TPA´S


BUGATTI

Recommended Posts

Sou novo neste nosso mundo da Aquarofilia e apesar de já ter tido aquario durante uns anos, em Janeiro vou ter o meu primeiro grande projecto um aqua de agua doce de 350 litros. Em relação ao equipamento estou +- á vontade ( penso eu ), mas a minha grande duvida são as TPA, tenho lido que a maior parte de voces faz Tpa de 20% a semana. O que eu gostava que me elucidassem é como fazem isso. O prucidimento ou seja descrevam como tratam a agua se num aquario de 350 litros como vou arranjar espaço para todas as semanas tirar 60 litros e como o fazem???

Sei que são duvidas de principiante mas gostava bastante da vossa ajuda. Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O que eu faço no meu aquário de 600 L é retirar com uma mangueira a água directamente para o esgoto (neste caso banheira).

 

Depois com a mangueira ligo na rosca do chuveiro e a outra ponta dentro do aquário e água lá para dentro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O que eu faço no meu aquário de 600 L é retirar com uma mangueira a água directamente para o esgoto (neste caso banheira).

 

Depois com a mangueira ligo na rosca do chuveiro e a outra ponta dentro do aquário e água lá para dentro.

 

eu costumo fazer como o hugo mas so que a meter meto a agua primeiro em garrafoes para tirear o cloro e ambientar a agua ao ph que desejo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas assim entra água com cloro para o aquario, e como sai a água por gravidade???

 

 

sim metes uma ponta da mangueira no aquario e outra fora das um chupao com a boca na ponta de baixo da mangueira que tem que estar abaixo do nivel do aquario e cuidado pa nao engolir agua o resto vai sozinho com a gravidade

 

o mesmo processo para encher mas convem ou ter pressao da torneira ou ter tambem uma fonte de agua assima do aquario

 

eu uso baldes.

 

ha quem tenha bidons de 80litros de agua por exemplo que com ajuda de uma bomba e uma mangueira elevam pa dentro do aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nunca entrou nenhum peixe pela mangueira dentro? tenho esse receio.

 

Se tiveres peixes pequenos, colocas uma rede na ponta da mangueira presa com uma braçadeira.

Quanto ao cloro, se colocares directamente a agua da rede no aquario vais ter que colocar sempre o condicionador.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

eu tenho um aqua de 30 litros e tal como a maior parte das pessoas faz retiro cerca de 20%de agua todas as semanas

eu utilizo o aspirador para aspirar o fundo e ai vai saindo a agua,por vezes apanho alguns camaroes ou gupies pequenos mas antes de despejar o garrafao vejo se la esta alguma coisa,fasso isso a imenso tempo,alias des de sempre e nunca me morrreu nenhum peixe por isso ate agora

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou novo neste nosso mundo da Aquarofilia e apesar de já ter tido aquario durante uns anos, em Janeiro vou ter o meu primeiro grande projecto um aqua de agua doce de 350 litros. Em relação ao equipamento estou +- á vontade ( penso eu ), mas a minha grande duvida são as TPA, tenho lido que a maior parte de voces faz Tpa de 20% a semana. O que eu gostava que me elucidassem é como fazem isso. O prucidimento ou seja descrevam como tratam a agua se num aquario de 350 litros como vou arranjar espaço para todas as semanas tirar 60 litros e como o fazem???

Sei que são duvidas de principiante mas gostava bastante da vossa ajuda. Obrigado

 

 

Olá,

pela minha experiencia, defendo que substituir 20% de água todas as semanas poderá vir a interferir

nos parâmetros exigiveis para manter um ambiente saudável dentro do mesmo. Aconselhava menor

percentagem, quanto ao processo de o fazer, já foi respondido pelos colegas, há um pequeno pormenor que é importante ser dito, quando meteres a água nova aquando da substituição, não

deixes a água caír livremente sob pena de levantares os sedimentos existentes, basta por a mão ou

um recipiente por baixo.

 

espero ter ajudado alguma coisa, faço com muito gosto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na minha opiniao 20% de água todas as semanas é uma situação mais para aquarios pequenos, para aquarios maiores podes relaxar mais tempo e reduzir a quantidade, e quanto maior ainda mais. eu no meu de 110 litros tiro 20 LITROS, 18% e vou tentar reduzir para 15 litros, mas as vezes so retiro 10 litros (9%). já li gente que faz 50% todas as semanas, cruz credo! penso que acaba por ter mais efeitos negativos que positivos.

 

Para retirar a agua mais poluida, podes usar o sifão, que é tipo uma mangueira que apontas para o fundo do aquário, e por acção da gravidade / pressao despejas num balde que sabes quantos litros leva.

 

A regra para as TPAs é simples, mais quantidade de vezes que fazes TPA e menos quantidade de litros numa tpa.

 

como funciona o sifao

sifao10.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.