Duvidas de Caloiro


Quintino

Recommended Posts

Boa tarde a todos. Sou novo nestas andanças e estou agora a montar o meu primeiro aquário de água salgada.

Como qualquer novato tenho algumas perguntas:

- Existe algum problema em colocar o meu salgado na mesma sala com uma salamandra ou lareira para além de um possível aquecimento da água? O aquário pode partir-se?

- Para limpar uma sala com um salgado, é preciso ter algum cuidado com os produtos que são usado no chão ou nos vidros das janelas? São os produtos de limpeza tóxicos para os peixes, mesmo quando se aplicam só no chão?

- Qual é a altura ideal para o móvel de um aquário com 130x60x60?

- É possível fazer este móvel só à base de madeira, ou é estritamente recomendada uma estrutura para o móvel em ferro?

- Qual a madeira mais aconselhada para o móvel conseguir suportar este aquário? Ou será isso irrelevante?

Obrigado a todos pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos. Sou novo nestas andanças e estou agora a montar o meu primeiro aquário de água salgada.

Como qualquer novato tenho algumas perguntas:

- Existe algum problema em colocar o meu salgado na mesma sala com uma salamandra ou lareira para além de um possível aquecimento da água? O aquário pode partir-se?

- Para limpar uma sala com um salgado, é preciso ter algum cuidado com os produtos que são usado no chão ou nos vidros das janelas? São os produtos de limpeza tóxicos para os peixes, mesmo quando se aplicam só no chão?

- Qual é a altura ideal para o móvel de um aquário com 130x60x60?

- É possível fazer este móvel só à base de madeira, ou é estritamente recomendada uma estrutura para o móvel em ferro?

- Qual a madeira mais aconselhada para o móvel conseguir suportar este aquário? Ou será isso irrelevante?

Obrigado a todos pela ajuda.

 

1º Pelo menos o aquecimento do aquario é prejudicial

2º Não

3º Para mim 1 metro de altura, dá espaço para pores o que precisares debaixo do aquario e fica a uma altura boa para poderes apreciar o aquario... mas são gostos

4º Podes fazer como queiras a madeira tambem é resistente, mas eu fazia em ferro.

5º Não percebo de madeiras...

Heitor Simões

 

A aprender alguma coisa sobre aquários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos. Sou novo nestas andanças e estou agora a montar o meu primeiro aquário de água salgada.

Como qualquer novato tenho algumas perguntas:

- Existe algum problema em colocar o meu salgado na mesma sala com uma salamandra ou lareira para além de um possível aquecimento da água? O aquário pode partir-se?

- Para limpar uma sala com um salgado, é preciso ter algum cuidado com os produtos que são usado no chão ou nos vidros das janelas? São os produtos de limpeza tóxicos para os peixes, mesmo quando se aplicam só no chão?

- Qual é a altura ideal para o móvel de um aquário com 130x60x60?

- É possível fazer este móvel só à base de madeira, ou é estritamente recomendada uma estrutura para o móvel em ferro?

- Qual a madeira mais aconselhada para o móvel conseguir suportar este aquário? Ou será isso irrelevante?

Obrigado a todos pela ajuda.

 

 

1 - Não, pelo contrário. Assumindo uma utilização responsável da lareira/salamandra assegurando uma boa ventilação do espaço para que não exista concentração em excesso de CO2 proveniente da combustão, ao elevares a temperatura da sala para valores normais de conforto (22/24 graus) estás a poupar electricidade ao evitar uma utilização mais prolongada dos termostatos do aquário. A minha lareira encontra-se a 2.5 metros do aquário e é usada diáriamente em época de temperaturas mais baixas sem ter observado qualquer manifestação negativa no aquário no outono/inverno do ano anterior nem no actual.

 

2 - aspiro e lavo a sala como sempre o fiz antes de ter um aquário, apenas não deve ser boa ideia borrifar os vidros do aquário com detergente pelo perigo de algum ir parar à água de resto, tudo normal.

 

3 - Estritamente o teu gosto pessoal. Deves ter em atenção o local onde o aquário fica inserido, se é uma zona de passagem, onde as pessoas vão estar em pé, ou uma zona de estar onde o aquário vai ser contemplado por pessoas sentadas. O meu está situado numa zona mista de estar e passagem pelo que optei por deixar o tampo do móvel a 1,10 metros de altura para que tanto seja acessível pelas pessoas que estiverem sentadas (olhos a 1,2 metros de altura mas sensivelmente a 4 metros de distancia) bem como por pessoas em pé (olhos a 1,6 metros de altura) sem verem a parte superior do aquário (superfície da água) que, quanto a mim, não tem qualquer componente estética.

 

4 - Sim, é possível fazê-lo estritamente em madeira. Muito mais importante do que o tipo de madeira a utilizar será a estrutura projectada bem como a protecção do móvel após a sua conclusão. Eu usei das madeiras mais baratas que existem no mercado para fazer o meu (pinho e aglomerado comprados na MaxMat) e o móvel encontra-se hoje no mesmo estado que há um ano atrás quando foi construido. A impermebialização da parte interior é muito importante mas fácil de efectuar. O único cuidado que tenho no dia a dia é de deixar as portas abertas durante o dia (1 ou 2 dias por semana) para promover a circulação de ar no interior do móvel.

A única parte do móvel em que se nota corrosão é a parte metálica nomeadamente as dobradiças das portas.

 

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais