Artigo sobre plantados.


Ricardo Vieira

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Aquários plantados

 

Ora bem, as plantas são seres vivos (que descoberta!), como tais precisam de se alimentar, respirar e reproduzir. O objectivo final de qualquer aficcionado é reproduzir a planta. E quanto mais avançado for o aquariofilista, mais selectivas e difíceis de manter serão as plantas que ele tenta obter, mas para isso precisa-se de: tempo, dinheiro, dedicação e vontade de aprender.

Qualquer pessoa que queira ter o seu pedaço de natureza em casa, pode-o fazer sem gastar muito dinheiro, perder muito tempo e sem ter muitos aborrecimentos. Basta, para isso, que tenha os cuidados mínimos, para um aquário com uma grande carga vegetal, ou seja: a iluminação, os nutrientes, o CO2, uma boa filtragem (mecânica e biológica, com raras excepções à química), parâmetros de água, escolha de peixes, invertebrados e boa escolha de plantas.

 

Iluminação – O recomendado será as lâmpadas tubulares T8, são das melhores na relação custo/beneficio e mais fáceis de encontrar. Pode optar-se pelas T5, um pouco mais caras devido aos balastros serem electrónicos, pelas power compact´s (pc´s), (são as melhores lâmpadas de iluminação para aquário plantado), pelas HQI ou pelas HCI, mais caras, mas mais duradouras.

Escolha uma lâmpada com uma temperatura de cor entre os 4.500 e os 7.500 kelvins (k), o melhor será mesmo os 6.500k, pois é o melhor para as plantas e a que mais se aconselha e se assemelha à temperatura do sol. Esqueça a regra do 1 watt por litro de água, pois este factor ajuda ao crescimento de algas indesejáveis. Opte por luz de qualidade e não luz em quantidade, tendo presente: se tudo não estiver em equilíbrio, a luz a mais será aproveitada pelas algas.

Por exemplo um aquário de 120 l ou seja 100x30x40 (CxLxA) precisa de:

3 lâmpadas de 30 watts fluorescentes T8 (Aqua-glo, Gro-lux, Aquastar, Fluora)

3 lâmpadas de 39 watts fluorescentes T5 FQ/HO (com lâmpadas de 6.500k)

6 power compact´s de 14 watts (daylights)

2 Projectores HQI ou HCI 70 watts (com lâmpadas de 6.500k)

 

Nutrientes e micronutrientes devem ser providos por:

Fertilizantes – devem ter os seguintes elementos: potássio, enxofre, ferro e azoto, mais os seguintes oligo-elementos: manganês, molibdeno, zinco, cobre, boro e cobalto em forma absorvível pelas plantas, aconselha-se a utilização menos quantidade de fertilizante várias vezes por semana e não da forma habitual, duas a quatro vezes por mês.

Substracto enriquecido – deve ser composto por uma camada fina de laterite, uma camada fina de areão, camada de húmus, nova camada fina de areão, camada de um fertilizante para as raízes das plantas e o resto do areão por cima, para impedir a passagem dos “adubos” para a coluna de água.

Pastilhas de ferro - devem ser usadas em plantas com muitas necessidades de ferro.

 

CO2

Antes de usar o CO2 tem de se pesquisar da sua necessidade e se as plantas iram dar “vazão” ao CO2 produzido, pois o que o “gás” vai fazer é acelerar o crescimento da planta, ou seja, ela tem de se alimentar mais, logo precisa de mais luz e mais nutrientes, se não tiver a iluminação e a fertilização adequada o CO2 vai pôr em risco os seus peixes e invertebrados, portanto, deve ter em conta que montar uma botija, um kit ou um injector caseiro, de nada vai servir se não houver LUZ / NUTRIENTES em quantidades suficientes e em qualidade para elas acelerarem a metabolismo, geralmente as quantidades de CO2 dissolvidas na água são de 1 a 3 p.p.m., as plantas para crescerem rapidamente precisam de 10 a 30 p.p.m. de CO2 dissolvido na água. Portanto, se quiser ver as suas plantas a soltar bolhas de oxigénio no fim do dia (o chamado pearling) já sabe o que fazer.

 

Filtragem

A filtragem para um aquário plantado deve ser mecânica e biológica, ou seja, damos preferência aos filtros exteriores de copo ou tipo cascata, os internos também são uma boa solução, mas são inestéticos e de mais difícil manutenção, todos os filtro que sejam abertos vão provocar uma perda de CO2, os Filtros de Placa de Fundo são coisa do século passado, porque tiram os nutrientes do substracto, espalham-no na água, acumulam dejectos no areão e não permitem um bom desenvolvimento das raízes das plantas.

O filtro deve ter porcelanas, lã, esponja e se precisar um removedor de fosfatos, estes 3 ou 4 elementos fazem a filtragem mecânica e biológica. Seguindo o exemplo do nosso aquário de 120 l, deve ter um filtro que faça 580 a 660 litros por hora.

 

Parâmetros da água

Depende do tipo de peixes e plantas que se podem adquirir. O ph deve variar entre os 6.5 e os 7.4, uma dureza variável entre a baixa e a média, com uma temperatura de 25 a 28 graus, os nitratos, os nitritos, os silicatos e a amónia devem estar num valor perto de zero.

 

Escolha de peixes e invertebrados

Varia do gosto de cada um, claro, sem cometer exageros, não aconselhamos a maior parte dos barbos (podem comer as plantas), os vivíparos (pois se o aquário for de grande litragem e for muito denso, em breve irá ter uma infestação de alevins), alguns peixes gato (são muito desajeitados e desenraízam as plantas), peixes de fundo (no princípio da montagem, pois as raízes ainda não estão bem fixadas), alguns ciclídeos (todos os africanos dos lagos do vale do Rift, devido aos parâmetros da água, devido a muitos serem herbívoros e serem muito “agressivos”). Alguns ciclídeos americanos de grande porte, (o Oscar por exemplo), os peixes de água fria (devido aos parâmetros da água, a sujarem muito a água e haver pouca variedade), resumindo nada de peixes muito grandes, agressivos e herbívoros.

Os aconselhados são os peixes de cardume (tetras em especial), peixes de carácter e mais apetecíveis ao olhar (escalares, altuns, discus, entre outros), peixes que se passeiam entre as plantas (peixes arco-íris, apistogrammas) e peixes para a Brigada de Limpeza (ottos, sae´s, raposas voadoras e corydoras), os invertebrados, infelizmente a nossa experiência com caracóis é péssima, todas as ampulárias que tivemos eram devoradoras de rebentos, no entanto, experiência com camarões revela que eles fazem muito do trabalho sujo, como por exemplo comer folhas mortas e retirar algas e detritos do musgo de java. Os mais aconselhados são os camarões caridina japónica e caridina green, devendo ter-se o maior número e variedades possíveis de camarões no aquário, pois são uma grande atracção.

 

A escolha das plantas

Dos vários tipos de plantas existentes no mercado, aconselha-se, para começar, plantas de crescimento rápido, estas competem com as algas no início da montagem, o que é importante para o equilíbrio do aquário.

Para a frente do aquário plantas até 10 cm e de folhas finas, para formar tapete, entre as possíveis estão: eleocharis “parvula” e “sp.”, glossoestigma elastoides e musgo de java. Para o espaço intermédio plantas médias de folha larga, destacamos as seguintes: saggitária sp., anúbias, echinodoros várias, hygrophilas várias e ludwigias várias. Para o fundo e cantos do aquário deve de se optar por plantas altas extremamente densas, volumosas e algumas das quais para fazer contraste, sobretudo as rosadas e rubras, exemplos das: egérias várias, vallisnérias, cabombas várias e algumas hygrophilas. Se escolher colocar plantas flutuantes, opte por espécie pouco proliferas como: lentilha de água, (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] e salvinia.

Estas são algumas das variedades existentes no mercado, no entanto escolha aquelas que se enquadram no seu gosto e no seu aquário.

 

Manutenção

Diariamente: Fertilizar, alimentar os peixes (pelo menos 2x ao dia), verificar se tudo esta a funcionar, ver se falta algum peixe ou invertebrado, ou se apresenta algum sinal de doença.

Semanalmente: Limpeza do filtro, limpeza dos vidros, medir os parâmetros da água e deixar os peixes uma vez por semana sem comer.

Mensalmente: Troca de matérias filtrantes e adubo das plantas.

Periodicamente: Troca de lâmpadas ou outros matérias necessários.

 

Dica

Depois de ter as plantas pretendidas no aquário, espere cerca de 15 dias até começar a fertilização e adição de CO2, deixe as plantas gastarem as suas reservas para depois as suprimir, mas gradualmente.

 

 

Este texto foi escrito com base nas minhas experiencias e nas minhas pesquisas se encontrarem alguns erros não se inibam criticas e insultos são bem vindos.

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Apenas posso dizer uma coisa: PARABENS

Apesar de ja saber essas informações não deixa de ser um exelente artigo para os aquariofilistas iniciados que queira inicar-se no espetaculo mundo dos plantados ou aquales que queiram ter apenas algumas plantas saudáveis.

 

Mais uma vez PARABENS

EX-Naysel

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eu escrevi isto a pensar em pessoas que queiram iniciar e não a já aprofundar conhecimentos porque eu pouco sei a comparar com muitos menbro deste forum em questão de plantas, eu so queria com este artigo cativar cada vez mais pessoas a entrarem nesta parte do hobbie.

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:roll: Muitos parabéns pelo texto simples mas muito importante, com uma linguagem acessível sem complicar. Obrigado pelas dicas que iram concerteza ajudar muitas pessoas. A mim já me está a ajudar.
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Viva,

 

Em 1º lugar quero-te dar os parabens pelo que fiseste tá muito bom e a mim vai-me ajudar bastante porque me estou a iniciar.

 

Mas fiquei com uma pequena duvida que é a seguinte:

O azoto nas plantas tem como principal função a "criação"/ desenvolvimento da massa vegetativa (tipo as proteinas nos animais), ora sendo assim, e como, no decorrer do ciclo vegetativo de uma planta esta tem alturas em que precisa mais de azoto e alturas em que não precisa. fazendo uma fertilização mais ou menos constante mas sempre com o mesmo fertilizante não vai prejudicar a planta?? fazer com que esta fique quebradiça ou com uma forma pouco natural por ex. ???

 

diz qualquer coisa, OK ?

 

Paulo Ramos

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Boas :lol: !!!!

Primeiro quero te dizer que o artigo está bom, e penso que irá ser muito util aos iniciados no mundo dos plantados, parabens :twisted: !!!!!

No entanto existem ai algumas incorrecções que devem ser corrigidas, para o rigor do artigo, nomeadamente no que diz respeito aos nomes cientificos das plantas:

 

glossoestigma elastoides
Glossotigma elatinoides

 

saggitária sp.

 

Sagittaria

 

echinodoros

 

Echinodorus

 

Quanto as plantas flutuantes que referiste não proliferarem :(, não é bem assim, debaixo de luz intensa tornam-se autênticas pragas, mas são extremamente importantes no equilibrio de um aquario pois dado ao rapido desenvolvimento servem como um excelente filtro :D !!!

 

Não leves a mal as correcções mas penso que os artigos devem ser escritos com o maior rigor possivel :D !!!!!

 

Abraços

Fiquem bem

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eu tenho uma mania daquilo em que escrevo (espero que não me leves a mal) não por coisas que em doses elevadas possam matar, e tambem porque ainda não testei agua oxigenada no aquario por isso não fez referencia a isso.

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So te digo uma coisa obrigadissimo pa, tava a precisar duma msg destas, vai dar ca um geitasso nem imaginas.

 

Obrigado meu acho k eu e toda as pessoas k necessitam de conselhos para começar um bom plantado agradecem-te tb. 8) :D :D :D :oops:8)

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Essa do serviço publico, eu tou mais virado pos privados ou pos SA :oops:

O texto têm algumas falhas, devido a mim claro e devido a pessoa que o reviu ser perita em portugues não em aquariofilia e os nomes das plantas nem se fala, mas quando escrevi o artigo não tinha net e não deu pa comfirmar os nomes.

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