria.com/product/aquariu...ies.cfm?c=15+27

 

Amphiprion ocellaris

http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...&pcatid=137

 

Amphiprion percula

http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...&pcatid=142

 

Nesta fase inicial evita a tentacao de comprar uma anemona para os peixes palhaco. Ha corais que podem servir para esse efeito embora nao seja muito indicado os peixes andarem la a "esfregar-se" no coral mas, pelo menos por enquanto, deixa as anemonas de parte.

 

Em cerca de 100l de agua nao convem ter muitos peixes nem muito grandes. Dois Amphiprions e mais um ou dois peixes no maximo ja podera ser "esticar um bocado a corda" mas tudo depende dos peixes. Depois convem tambem ver a "participacao" de cada um deles na manutencao do aquario. Para combater as algas os cirugioes sao bons mas convem esquecer para um Nano-Recife

http://www.liveaquaria.com/product/aquariu...ies.cfm?c=15+43

 

Quanto a agua, penso que o pessoal de Lisboa vai muito ao Cabo raso buscar agua de boa qualidade. Fala com o nosso Adminsitrador Pedro Conceicao para saber se esta planeada alguma saida nesse sentido que te seria muito util para conhecer o pessoal e falar sobre o inicio do aquario.

Para comecar penso que podias aproveitar uma venda de rocha morta a bom preco nos "Classificados"

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=144858

com cerca de 30Kg a 4Euros o Kg. Existem fotografias e algumas pedras parecem muito interessantes. Iniciavas ja o ciclo do aquario com essa rocha morta e alguma agua apanhada numa praia sem poluicao e com recolha de agua sem ser num dia de chuva nem de mares vivas. Evita a zona d erebentacao para nao apanahres areia da nossa costa que nao te serve para nada e ainda pode ter silicatos. No mesmo topico tambem ha areia grossa a venda. Uma questao de gosto mas eu preferia mais fina e penso que a grossa acumula e "esconde" muitos detritos. Ou esperavas mais um pouco ou compravas numa loja. E terias que comprar tambem uma bomba de circulacao para por a funcionar no aquario com a agua, as rochas e a areia. E o termostato para tentar manter a agua entre um minimo de 24 graus ate um maximo de 26. Para comecar e iniciar o ciclo penso ser o basico. Falta o densimetro para medir a salinidade. Penso que tambem ha bombas de circulacao a venda nos "Classificados".

 

Com aquario, agua, rocha, areia, bomba de circulacao e termostato deixa estar umas duas semanas e faz uma muda de bastante agua. Muita atencao a evaporacao de agua e deves fazer a reposicao, para manter a salinidade, com agua de osmose. Depois junta alguma rocha viva, o escumador e iluminacao. Tambem podes usar agua de uma muda de agua de alguem que tenha um aquario bem maturado. Como ha muita gente que "poda" Xenias apra deitar fora aguarda que alguem tenha para oferta e nesta altura introduz alguns pes de Xenia. Se resistirem o aquario esta a iniciar bem e ja ficas com alguma vida dentro do aquario. As Xenias, se resistirem, tambem te vao ajudar a equilibrar o aquario quanto a excesso de nutriente na fase inicial do ciclo e, caso tenham resistido, comeca a pensar em intriduzir alguns elementos para a equipe de limpeza (nassarios, cerites, ermitas e eventualmente, mais tarde, um Lismata ou dois iguais que assim vao produzir larvas - zooplancton - que depois vai servir de alimento para os corais). Tens que comecar a medir os parametros da agua para saber como esta a qualidade da mesma. Se pretendes ter Sarcophytons tambem os podes introduzir depois de veres que as Xenias resistiram porque tambems ao muito bons a consumir nutrientes e sao muito resistentes, talvez nao tanto quanto as Xenias e estes, em principio, nao ha ninguem a deita-los fora.

 

Quando tiveres o aquario em condicoes e com os parametros dentro dos valores aceitaveis podes pensar em comecar a introduzir os peixes (de forma lenta e gradual) e corais. Podes manter as Xenias ou se forem muito evasivas e irritantes por isso oferece-las a outro membro ou deitar fora. Eu pessoalmente gosto delas e de as ter mas reconheco que por vezes irritam um pouco...

 

Corais para principiantes:

http://www.liveaquaria.com/product/aquariu....cfm?c=597+2856

 

Corais para Nano-Recifes:

http://www.liveaquaria.com/product/aquariu....cfm?c=597+2790

 

Quanto ao "overflow box" so sera necessario quando tiveres a caixa depuradora por baixo ou ao lado do aquario pois trata-se de um equipamento para passar agua de um recipiente para outro e penso que um deles tera que estar sempre num nivel inferior ou com o nivel da agua inferior.

 

Cumprimentos

Rolim

1152_1112.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma questao que me surgiu, depis de ter o movel, ha quem diga para por esferovite entre o movel e o aquario, será isso necessário?

 

 

Boas Luis

Eu nao percebo nada de fisico-quimica :eusathink: Penso que isso seja uma questao de fisica. E sim, alguma coisa deve ser posta.

O aquario da Damaia foi montado em Janeiro de 2003, um Percula 90 da AquaMedic e como na altura ninguem me avisou, foi instalado directamente em cima do movel. Ate hoje nao ha indicios de problemas mas penso que foi um erro.

Entretanto montei alguns com uma espuma propria, penso que da JBL, que normalmente compro no RuiMar ou FishPlanet mas penso que qualquer casa de aquariofilia deve ter igual ou parecido.

O ultimo que montei, em Agosto de 2009, foi um de 198x48x70 (em "cm") e do qual ja nao gosto por ser muito estreito (so 48cm de alrgura, com vidro de 10mm fica com 46cm de largura no interior) e porque tinha madeira a volta em baixo e em cima (foi comprado numa loja no centro de Lisboa mas era uma retoma deles e ja vinha assim de origem) de tal modo que assente algures ficaria sempre com o vidro de baixo no ar e por isso tive que comprar corticite ate encher o espaco entre o vidro e o nivel das madeiras (porque foi montado a pressa, numa energencia e nesse dia nao encontrei em COimbra esferovite daquela espessura que teria fica muiiiiiito mais barato). Depois disso e tal como ja fiz em Setembro de 2008 num aquario 120x50x50 entre o fundo e o movel utilizei uma placa de "roofmate" ou "wallmate" (sei que ha azuis e verdes, umas para paredes e outras para tectos sendo as minhas das azuis).

Apenas te posso dizer que, na minha opiniao, deves usar mas nao te consigo explicar tecnicamente o porque. Penso que seja uma questao de Fisica e que tenha a ver com resistencias e deformacoes do material vem como a possibilidade de algo no movel (seja de ferro ou madeira) nao ser completamente uniforme e poder provocar uma falha no vidro... mas sinceramente nao sei. Mas esperar por outras opinioes e por uma explicacao credivel para saberes se deves ou nao usar o esferovite entre o aquario e o movel.

 

Cumprimentos e boas entradas em 2010 e que seja um ano muito bom e que pronto tenhamos mais um aquario para ver e sobre o qual conversar aqui no Forum

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma questao que me surgiu, depis de ter o movel, ha quem diga para por esferovite entre o movel e o aquario, será isso necessário?

 

 

Cumprimentos

 

 

Olá DianaeLuis

 

Deves pôr a esferovite no fundo...sendo ela de estrutura bastante flexível,vai compensar (moldar) qualquer irregularidade que o tampo tenha, permitindo à placa de fundo do àqua assentar religiosamente de forma simétrica sem que àrea alguma fique em esforço e permitindo ainda,uma maior flexibilidade ( amortecedor ) a todo o conjunto...serve também para um maior isolamento térmico a nivel do fundo...que materiais como madeira ou outros ( à excepção da corticite) não têm.

A primeira vez que instalei o meu àqua...fi-lo à pressa e sem a dita...meses passados um peixe deslocou uma rocha e o desastre aconteceu.

Bom Ano

 

Cjorgene

Editado por cjorgene
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde!

Antes de mas, um Feliz 2010!

 

Para o meu pequeno aquario de 100L, acham que tenho necessidade de por um filtro externo nele? Ou posso depois se vir que o aquario nao se esta a portar bem, adicionar posteriormente?

 

Em relação á esferovite, bastará uma esferovite dessas do Aki ou numa loja de aquarios de 2 ou 3 cm?

 

Cumprimentos e Obrigado

1152_1112.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis e um bom comeco de Ano

 

O que entendes por filtro externo? Se for daqueles usados em agua doce penso ser perfeitamente desaconselhavel pois ira servir apenas para manter carvao activado ou outras rezinas e o preco nao compensa. Se for uma "caixa depuradora" (vulgo "sump") sera de todo aconselhavel.

 

Quanto a esferovite, para 100l nao precisas de uma placa muito grossa, ate porque pode provocar, se naoe stou em erro, alguma instabilidade ao aquario.

Podias usar daquelas espumas que se vendem em loja de aquariofilia com alguns, poucos, milimetros de espessura mas por uma JBL poderas pagar alguns 7 ou 8 Euros quando com uma placa de esferovite consegues por 2 ou 3. Penso que nao tens vantagem numa muito grossa. Eu tenho um aquario 120x50x50 numa placa grossa e parece estar mais ou menos estavel mas o aquario 198x48x70 tambem esta numa dessas placas e abana muito pelo que nao sei se nao podera haver um acidente grave com ele. Penso que os 70cm de altura para 48cm de largua em cima de uma placa com alguns 5 ou 6cm de espessura prometem acidente ...

Num aquario tao pequeno como o teu penso que iria para a espuma ate porque fica muito mais discreto. Se fores para esferovite nao excedas 1cm de espessura, na minha opiniao mas certamente vao aparecer outras e vamos aguardar por elas.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas,

entao pelos vistos alguns milimetros serao suficientes.

 

estou com duvidas em relação á iluminação, 4x24, pareciame uma boa ideia, mas sera que os 96w serão suficientes para o aquario?

 

Tenho de ir procurar tambem um escumador, portanto para 200l sera suficiente entao.

 

Um abraço

1152_1112.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema esta em encontrar 4x24w ainda so encontrei 3x24.. e isso acho que é muito pouco

 

 

Efectivamente, para um aquário de 80cm fica muito ingrato ver uma iluminação T5 porque lâmpadas de 39W são grandes demais e de 24W são curtas. Penso que seria bom ter lâmpadas de 24W sendo umas puxadas à direita e outras à esquerda para cobrirem todo o aquário. Ou, no caso de três, uma para um dos lados e duas para o lado oposto.

 

Se quiseres ir para corais duros SPS, e penso que o sistema será pequeno para o efeito, podes pensar em 4 T5s de 24W e respeitares a regra de 1W por Litro de água.

 

Eu nunca vi uma calha ou régua de 2 T5s de 24W a funcionar mas penso que podem ser suficientes embora talvez não possas por corais nas pontas ou reservas por exemplo para daqui a uns tempos pores um Sun-coral (tubastrea) que são lindíssimos quando abertos e não precisam de luz directa mas que nos obrigam a alimenta-los directamente. Podes ver como são lindos aqui:

http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&am...sa=N&tab=wi

 

Também estou a pensar como vais por uma régua ou calha com 4 lâmpadas T5 em 30cm de largura. Mas entre 72 e 96W de luz seria muito bom. Atenção ao consumo energético pois terás de somar o escumador, o termóstato, as bombas…

 

Mas como não percebo muito de iluminação, vamos esperar por melhores opiniões.

Tenta indicar o mais em concreto possível quanto aos corais que pretendes porque penso que poderá facilitar a recomendação quanto à iluminação.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais