tomfer_1 Publicado Dezembro 20, 2009 Share Publicado Dezembro 20, 2009 Boas! Há algum motivo em particular para que no meu aqua de 60l, temperatura 27ºC, com troncos e turfa, já ciclado com várias plantas e peixes, mantenha sempre o nível de pH a 7.5? Mesmo adicionando pH down, e com a turfa e o tronco que como já disse são tudo acidificantes da água? É porque quero o aquário a pH=7 e até hoje só o consegui injectando CO2, mantendo-se esta sempre por volta do pH 7, mas quando assim o é, mal o reactor para de produzir as bolinhas lá volta a água de novo ao pH 7.5! É importante também dizer que na área onde resido a água da torneira gira em torno dos 7.3 ~ 7.5! Trato-a com aquasafe e faço tpa's de 20% todas as semanas! A cada tpa adiciono a dose recomendade de pH Down! Alguem tem alguma ideia porque isto acontece? Cumprimentos Citar Tomás Ferreira Canal no YouTube Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Dezembro 20, 2009 Share Publicado: Dezembro 20, 2009 Olá Teoricamente será fácil saber pq isso acontece. Já mediste o teu kH? O kH tem uma relação estreita com o pH, e se o kH for elevado, poderá ser o suficiente para causar efeito tampão, ou seja, vai impedir oscilações de pH. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jorge Oliveira Publicado: Dezembro 20, 2009 Share Publicado: Dezembro 20, 2009 O Hugo tirou-me as teclas dos dedos Fazes mal é usar os produtos para subir/descer o pH pois tem efeito limitado e ao fim de algum tempo faz com que o pH volte ao estado inicial e é pior essa mudança de pH a teres o pH alto/baixo. Citar O meu feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tomfer_1 Publicado: Dezembro 20, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 20, 2009 Olá Teoricamente será fácil saber pq isso acontece. Já mediste o teu kH? O kH tem uma relação estreita com o pH, e se o kH for elevado, poderá ser o suficiente para causar efeito tampão, ou seja, vai impedir oscilações de pH. Aí está algo que não sabia! Fantástico... o pior é que vou ter que comprar um teste novo! Acho que é GH e KH juntos que vêm no teste! Se se comfirmar o KH alto deve-se a quê? e como posso desce-lo? Cumprimentos e Muito Obrigado Citar Tomás Ferreira Canal no YouTube Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Dezembro 21, 2009 Share Publicado: Dezembro 21, 2009 Olá, Se tens o kH da água elevado, pode ser devido a algo que tenhas no aquário, (pedras) caso contrário vem já da tua água assim. Forma de amaciar a água, só conheço turfa, mas li que já utilizas, água de osmose que é cara, ou misturar águas (comerciais) que tenham valores mais baixos com a água que costumas utilizar. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ibanezvai Publicado: Dezembro 21, 2009 Share Publicado: Dezembro 21, 2009 pois... foge aos químicos. Ou usas turfa que te deixa a água castanha ou metes peixes que sejam compatíveis com o pH que o teu aqua exibir. O segredo é..... não inventar.... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts