Reacção estranha ao ferro


paulosaints

Recommended Posts

Boas!! Tenho uma montagem de 60L em que tenho umas echinodorus! Tenho posto agua de osmose para baixar a dureza e o ph e nas trocas meto agua onde esteve em infusão durante dias algumas folhas de amendoeira da india, portanto a agua vai bem amarela!

Depois das TPA's costumo adicionar algumas gotas de Ferro, cerca de 5ml no máximo. O que acontece a seguir é estranho, pois nunca ouvi falar de tal coisa, mas a agua escurece toda como se o alguma coisa reagisse com o ferro.

Isto nunca me aconteceu noutros aquarios! A diferença deste aqua para outros é o chá de amendoeira que adiciono. Já alguém passou por isto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As infusões de uma folha teem uma quantidade tal de quimicos que dizer-te qual deles reagiu, com o que é que reagiu e como reagiu é uma pergunta de resposta muito dificil em termos amadores.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então poder-se-à dizer que era previsível... ;)

 

O pessoal curte elaborar o discurso para fazer as coisas parecerem complicadas.

De que marca é o fertilizante que estás a usar?

Editado por Ricardo Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok.

 

Isso aconteceu-me uma vez com um de marca Seachem em conjunto com produtos da mesma linha. Nunca mais usei.

 

Se a variável 'folhas de amendoeira' não está presente nos outros aquas estará aí o presumido responsável.

 

Acredito que um fenómeno dessa natureza tenha que ver tb com a dureza da água, mas até agora não passa de uma suposição.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação á dureza da água, tenho a agua com alguma dureza. Medindo com uma caneta TDS tenho um valor de 220ppm's na torneira. Em tempos cheguei a fertilizar um aquario de 200L em a dureza andava nos 240 de TDS e notava que quando fertilizava com mágnesio a agua ficava sempre um pouco turva. Neste aquário de 60L onde fertilizo com ferro tenho um TDS de 140ppm's. (faço TPA's com agua de RO).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usas as folhas de amendoeira para baixar as duresas da agua e acidifica-la mais um pouco ?

 

E fertilizando o ferro no dia a seguir á troca de agua.

 

Uso as folhas para dar á agua os acidos húmicos e as outras benéficas! Para baixar as durezas uso agua de RO.

 

Nem me lembrei dessa de fertilizar á posterior. ;)

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredito que um fenómeno dessa natureza tenha que ver tb com a dureza da água, mas até agora não passa de uma suposição.

 

porque? os ioes carbonato, magnésio e calcio não teem interacções estranhas conhecidas com ferro

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

porque? os ioes carbonato, magnésio e calcio não teem interacções estranhas conhecidas com ferro

 

Como disse, não passa de uma suposição.

 

 

Já agora, fazes essa afirmação com base em quê ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tou a ver.. Então e fontes dessas leituras todas?

 

Eu por acaso até acho que os iões Ca+ e Mg2+ em concentrações elevadas tenham efeitos sobre a absorção do Ferro, mas isso é outra história...

 

Se me é permitido, outra questão: poderá a turvação da água face à libertação de compostos orgânicos provenientes das folhas de amendoeira ser mais facilmente suscitada na presença de Fe no estado ferroso (Fe2+), ou por Fe no estado férrico (Fe3+)?

 

Ou a relação não merece ser sequer ser estabelecida ?

 

Isto porque me parece evidente ter aí ocorrido um fenómeno de oxidação...

Editado por Ricardo Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tou a ver.. Então e fontes dessas leituras todas?

 

fontes... bem vários livros de quimica, as cadeiras de quimica da faculdade, muitas horas a queimar pestana na net...

 

 

Eu por acaso até acho que os iões Ca+ e Mg2+ em concentrações elevadas tenham efeitos sobre a absorção do Ferro, mas isso é outra história...

 

pois, é que não foi isso que eu disse...

 

 

Se me é permitido, outra questão: poderá a turvação da água face à libertação de compostos orgânicos provenientes das folhas de amendoeira ser mais facilmente suscitada na presença de Fe no estado ferroso (Fe2+), ou por Fe no estado férrico (Fe3+)?

 

Ou a relação não merece ser sequer ser estabelecida ?

 

provavelmente até me parece que seja mais do quelante ou complexante utilizado, e não do ferro propriamente, já que este está ligado ao quelante/complexante que está lá precisamente para o proteger da oxidação. Mas com tantos ácidos e outras substâncias que podem estar numa solução proveniente de uma infusão que provavelmente dura vários dias, ou tens uma teoria fácil de provar, ou vais ter muitos testes para fazer.

 

É que para mais é provavelmente um infusão de vários dias, e portanto muito provavelmente biologicamente activa, ou seja, para além dos compostos que possam ser diluidos, tens os resultados de actividade metabólica.

 

Isto porque me parece evidente ter aí ocorrido um fenómeno de oxidação...

 

se achas que é um fenomeno de oxidação, porque é que o fenomeno de oxidação estaria relacionado com o calcio, magnésio, carbonatos, etc?

 

e oxidação de que? do ferro? pode até ser um qualquer dos compostos a estabelecer novas ligações com o complexante/quelante, enfim...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fontes... bem vários livros de quimica, as cadeiras de quimica da faculdade, muitas horas a queimar pestana na net...

 

 

 

 

pois, é que não foi isso que eu disse...

 

 

 

 

provavelmente até me parece que seja mais do quelante ou complexante utilizado, e não do ferro propriamente, já que este está ligado ao quelante/complexante que está lá precisamente para o proteger da oxidação. Mas com tantos ácidos e outras substâncias que podem estar numa solução proveniente de uma infusão que provavelmente dura vários dias, ou tens uma teoria fácil de provar, ou vais ter muitos testes para fazer.

 

É que para mais é provavelmente um infusão de vários dias, e portanto muito provavelmente biologicamente activa, ou seja, para além dos compostos que possam ser diluidos, tens os resultados de actividade metabólica.

 

 

 

se achas que é um fenomeno de oxidação, porque é que o fenomeno de oxidação estaria relacionado com o calcio, magnésio, carbonatos, etc?

 

e oxidação de que? do ferro? pode até ser um qualquer dos compostos a estabelecer novas ligações com o complexante/quelante, enfim...

 

Doutor... estamos de acordo que nenhum de nós disse ter conhecimento de reacções estranhas entre iões de Ca, Mg e o Fe. Certo?

 

Foi no entanto dito que existiria um efeito na absorção de Fe face À presença desses mesmos iões em concentrações elevadas. Correcto?

 

Continuo a dizer que creio ter ocorrido um fenómeno de oxidação, que não se pode determinar de qual elemento é - como tu vens dizer. Tampouco disse que tinha sido uma oxidação de Fe - isso foi uma suposição tua a partir das minhas palavras.

 

Acho que já tirei deste tópico aquilo que pretendia, e conseguiu-se "dialogar": algo que nem sempre é possível quando as tuas intervenções sofrem de um ensimesmar cujo resultado é um "monólogo" de difícil acesso. Isto é, bem ou mal, só o próprio compreende aquilo que está a dizer, não pela dificuldade do tema, mas pela forma desinteressada como as questões são endereçadas.

 

p.s. - não tenho nada contra ti, e até gosto das tuas exposições, excepto quando padecem da "insuficiência" que referi.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Doutor...

qual doutor? não foi essa a intenção... Perguntaste as fontes, e não te consigo dizer: esta aqui o link ou está aqui a pagina onde esta a informação toda, porque é o resultado de muita coisa...

 

estamos de acordo que nenhum de nós disse ter conhecimento de reacções estranhas entre iões de Ca, Mg e o Fe. Certo?

 

 

certo, foi apenas para dizer que nao acreditava que a suposição das durezas estivesse correcta...

 

Continuo a dizer que creio ter ocorrido um fenómeno de oxidação, que não se pode determinar de qual elemento é - como tu vens dizer. Tampouco disse que tinha sido uma oxidação de Fe - isso foi uma suposição tua a partir das minhas palavras.

 

sim, realmente inferi destas linhas:

 

Se me é permitido, outra questão: poderá a turvação da água face à libertação de compostos orgânicos provenientes das folhas de amendoeira ser mais facilmente suscitada na presença de Fe no estado ferroso (Fe2+), ou por Fe no estado férrico (Fe3+)?

 

Ou a relação não merece ser sequer ser estabelecida ?

 

Isto porque me parece evidente ter aí ocorrido um fenómeno de oxidação...

 

 

 

Acho que já tirei deste tópico aquilo que pretendia, e conseguiu-se "dialogar": algo que nem sempre é possível quando as tuas intervenções sofrem de um ensimesmar cujo resultado é um "monólogo" de difícil acesso. Isto é, bem ou mal, só o próprio compreende aquilo que está a dizer, não pela dificuldade do tema, mas pela forma desinteressada como as questões são endereçadas.

 

p.s. - não tenho nada contra ti, e até gosto das tuas exposições, excepto quando padecem da "insuficiência" que referi.

 

concordo que as vezes as coisas que digo não estão ao alcance de todos, tal como não estariam ao meu se não tivesse gasto tempo a ler e a aprender, mas infelizmente não o sei dizer de uma maneira mais acessivel, e não posso obviamente estar a explicar todas as bases da resposta...não se consegue resumir tudo num simples post na net.

 

O mesmo acontece quando leio coisas baseadas em conhecimentos que nao tenho, nao percebo..., se pretender perceber, vou tentar adquirir as bases para tal, mas provavelmente vou questionar a pessoa para conseguir perceber as bases, e não questionar o que foi dito (não me estou a referir a este caso em particular)

 

Não venho para aqui para desfilar conhecimento, venho para o partilhar, mas como é obvio também não gosto que esse conhecimento seja posto em causa especialmente quando o é sem qualquer fundamento... e nessa altura tenho que elaborar sobre o que foi dito para demonstrar em que se baseiam as afirmações anteriores.

 

De salientar que não estive minimamente chateado ao longo desta conversa, nem tinha razão para tal, nem é que coisa que goste de fazer por causa do forum, chatear-me, mas seria hipocrita se dissesse que nunca me aborreci... alias a escrita a um ritmo as vezes demasiado rapido e nao totalmente ponderada, associada á falta da riqueza da voz e expressão facial leva a que o que se escreve seja interpretado de maneira muito diferente por quem lê.

  • Votar + 1
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais