LED


Francisco Silveira

Recommended Posts

  • 3 meses depois...

é provavelmente menos que as lampadas fluorescentes. Será isto uma opção viavel para aquarios plantados, era bom saber, estao a surgir no mercado várias lampadas LED já com boa quantidade de LEDs, claro que sao carissimas. tenho LEDS normais que dao apenas para iluminação nocturna.

 

em termos energiticos e durabilidade será melhor que as lampadas fluorescentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eia.

Não podes falar em W/L em leds. Isto porque a quantidade de luz que chega ao fundo (Lux) varia com o angulo de dispersao. Um LED com 100lm 90º atinge uma profundidade diferente de um com 100lm e 150º.

 

Quanto aos plantados, eu acredito que seja possivel, mas ainda nao consegui ver nenhuma tabelas daquelas que mostram o espectro de um determinado led.

Eu so tenho plantas de baixa manutencao, com leds e nao se estao a dar mal.

 

Eu aconselho vivamente, que tem por exemplo, ciclideos ou aquarios sem plantas ou muito poucas plantas, e com pouca exigencia de luz, a comprar leds.

Consegues iluminar bem o aquario sem teres consumos excessivos.

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que tens de te focar em lumens em vez de watts e procurares por leds com espectro à volta de 6000 a 7000ºK que é o espectro dito "normal" para a maioria das plantas de agua doce. depois como foi referido os leds têm um grau de dispersão, acho que com um angulo reduzido terás melhores resultados em termos de penetração e a luz atingir o fundo do aquario com maior potencia.

depois é ires por forma empirica, ver se a iluminação que tens se é a suficiente para as plantas que tens. se não for iluminação suficiente e vires que as plantas estão a definhar tens duas opções... mais leds ou meter plantas menos exigentes! (eu ia para a segunda opção... hehe)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Vê este link.

 

LED

 

Não tenho nehuma ligação com este site\vendedor. Vi num post anterior e achei interessante.

 

O equivalente em 90lm para wats é que não faço ideia. Sou novato nisto.

 

AB

Nuno

Editado por Nuno J Ribeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os melhores leds para usares são os da cree, e se possivel os xp-g.

São um bocado caros, mas levas bom material, tens é que escolher o espectro do led.

Os lumens não são o que mais conta, o mais importante é conseguires um bom valor de PAR, que é isto que as plantas absorvem da luz.

E com estes leds corridos a 1000mA de currente consegues bons valores bem mais altos que as fluorescentes.

 

Eu tenho uma calha com 30 xp-e, e 10 xp-g( todos corridos a 700 mA) + 2 xp-e vermelhos e 2 royal blues, num aquario de 350l(50cm altura)

E tenho tapete de glosso a desenvolver na perfeição.

 

Cumps

João Campos

Cumprimentos

João Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais