Aqua Zoo


Quo

Recommended Posts

Actualização

 

aqua110lgeral1jan2010.jpg

Aquário de 1 metro

Aquário comunitário

 

fauna

nº. Peixe (nome cientifico, tamanho em adulto, aquário necessário) - dados da fishbase

4 Tetra Buenos Aires (Hyphessobrycon anisitsi T. max.: 6 cm, 8-10 cm. Aqua: 80 cm) - cardume

3 Tetra Preto (Gymnocorymbus ternetzi T.max.: 7.5 cm, 5-6 cm Aqua: 60 cm) - cardume

3 Barbo Tigre (Puntius tetrazona T. max.: 7 cm Aqua: 80 cm) - cardume

2 Cíclideo Boca-de-Fogo (Thorichthys meeki T.comum: 6.1-12cm max.: 17 cm Aqua: 100 cm)

1 Escalar (Pterophyllum Scalare T. max.: 15 cm Aqua: 100 cm) - cardume

1 Panaque (Panaqolus maccus L104, T.max.: 8.8 cm, Aqua: 60 cm)

1 Limpa-Vidros Chinês (Gyrinocheilus aymonieri, T.max.: 28 cm, Aqua: 60 cm)

 

flora

Echinodorus Bleheri (red devil)

Vallisneria Spirallii

Vallisneria americana var. "biwaensis" (saca rolhas)

Vallisneria gigantea

Cryptocoryne wendtii (green)

Lilaepsis novea-zeelandiae

Eleocharis acicularis

Vesicularia dubyana (musgo de java)

equipamento

Filtro Elite 600L/hora (barra de aeração 3x)

Filtro TetraTec 400L/hora (função corrente)

Tubos fluorescentes 16Wx2

Termóstato Aquapor 75W para aquas até 100 L

Tronco videira

Godes (seixos rolados)

Areão negro industrializado (camada superior)

Substrato industrializado rico em nutrientes (camada inferior)

 

desenvolvimento futuro

-Cryptocorine ou anubia nana

-um escalar

-um camarao ou genero lagostim...

 

Aquário de 53cm

aqua53cm.jpg

Aquário de água fria

 

fauna

nº. Peixe (nome cientifico, tamanho em adulto, aquário necessário)

1 Shubunkin (Carassius auratus var., T.comum.: 20 cm, Aqua: 60 cm)

1 Telescópio Black Moor (Carassius auratus, T.comum.: 10 cm, Aqua: 60 cm)

1 Koi Oshiba (Cyprinus carpio carpio, T.comum: 31 cm max: 120 cm, Aqua: 200 cm)

1 Limpa-Vidros Chinês (Gyrinocheilus aymonieri, T.max.: 28 cm, Aqua: 60 cm)

 

flora

Vallisneria Spirallii

Lucky Bamboo

 

equipamento

Filtro TetraTec 400L/hora

restos de areão negro e substrato industrializado

 

desenvolvimento futuro

-Tubo Fluorescente 16Wx1 ou 8Wx1

 

Tanque da Tartaruga

em desenvolvimento com restos dos aquários

 

fauna

nº. Animal (nome cientifico, tamanho em adulto, aquário necessário)

1 Tartaruga Corcunda do Mississipi - Macho (Graptemys pseudogeographica kohni, T.max.: 12 cm)

 

flora

Vallisneria Spirallii

 

equipamento

Lâmpada incandescente 60W

Termoestato 75W

Ilha flutuante 20 cm

Areão de Rio grosso misturado com substrato industrializado e areia média de praia

Filtro Elite 300L/hora (barra de aeração)

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Histórico

Com alguns incidentes mais recentemente que até no inicio, levo 9 meses de aquários dos simples, de goldfish e koi, areão artificial e barquinho no fundo do mar, que fui substituindo por plantas de plastico, nos últimos 20 dias com a aquisição de um aquário maior, o terceiro porque o meu koi estava a crescer, é que mudei o estilo de aquário depois de umas valentes leituras!

 

AQUARIO 1 metro, mais de 110L de água efectiva

dsci0003wd.jpg

A shubunkin e o Koi, os peixes maiores e mais antigos, vendo que o seu dono está a fazer. E o novo habitante um ciclideo boca-de-fogo, peixe pacifico muito vivaz, interessante e esperto... que está há menos de uma semana e se adaptou lindamente.

 

  • temperatura 25ºC
  • PH 7.2
  • Duas camadas de substrato fértil, com inclinação de c.10 graus (até 7 cm de espessura atrás e menos de 1 cm à frente). A camada mais rica cor de ferrugem, por baixo da negra, que se encontra na parte traseira do aquário, para que as plantas se desenvolvam lá e não à frente. Água enriquecida com Tropica Aqua Plant (sem Nitrogénio e Fosforo, já produzidos pelos peixes)

 

Filosofia

O aquário segue a minha propria filosofia, mas segui conselhos de aquários naturais e aquários de biotopos. Inspirações usadas apenas para organizar pedrinhas e plantas e como colocar areão... O objectivo é criar um mundo confortável e o menos enfadonho possível para os peixes, podem andar a volta de plantas e encontrar sitios diferentes. Logo a selecção de peixes tb segue a minha própria visão, bettas, neons, mollies e outros espalhafatosos/aspecto pouco "natural" não têm lugar no meu aqua principal. Há uma excepção contudo... Comecei por tentar imitar um biotopo marinho temperado, mas acabei com um biotopo de rio, o jogo fica mais interessante, e assim removi conchas e corais que alcalinizam a água. Além de que ficava muito "barroco", cheio de coisinhas...

