O meu "modesto" aquário de principiante....


Recommended Posts

Caros aquariófilos! Quero, desde já, deixar claro a minha total inexperiência neste campo da aquariofilia. Desde muito pequeno que os meus pais tiveram por casa pequenos aquários (tartarugas, peixes de água fria...) dai o "bichinho" estar sempre presente...Recentemente mudei de casa e pensei em adquirir um exemplar grande, todavia deparei-me com preços elevados bem como a minha inexperiência na matéria! Por coincidência um colega meu ia descartar um aquário e perguntou à malta se alguém estava interessado, pelo que eu vi uma oportunidade de me iniciar no assunto, ganhando, deste modo, alguma experiência e conhecimento (não quero matar muitos peixes...) e com o tempo logo se pensa numa coisa melhor (porque "Roma e Pavia não se fizeram num dia", e eu sonho mesmo é com um de água salgada).

Assim sendo, este post procura recolher as vossas opiniões, criticas e conselhos acerca da minha aventura no meu "modesto" aquário....A vida de estudante não é fácil pelo que estou a utilizar os recursos (motores e decoração) que vinham com o aquário, apenas adquiri os filtros e o substrato, o resto vai sendo comprado e substituído aos poucos

 

Características:

 

Data de montagem: 11/12/2009

 

Dimensões: 80x30x40

 

Volume: 80lt

 

Iluminação: Philips TL-D 18W

 

Substracto Tipo/Quantidade:Areão

 

Aquecimento: 200W

 

Bomba: Ecostream 400, 400 L/h

 

Temperatura: 26º

 

Peixes:

ainda não tenho

 

Plantas:

ainda não tenho

 

Manutenção:

à espera de sugestões

 

 

Decorações: provisórias

 

Filtragem: cerâmicas, zeolith, carvão activo e lã de vidro

 

Observações:

Aquário ainda só tem dois dias

 

 

Algumas imagens:

 

DSC02163.JPG

 

Vista geral do aqua já com água, substrato e alguma decoração

 

DSC02164.JPG

 

Zona da "maquinaria"

 

DSC02165.JPG

 

Vista lateral

 

 

Bem, aguardo os vossos comentários, críticas e opiniões...Que material falta? o Que devo melhorar e como?

 

Agradeço desde já a ajuda

 

Cumprimentos

Editado por jmmarreiros

Eu quero um aqua de água salgada....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

As fotos apresentam alguns reflexos o que não deixa ver bem.

 

Tens um bom aquário para começar o que é importante.

 

O que são aquelas coisas brancas lá dentro?

 

Convêm comprar testes ou ter uma loja que os faça, no inicio de pH, amónia e nitritos são os mais importantes.

 

Convêm testar desde já o pH da sua água para verificar qual a fauna aconselhada.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo.

Tal como já foi referido é importante que saibas qual é p PH que te saí da torneira e a partir daí saberes que peixes poderás manter.

 

Mas recomendo que apenas te informes sobre o que refiro pois ainda é muito cedo para os peixes.

 

Como sabes e se já lês-te a documentação que existe por aqui terás de dar tempo para que as bactérias se instalem e para isso fazes a tradicional colocação de comida no aqua ou então com a ajuda de uma embalagem de bactérias adicionas a mesma no aqua para assim as mesmas se instalarem no teu filtro e no substrato.

 

Falando de substrato e caso queiras fazer um plantado terás que prever uma fertilização. Lê por aqui pois existe muita informação para não se cometerem erros básicos. Quanto aos outros erros irás sempre aprender com os mesmos.

 

Antes de mais convém definir o que queres para o aqua: comunitário, plantado ou biotipo. E depois partir daí.

 

Boa sorte com a montagem, pois o básico já o tens.

 

Recomendo ainda que retires o carvão pois o mesmo deve apenas ser utilizado em tratamentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pelas dicas. Eu pretendo começar devagar, nos próximos dias vou ter de adquirir os testes para a água, para quais os índices. Já agora alguma sugestão? li por aqui que há testes digitais, são só para Ph ou também para o resto? e dos convencionais quais os melhores?

 

Hugo as "coisas brancas" são apenas pequenos calhaus, decoração...

 

João Paulo, obrigado pela dica das bactérias. Estou a pensar num aqua plantado, pelo que, tal como referiste, comecei a ler sobre isso aqui no fórum. Em relaçãao ao carvão, ele não funciona como filtro? não deve estar lá sempre? (ignorância minha..)

 

 

Obg

Eu quero um aqua de água salgada....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

eu perguntei pelas coisas brancas, porque se forem pedras podem fazer subir o pH da água, é melhor verificares isso e se pretendes que o subam, caso o façam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

eu perguntei pelas coisas brancas, porque se forem pedras podem fazer subir o pH da água, é melhor verificares isso e se pretendes que o subam, caso o façam.

 

 

Sim são pedras. Hum....talvez seja melhor começar sem nada dentro do aqua, fazer o testes e só depois disso ver o que inserir...

Eu quero um aqua de água salgada....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As pedras podes testar, retirando do aquário, largar sobre elas, vinagre ou limão e verificar se existe reacção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As pedras podes testar, retirando do aquário, largar sobre elas, vinagre ou limão e verificar se existe reacção.

 

Ok, vou fazer isso, obg. Alguma sugestão para os kits de testes para a água? relação preço/qualidade/durabilidade?

Eu quero um aqua de água salgada....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens de gotas, uns melhores que outros, tiras de papel nem pensar.

 

Elos são bons, nutrafin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.