 

fauna

nº. Peixe (nome cientifico, tamanho em adulto, aquário necessário) - dados científicos da fishbase onde tb fui buscar pHs e temperaturas

4 Tetra Buenos Aires (Hyphessobrycon anisitsi T. max.: 6 cm, 8-10 cm. Aqua: 80 cm) - cardume, um quinto tetra desapareceu... terá sido o meu gato? há uma abertura para aeração...

3 Tetra Preto (Gymnocorymbus ternetzi T.max.: 7.5 cm, 5-6 cm Aqua: 60 cm) - cardume

1 Cíclideo Boca-de-Fogo (Thorichthys meeki T.comum: 6.1-12cm max.: 17 cm Aqua: 100 cm)

1 Panaque Maccus (Panaqolus maccus L104, T.max.: 8.8 cm, Aqua: 60 cm)

1 Limpa-Vidros Chinês (Gyrinocheilus aymonieri, T.max.: 28 cm, Aqua: 60 cm)

1 Shubunkin (Carassius auratus var., T.max.: 20 cm, Aqua: 60 cm) - do 1º aqua, comprei meio indeciso por ser um peixe diferente, a selecção para água fria era minima... mas gosto imenso deste peixinho! recomendo a toda a gente ter um shubunkin! Come na mão e sempre que arranjo o aqua, vem dar-me beliscadelas, ao passar aproxima-se para me ver.

1 Koi Oshiba (Cyprinus carpio carpio, T.comum: 31 cm max: 120 cm, Aqua: 200 cm) - pois... foi o primeiro peixe que comprei quando não sabia o minimo dos minimos sobre aquários e peixes, mas a vendedora garantiu que atrofiaria...

? Camarão Japonica (Caridina multidentata, T.max: 5 cm, Aqua: 20 L)

? Caramujo Physa (T.max: 1 cm, Aqua: 1 L) vieram com as plantas, vi 3, mas fiz mudanças no areão, se ainda lá existem, nao sei...

 

flora

1 Echinodorus Bleheri (red devil)

2 Vallisneria Spirallii + rebentos de novas

1 Vallisneria americana var. "biwaensis" (saca rolhas)

1 Vallisneria gigantea

1 Cryptocoryne wendtii (green) + rebentos

- Lilaepsis novea-zeelandiae

 

Godes - o que denominamos aqui na Póvoa como "godes" são seixos rolados em portugues padrão, são da zona de expansao da cidade, 3km afastada do mar, logo devem ser muito antigos, da época em que era imersa... lavados em água quente.

 

Cantinho esquerdo

aqua110lgeralcantonorte.jpg

 

Cantinho direito

aqua110lcantosul.jpg

 

 

problemas no aquario:

  • problemas no ciclo do nitrogénio (nitritos ainda a 1 mg/l), apesar de ter usado tudo de aqua anteriores estabilizados, mas menores), tou a usar acelerador do ciclo.
  • sobrepovoamento. O povoamento dá-me 146.3 litros necessários, claro que esta regra está errada, mas é demonstrativa de possíveis problemas futuros. Alguns peixes poderão ser transferidos para outro aqua.
  • iluminação. talvez precise de comprar mais tubos fluorescentes para a Echinodorus e a Cryptocoryne...
  • peixes cruéis para plantas pequenas. hoje estavam as pestinhas dos Tetra Buenos Aires a comer Lilaepsis... outras vezes é o koi que a desenterra.

 

desenvolvimento futuro:

  • nova cryptocoryne (planta), ou algo que se assemelhe
  • 1 ou 2 escalares. (não quero cardume) - problemas de compatibilidade com os Buenos Aires, logo terão que ser escalares grandes
  • Musgo de Java (talvez)
  • red shrimp - possíveis problemas de compatibilidade com a carpa.
  • transferencia para o aqua de 53 cm de uma espécie.

 

continua...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola, gostei do aquário, não tanto da fauna.

 

Eu tenho tetras buenos aires com escalares, e acho que combinam, pelo menos comigo está tudo bem.

 

Não gosto desses carassius auratus e carpas que andam ai, isso era tudo doado se o aquário fosse meu, sujam imenso e claramente não são peixes para esse aquário.

 

De resto é ir plantando que está bem giro.

 

OUtra coisa, esses carassius teem ainda o problema que arrasam tudo que seja massa vegetal, a menos que metas muita logo de inicio e mesmo assim com o tempo podem destruir mais do que a renovaçao que a mesma faz.

 

MAs se gostas mesmo deles, arrisca, embora te deva avisar que cada peixe desses aconselha-se 100 litros para ele e mais 50 para cada um a mais devido ao que sujam (foi o que ja li por ai) para alem de que a temperaturas de um comuitário morrem permaturamente devido ao acelerar do seu metabolismo.

 

Cumprimentos e continua!

 

PS: qual o areao escuro? Gosto basntante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola, gostei do aquário, não tanto da fauna.

Viva, obrigado pelas tuas sugestões. Refereste a toda a fauna, especies escolhidas tropicais, ou o facto de ter peixes de água fria? Os de água fria escolhi sem pensar, mas os água quente não, foi pensado, tendo em conta o que procurava, o aquario que possuia e as condicionantes.

 

Eu tenho tetras buenos aires com escalares, e acho que combinam, pelo menos comigo está tudo bem.

acho que depende da personalidade de algum tetra buenos aires. Eu cheguei a ter escalares... mas morreram, problema do ciclo que falei. Eles chateavam um bocado os bichos. Tenho reparado que é apenas um e não o cardume inteiro, de repente sai um tetra buenos aires do cardume e vai penicar outros peixes, do outro lado do aqua, agora é o koi e a shubunkin as vitimas, que corre atrás deles em resposta, mas sem nada fazerem coitados. lol Já reparei que é sempre o mesmo buenos aires a ir chatear os outros...

 

Não gosto desses carassius auratus e carpas que andam ai, isso era tudo doado se o aquário fosse meu, sujam imenso e claramente não são peixes para esse aquário.

pois. também tinha lá também dois orandas e um telescopio. Estao noutro aquario, os orandas serao oferecidos, mais pela qualidade de vida deles, visto que vao para um aqua de 1.20 metros com 360 L do meu irmão praticamente sem peixes, estao num de 53 cm/40 L, e será uma delicia para a filha do meu irmão pelo seu aspecto apelativo para as crianças. Quanto à carpa ainda tenho que ver o que fazer. Dar tb... ou por no lago artificial do parque da cidade quando for maior. Porque realmente vai causar problemas num ecossistema tao fragil. Penso que o lago do parque preenche os requisitos, é alimentado por um ribeiro, cuja água cai em cascata para o lago, logo a agua está bem oxigenada, apesar da água parecer algo turva... e a saida da água do lago é elevada por umas pedras, e um pequeno fio de água, nao apto a natação.

 

De resto é ir plantando que está bem giro.

Obrigado. pretendo apenas só encher o fundo um pouco mais, e talvez relvar uma parte para fazer sobressair os Buenos Aires, mas sem exageros, pois é um aquário comunitário que se centra à volta dos peixes.

 

 

OUtra coisa, esses carassius teem ainda o problema que arrasam tudo que seja massa vegetal, a menos que metas muita logo de inicio e mesmo assim com o tempo podem destruir mais do que a renovaçao que a mesma faz.

A shubunkin (penso ser femea) nao tem causado qualquer problema no aquário, excepto mexer no areao, funciona como peixe de fundo, além de muito esperto e social. De resto, penso não haver motivo para a remover, e gosto bastante do comportamento do peixe.

 

MAs se gostas mesmo deles, arrisca, embora te deva avisar que cada peixe desses aconselha-se 100 litros para ele e mais 50 para cada um a mais devido ao que sujam (foi o que ja li por ai) para alem de que a temperaturas de um comuitário morrem permaturamente devido ao acelerar do seu metabolismo.

A temperatura de 25 graus é confortavel para eles, sendo uma das temperaturas em que a espécie desova. Além de a quem fosse doar também tem aquário a 25 graus. O shubunkin vou arriscar, já o koi, não sei... é um peixe muito bonito e tou curioso em vê-lo maior, mas a natureza deles é mesmo agressiva para com as plantas, além de crescerem muito e serem peixes fortes. Vou tentar separar o koi e a shubunkin em aquários diferentes, já fiz isso uma vez e o koi entrou em "depressão", ficava parado no fundo do aqua e mal comia, quando o comportamento dele é sempre andar energeticamente às voltas com a shubunkin e comer tudo e mais alguma coisa.... Vou ver se só foi impressao minha/problemas no aquario, ou realmente tenho ali um par inseparável.

 

PS: qual o areao escuro? Gosto basntante.

é de uma empresa portuguesa, escolhi este depois de muita selecção, não sei o nome mas aparece nas lojas com aspecto de cor cinza, só que em contacto com a água fica preto. pode-se desenvolver plantas neste areão, parece feito à base de terra.... não sei. E mesmo depois de lavar, o aquário fica com nevoeiro serrado, mas o pó assenta em menos de um dia, não parece causar problemas aos peixes.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

teste à água.

26/12

Dureza total (GH): um pouco mais que 6ºdH

Dureza em carbonatos (KH): um pouco menos que 6ºdH

pH: 7.2

Nitrito: menos de 1 mg/l (insersação de bacterias do nutrifin cycle depois do proximo TPA)

Nitrato: 50 mg/l (TPA na próxima segunda)

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu baixava um pouco a temperatura

 

ja que tinhas os de agua fria e pensas te na compra dos de agua quente devias ter antes pensado em comprar mais peixes de agua fria ou peixes que aguentam temperaturas mais baixas esse 25graus acho um pouco altos para carpas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu baixava um pouco a temperatura

 

ja que tinhas os de agua fria e pensas te na compra dos de agua quente devias ter antes pensado em comprar mais peixes de agua fria ou peixes que aguentam temperaturas mais baixas esse 25graus acho um pouco altos para carpas

 

os tetras aguentam temperaturas mais baixas, penso que a maioria aguente, mas segundo o fishbase, as carpas aguentam até 32ºC e as variedades de goldfish aguentam muito mais, nao pode é haver diferenças bruscas de temperatura. Acredita que a minha carpa está feliz no aquário. Acho que é normal as pessoas começarem em agua fria e irem para agua quente, porque a variedade de peixes e plantas é maior, para os meus animais eu sou tipo pai coruja, logo estudei as temperaturas.

 

no maximo posso baixar para 24C, na verdade a temperatura varia entre 24 e 25C por causa do frio..., depois de avaliar os outros peixes, penso que nao há problema com nenhum. Acharia um crime por 27 ou 28C, mas 25... nao é mau, o unico que reparei que nao estavaa confortavel era o telescopio, esse mudei para um aqua a 22C. A carpa e a shubunkin estao perfeitamente bem no aquario, nao noto problemas neles, bem pelo contrario! Mas 24C nao é ma ideia, tenho que ver os dados sobre o panaque, o ciclideo e os futuros escalares para ver se nao há problema em baixar um grau, se calhar ate era melhor, pois os meus peixes sao demasiado energeticos.

 

obrigado pela tua sugestao, vou avaliar isso e ler sobre o assunto, até pode ser bom para os de agua quente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização

aqua110l29dez2009.jpg

 

fauna

nº. Peixe (nome cientifico, tamanho em adulto, aquário necessário) - dados científicos da fishbase onde tb fui buscar pHs e temperaturas

4 Tetra Buenos Aires (Hyphessobrycon anisitsi T. max.: 6 cm, 8-10 cm. Aqua: 80 cm) - cardume

3 Barbo de Sumatra (Puntius tetrazona T. max.: 7 cm Aqua: 80 cm) - cardume <-- novo

1 Cíclideo Boca-de-Fogo (Thorichthys meeki T.comum: 6.1-12cm max.: 17 cm Aqua: 100 cm)

1 Escalar (Pterophyllum Scalare T. max.: 15 cm Aqua: 100 cm) - cardume <-- novo

1 Panaque Maccus (Panaqolus maccus L104, T.max.: 8.8 cm, Aqua: 60 cm)

1 Limpa-Vidros Chinês (Gyrinocheilus aymonieri, T.max.: 28 cm, Aqua: 60 cm)

1 Shubunkin (Carassius auratus var., T.max.: 20 cm, Aqua: 60 cm)

1 Koi Oshiba (Cyprinus carpio carpio, T.comum: 31 cm max: 120 cm, Aqua: 200 cm)

? Camarão Japonica (Caridina multidentata, T.max: 5 cm, Aqua: 20 L) vieram 4

? Caramujo Physa (T.max: 1 cm, Aqua: 1 L) vieram 3

 

flora

Echinodorus Bleheri (red devil)

Vallisneria Spirallii

Vallisneria americana var. "biwaensis" (saca rolhas)

Vallisneria gigantea

Cryptocoryne wendtii (green)

Lilaepsis novea-zeelandiae

2 Eleocharis acicularis <- nova

 

transferido para Aqua 53cm/~40L:

3 Tetra Preto (Gymnocorymbus ternetzi T.max.: 7.5 cm, 5-6 cm Aqua: 60 cm) - cardume

 

povoamento do aquário de 100cm/~110 L:

163.8 Litros

 

futuras adições:

1 pequeno tronco para o panaque

nova Cryptocoryne

 

 

 

um dos peixes do aquário:

 

OS PEIXES

Cardume de Tetra Buenos Aires

os peixes mais engraçados do meu aqua

cardumedetetrabuenosair.jpg

 

os que eu denomino "Cardume dos Piratas". Dou nome aos meus peixes, mas a peixes de cardume, dou nome ao cardume apenas. São piratas pelo seu comportamento, visto que se der pouca comida nada sobra para os outros peixes, e quando dou uma ervilha fervida no microondas e pressionada com os dedos são uma anedota roubam uns aos outros bocados de ervilha, ou andam pelo aquário com um bocado de ervilha, até serem gamados.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquário alterado hoje com a colocação de um tronco de videira e echinodorus centrada no centro-direita, em vez de centro-esquerda. Objectivo, juntar mais pedras para o refugio favorito do Ciclideo Boca-de-Fogo e do panacus. E, a parte esquerda passar a ser a zona de melhor natação, onde não deixarei as valisnerias propagar, ao contrário do lado inverso onde as valisnerias já se estao a propagar para ser um melhor sitio de refugio.

 

 

aqua110ltronco.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estou a fazer algumas alterações, passei o shubunkin para o aquario mais pequeno, substituindo a tartaruga. removi valisnerias dos dois aquas que vao para um novo tanque da tartaruga.

 

Aquário de 1 metro

Aquário comunitário

 

fauna

nº. Peixe (nome cientifico, tamanho em adulto, aquário necessário) - dados científicos da fishbase onde tb fui buscar pHs e temperaturas

4 Tetra Buenos Aires (Hyphessobrycon anisitsi T. max.: 6 cm, 8-10 cm. Aqua: 80 cm) - cardume

3 Tetra Preto (Gymnocorymbus ternetzi T.max.: 7.5 cm, 5-6 cm Aqua: 60 cm) - cardume

3 Barbo Tigre (Puntius tetrazona T. max.: 7 cm Aqua: 80 cm) - cardume

1 Cíclideo Boca-de-Fogo (Thorichthys meeki T.comum: 6.1-12cm max.: 17 cm Aqua: 100 cm)

1 Escalar (Pterophyllum Scalare T. max.: 15 cm Aqua: 100 cm) - cardume

1 Panaque (Panaqolus maccus L104, T.max.: 8.8 cm, Aqua: 60 cm)

1 Limpa-Vidros Chinês (Gyrinocheilus aymonieri, T.max.: 28 cm, Aqua: 60 cm)

1 Koi Oshiba (Cyprinus carpio carpio, T.comum: 31 cm max: 120 cm, Aqua: 200 cm)

? Camarão Japonica (Caridina multidentata, T.max: 5 cm, Aqua: 20 L) vieram 4

? Caramujo Physa (T.max: 1 cm, Aqua: 1 L) vieram 3

 

flora

Echinodorus Bleheri (red devil)

Vallisneria Spirallii

Vallisneria americana var. "biwaensis" (saca rolhas)

Vallisneria gigantea

Cryptocoryne wendtii (green)

Lilaepsis novea-zeelandiae

Eleocharis acicularis

 

equipamento

Filtro TetraTec 400L/hora (função corrente)

Filtro Elite 300L/hora (barra de aeração)

Tubos fluorescentes 16Wx2

Termóstato Aquapor 75W para aquas até 100 L

Tronco videira

Godes (seixos rolados)

Areão negro industrializado (camada superior)

Substrato industrializado rico em nutrientes (camada inferior)

 

desenvolvimento futuro

-novo filtro da Elite com maior debito, o actual passa para o tanque da tartaruga

-nova planta para relvar aquário

-Cryptocorine (ou algo semelhante)

-Tubos Fluorescentes 16Wx2

 

Aquário de 53cm

Aquário de água fria

 

fauna

nº. Peixe (nome cientifico, tamanho em adulto, aquário necessário)

1 Shubunkin (Carassius auratus var., T.comum.: 20 cm, Aqua: 60 cm)

1 Telescópio Black Moor (Carassius auratus, T.comum.: 10 cm, Aqua: 60 cm)

1 Limpa-Vidros Chinês (Gyrinocheilus aymonieri, T.max.: 28 cm, Aqua: 60 cm)

 

flora

Vallisneria Spirallii

Eleocharis acicularis

Cryptocoryne wendtii (green) - rebento

 

equipamento

Filtro TetraTec 400L/hora

restos de areão negro e substrato industrializado

 

desenvolvimento futuro

-Tubo Fluorescente 16Wx1

 

Tanque da Tartaruga

em desenvolvimento com restos dos aquários

 

fauna

nº. Animal (nome cientifico, tamanho em adulto, aquário necessário)

1 Tartaruga Corcunda do Mississipi - Macho (Graptemys pseudogeographica kohni, T.max.: 12 cm)

 

flora

Vallisneria Spirallii

 

equipamento

Lâmpada incandescente 60W

Termoestato 75W

Ilha flutuante 20 cm

Areão de Rio grosso misturado com substrato industrializado e areia média de praia

 

Desenvolvimento futuro

Filtro Elite 300L/hora que funcionará como cascata

 

comentários/sugestões em relação à luminosidade dos aquários são bem-vindos. estou a usar tubos fluorescentes e não lampadas flkuorescente, por isso não sei quantos tubos devo colocar... não quero comprar desnecessariamente... tenho que ter em atenção a conta da electricidade.

 

vou mudar o titulo do topico para Aqua Zoo. =D

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei bastante do teu aqua pela simplicidade e disposição das plantas/pedras.

 

Vais introduzir mais flora?

Penso que umas anúbias ficariam ai bem.

 

Parabéns e coloca fotos das actualizações...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado. tou a tentar criar um espaço confortável para os peixinhos. Uns adoraram o tronco, especialmente o panaque e os barbos, tirei de uma videira abandonada, o panaque que ficou mais vivaz e menos timido. alem de no tronco crescer muitos fungos que crescem ao longo do dia criando uma nevoa, mas todas as manhãs o tronco aparece limpo! O panaque alimenta-se daquilo e tb raspa a madeira. O Escalar adora estar no meio das valisnerias, tou a pensar em arranjar-lhe companhia... mas tenho muita gente no aquário.

 

sim, vou por mais flora. Anubias... nao tou muito inclinado, são caras e as que vi não me agradaram em aspecto... mas preciso preencher o fundo com vegetação, vou ver nas lojas para ver se me agrada.

 

Aspecto Geral 1 Janeiro 2010

aqua110lgeral1jan2010.jpg

 

um detalhe

aqua110litrosdetalhe.jpg

 

Peixes:

Escalar (Acará Bandeira) e Panaque Maccus (Pleco Palhaço)

escalarepanaque.jpg

 

Limpa-Vidros Chinês (comedor de algas) raspando uma pedra e Vallisneria (planta) expandindo-se por replicação, com um pequeno braço que se lança... que interessante, pois desvia-se das pedras!

aqua110llimpavidroseval.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo muito porreiro, gosto bastante ;)

 

Essa Koi não devora as plantas?

 

Por curiosidade: qual é o preço das anúbias por ai?

 

A Vallisneria gigantea é muito exigente em termos de substracto/iluminação/fertilização?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo muito porreiro, gosto bastante ;)

 

Essa Koi não devora as plantas?

 

Por curiosidade: qual é o preço das anúbias por ai?

 

A Vallisneria gigantea é muito exigente em termos de substracto/iluminação/fertilização?

sim, o koi causa alguns problemas, mas só nas plantas mais rasteiras, ele nao demonstra interesse nenhum pelas plantas mais robustas, mas as Lilaepsis novea-zeelandiae e Eleocharis acicularis é destrutivo. e come mesmo as eleocharis, que é uma planta tipo erva e nem parece comestivel. Ele ao comer nem consegue, pois a planta é grande e fica com a planta metade no estomago e metade fora da boca... lol o shubunkin tb andava a comer e aparecia a fazer o mesmo! o koi vou po-lo no lago do parque da cidade quando crescer.

 

As anubias vi a vender numa loja a 8.5 euros. Anubia grande. muito caro. Mas tb comprei a crypto por 7.5 euros e noutro sitio estava a 4 euros...

 

As valisnerias nao sao exigentes, nem em luz nem em substrato, podes colocar à vontade. a mais exigente é a variedade saca-rolhas. Quando a comprei estava muito debilitada, mas está a recuperar! A gigantea tb estava debilitada quando a comprei, e o panaque anda muito nela, logo deve comê-la ao raspar.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A próxima aquisição do meu aqua em termos de flora será a valisneria (mas antes vou colocar substracto).

Aminha bicharada ainda não começou a comer as plantas, ainda tenho sorte ;)

 

Gostava de ver essa cena de metade no estomago, metade fora da boca.lol.

 

Aqui as anúbias são baratinhas, mas também são pequenas (2,5€).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A próxima aquisição do meu aqua em termos de flora será a valisneria (mas antes vou colocar substracto).

Aminha bicharada ainda não começou a comer as plantas, ainda tenho sorte ;)

 

Gostava de ver essa cena de metade no estomago, metade fora da boca.lol.

 

Aqui as anúbias são baratinhas, mas também são pequenas (2,5€).

Ao mexer no areao, tens que ter atenção que vivem lá bacterias benéficas, os peixes que tens sao robustos, Mas nao podes limpar o filtro, nem colocar mais peixes até tudo estar novamente estabilizado.

 

lol. por acaso nao tirei foto, nem o koi nem a shubunkin hoje fizeram isso... mas ontem fizeram. se calhar quando tiverem a morrer de fome, atacam de novo.

 

pois, 2.5 acho que nenhuma é tao barata... a maioria custou-me 3 euros cada, mesmo as valisnerias, a echinodorus e a cripto custaram 7.5 cada.

 

atenção que a valisneria reproduz-se rapido, nao precisas de comprar muitas, e num aquario pequeno, parece que o torna mais pequeno. era o que acontecia no meu pequeno. Tive que fazer umas valentes podas nesse aquário e tirar muitos pés.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao mexer no areao, tens que ter atenção que vivem lá bacterias benéficas, os peixes que tens sao robustos, Mas nao podes limpar o filtro, nem colocar mais peixes até tudo estar novamente estabilizado.

 

lol. por acaso nao tirei foto, nem o koi nem a shubunkin hoje fizeram isso... mas ontem fizeram. se calhar quando tiverem a morrer de fome, atacam de novo.

 

pois, 2.5 acho que nenhuma é tao barata... a maioria custou-me 3 euros cada, mesmo as valisnerias, a echinodorus e a cripto custaram 7.5 cada.

 

atenção que a valisneria reproduz-se rapido, nao precisas de comprar muitas, e num aquario pequeno, parece que o torna mais pequeno. era o que acontecia no meu pequeno. Tive que fazer umas valentes podas nesse aquário e tirar muitos pés.

 

Eu estava a pensar proceder desta maneira: Desviar o areão aos poucos e ir colocando substracto, depois voltar a colocar o areão e fazendo assim por pequenas áreas, o que achas?

 

São um bocado caras, mas também sºao muito grandes, logo justificam o preço. Eu comprei 2 Egneria Densa por 2,5€ e deu para dividir por 7 pés.

 

Eu gosto muito que o efeito da valisneria faz no topo do aqua (assim dobrada), mas no meu aqua (60l) terei de andar sempre em cima dela.

Mas que outras plantas podem ter este mesmo efeito e que sejam de baixa manutenção e simples de manter?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estava a pensar proceder desta maneira: Desviar o areão aos poucos e ir colocando substracto, depois voltar a colocar o areão e fazendo assim por pequenas áreas, o que achas?

 

São um bocado caras, mas também sºao muito grandes, logo justificam o preço. Eu comprei 2 Egneria Densa por 2,5€ e deu para dividir por 7 pés.

 

Eu gosto muito que o efeito da valisneria faz no topo do aqua (assim dobrada), mas no meu aqua (60l) terei de andar sempre em cima dela.

Mas que outras plantas podem ter este mesmo efeito e que sejam de baixa manutenção e simples de manter?

que eu conheça nao sei de outra... a valisneria é apenas uma planta... essa que faz dobrada nao é a gigantea, mas a spiralii, a gigantea é a de folha grossa. alem de que podes podar as proprias folhas,, ou seja com uma tesoura poes as folhas com a dimensao que queres, uma maior outra mais pequena para dar aquele efeito aquatico. quem dera que as outras plantas fossem tao versateis como a valisneria. Vai para a valisneria, compra so uma, e depois podes dividir, e moldar... além de que pelo que vi nem os subunkin nem os koi se interessam por ela, pelo menos kois com quase 11 meses de idade. lol acho que é a idade que o bicho tem.

 

eu acho que deverias substituir o areao todo de uma vez, eu nao substitui de uma vez e deu-me trabalho =|, tira tudo, poupas trabalho futuramente (depois tens que tirar pedrinha por pedrinha, e esses peixes que tens aguentam quase tudo.

 

Quanto ao meu aqua, acabei por retirar o Koi do aquario principal, foi para o de agua fria, onde só deixei valisnerias. Hoje cheguei a casa, já tinha feito das suas e parecia-me muito stressado e mais destrutivo... andava a atacar raízes. Agora com a shubunkin ao lado até parece bem mais calmo, anda sempre atrás dela. as outras plantas como sao tipo erva, foram para dentro dos filtros entupindo-os, e tinha os barbos, peixes vivazes estavam em cima a beber ar porque os filtros estavam entupidos.

 

teste à água (ainda estava a carpa):

GH: <6 dH

KH: 6 ºdH

pH: 7.4

NO2 ~0 mg/l

NO3 25 mg/l

 

tá bom, só o pH ainda um pouco alto, talvez meta um tronco mais pequeno para ver se desce até 7.1.

 

Agora estou a pensar em comprar um outro escalar ou uma fémea para o ciclideo boca-de-fogo, para substituir a saída do koi...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim estou a perceber o que queres dizer em relação à valisneria e vou mesmo optar por ela, obrigado pela dica.

 

E a Koi fez muitos estragos? Esse comportamento erá sido pela mudança de temperatura?

 

Ainda ando a estudar a nova disposição do areão, é que futuramente vou fazer a conversão para água quente e estes peixes vão ainda lá ficar uns tempos (só depois de os entregar é que mudo para água quente) e queria que fizessem o menos de estragos possiveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim estou a perceber o que queres dizer em relação à valisneria e vou mesmo optar por ela, obrigado pela dica.

 

E a Koi fez muitos estragos? Esse comportamento erá sido pela mudança de temperatura?

 

Ainda ando a estudar a nova disposição do areão, é que futuramente vou fazer a conversão para água quente e estes peixes vão ainda lá ficar uns tempos (só depois de os entregar é que mudo para água quente) e queria que fizessem o menos de estragos possiveis.

vais os devolver à loja?

 

Fez os estragos do costume, remexe areão todo, comeu raizes e tirou algumas plantas, nao foi mudança de temperatura, visto que estava tudo igual, mudança de temperatura foi depois, quando o passei para o aqua mais pequeno colm água fria, mas adaptou-se lindamente, tb fiz-lhe alguma adaptação gradual, é que eu sentia bem na mao a diferença de temperatura, fará o pobre peixe inteiro. Agora está bem, apesar do aquario ser mais pequeno... o problema dos goldfish e dos koi é que te vao mexer no areao, e arrancar novas pequenas plantações. hoje cheguei ao aquario grande e pela primeira vez está tudo como deixei... e olha que tenho lá buenos aires e um ciclideo que têm algumas questões. Mas mesmo assim, a diferença é muita, tenho uns rebentos de cripto que nunca conseguem fixar e desenvolver, so uma consegui porque está escondida, é que o koi sempre que via uma muda de cripto ia lá e retirava e lá ia a planta para o filtro.

 

ele deu outro ar ao aquario mais pequeno, melhorou, mas o aqua grande parece mais vazio, vou comprar um outro ciclideo boca-de-fogo já amanhã para o substituir.

 

claro que podes ter peixes de água fria em água quente, o contrário é que não.

 

eu acho que o comportamento do peixe tem a ver com os barbos tigre que lá pus e as viuvas... não são propriamente peixes faceis apesar de pequenotes, tb notei diferença de comportamento/stress no ciclideo. tirando no primeiro dia que os barbos chateavam o koi e o escalar, deixei de ver problemas. E, os buenos aires estao agora mais unidos e mais calminhos. Eu acho que a questao sao mais as viuvas que os barbos... as viuvas (Tetra preto) é um peixe um pouco desimulado que faz asneiras durante a noite. nunca as vi fazer nada... mas já li relatos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os maiores vou oferecê-los a quem tenha um lago para eles. Os mais pequenos vou fazer uma troca com a loja (já falei com o dono e não há problema) por peixes de água quente.

 

Os meus com as plantas não me deram problemas nenhuns, mas são bem mais pequenos.

 

Gosto bastante do teu aqua :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os maiores vou oferecê-los a quem tenha um lago para eles. Os mais pequenos vou fazer uma troca com a loja (já falei com o dono e não há problema) por peixes de água quente.

 

Os meus com as plantas não me deram problemas nenhuns, mas são bem mais pequenos.

 

Gosto bastante do teu aqua :)

Acho que arranjaste boas soluções, tb poderias comprar outro aqua. Eu tou a pensar fazer um laguinho domestico para a tartaruga, pode ser que fique lá a carpa se tiver dimensão. tens que ver a dimensao maxima do teu aquario em CENTIMETROS, tal como sao vendidos, e a partir dai ver as especies que podes comprar. os litros importam saber para o filtro. tenho visto aqui muitos aquarios altos, mas com muito volume em litros. se calhar aquarios para reefs ou assim...

 

o meu aquario ainda precisa de evoluir um bocado. obrigado pelo teu comentário, mas refereste ao estilo de aquario (plantas e areao) ou ao tipo de áquario (peixes, fauna e flora) já estourei bastante dinheiro e ainda não está como quero. Tb li bastante. A asneira que fiz foi ter 3 cardumes, bastavam dois.

actualização.

mais filtragem no aquario maior com 1000 litros por hora. que é um exagero, pois bastavam 575 litros/hora, visto que o meu aqua tem 110-120 litros, mas como a diferença para o filtro que queria era apenas 5 euros a menos, lá levei o modelo a seguir. ja retirei um filtro, poderei retirar o outro, mas que terei que manter por uns 20 dias por causa das bactérias do ciclo do nitrogenio. Este filtro é mais forte e as plantas ondulam todas em todo o aquário.

 

acho que o meu aqua está a ser atacado por fungos se calhar por causa do tronco. vou por o outro limpa-vidros do outro aqua a trabalhar ali também, visto que nem o outro limpa-vidros e o panaque dao vazão.

 

depois coloco fotos.

 

Aquário de 1 metro

Aquário comunitário

 

fauna

nº. Peixe (nome cientifico, tamanho em adulto, aquário necessário) - dados da fishbase

4 Tetra Buenos Aires (Hyphessobrycon anisitsi T. max.: 6 cm, 8-10 cm. Aqua: 80 cm) - cardume

3 Tetra Preto (Gymnocorymbus ternetzi T.max.: 7.5 cm, 5-6 cm Aqua: 60 cm) - cardume

3 Barbo Tigre (Puntius tetrazona T. max.: 7 cm Aqua: 80 cm) - cardume

2 Cíclideo Boca-de-Fogo (Thorichthys meeki T.comum: 6.1-12cm max.: 17 cm Aqua: 100 cm) <- um novo

1 Escalar (Pterophyllum Scalare T. max.: 15 cm Aqua: 100 cm) - cardume

1 Panaque (Panaqolus maccus L104, T.max.: 8.8 cm, Aqua: 60 cm)

1 Limpa-Vidros Chinês (Gyrinocheilus aymonieri, T.max.: 28 cm, Aqua: 60 cm)

 

flora

Echinodorus Bleheri (red devil)

Vallisneria Spirallii

Vallisneria americana var. "biwaensis" (saca rolhas)

Vallisneria gigantea

Cryptocoryne wendtii (green)

Lilaepsis novea-zeelandiae

Eleocharis acicularis

Vesicularia dubyana (musgo de java) <- novo

 

equipamento

Filtro Elite 600L/hora (barra de aeração 3x) <- novo

Filtro TetraTec 400L/hora (função corrente)

Tubos fluorescentes 16Wx2

Termóstato Aquapor 75W para aquas até 100 L

Tronco videira

Godes (seixos rolados)

Areão negro industrializado (camada superior)

Substrato industrializado rico em nutrientes (camada inferior)

 

desenvolvimento futuro

-Cryptocorine ou anubia nana

-um escalar

-um camarao ou genero lagostim...

 

Aquário de 53cm

Aquário de água fria

 

fauna

nº. Peixe (nome cientifico, tamanho em adulto, aquário necessário)

1 Shubunkin (Carassius auratus var., T.comum.: 20 cm, Aqua: 60 cm)

1 Telescópio Black Moor (Carassius auratus, T.comum.: 10 cm, Aqua: 60 cm)

1 Koi Oshiba (Cyprinus carpio carpio, T.comum: 31 cm max: 120 cm, Aqua: 200 cm)

1 Limpa-Vidros Chinês (Gyrinocheilus aymonieri, T.max.: 28 cm, Aqua: 60 cm)

 

flora

Vallisneria Spirallii

Cryptocoryne wendtii (green) - rebento

 

equipamento

Filtro TetraTec 400L/hora

restos de areão negro e substrato industrializado

 

desenvolvimento futuro

-Tubo Fluorescente 16Wx1 ou 8Wx1

 

Tanque da Tartaruga

em desenvolvimento com restos dos aquários

 

fauna

nº. Animal (nome cientifico, tamanho em adulto, aquário necessário)

1 Tartaruga Corcunda do Mississipi - Macho (Graptemys pseudogeographica kohni, T.max.: 12 cm)

 

flora

Vallisneria Spirallii

 

equipamento

Lâmpada incandescente 60W

Termoestato 75W

Ilha flutuante 20 cm

Areão de Rio grosso misturado com substrato industrializado e areia média de praia

Filtro Elite 300L/hora (barra de aeração)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por agora não posso comprar outro aqua, tenho este à 3 meses e também não está nada como quero. Vou actualizar o meu tópico com as dimensões.

 

Gosto do estilo do teu aqua, a disposição das plantas e pedras, muito simples mas muito fixe mesmo.

 

Venham lá essas fotos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.