o meu primeiro aqua de agua doce


agnelopt

Recommended Posts

Boas depois de ter tentado fazer um aquário de costa, agua salgada e de ter deparado com alguns problemas monetários para a compra de um escumador e um chiler veio a desistência mas não foi por acaso que o destino me levou até um aquário de 98lt no caixote do lixo... pois é .

 

Resolvi meter mãos a obra e retirei todo o silicone branco, cheio de verdura e coloquei um silicone preto, agora só faltava mesmo os equipamentos...

Decidi construir um filtro esterno em PVC, comprei uma bomba de 600lt ph e comprei o essencial. Parecia tudo muito fácil até começarem a surgir os problemas. No inicio pensei que o filtro iria ficar ao lado do aquário depois de tudo concluído testei o num balde e parecia-me funcionar o único problema é que tinha de o encher de agua antes de ligar e não era fácil pois quando não se tem calma as coisas mal secas sedem e por ai em diante. _:),.

 

aquario 56x42x39

filtro : FVM inclui bomba 600lt ,filtro de algodao carvao activo e ceramica feito em PVC

termostato 100 w da aquapor

Bomba de ar AC-9601 Aquapor

termometro

luz: Lampada fluroscente 18w

 

 

O meu Aquario

Editado por agnelopt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

filtro

 

BzXS6L283863-02.jpg

 

aji6aO608025-02.jpg

 

N3ca..820963-02.jpg

 

Mais umas pesquisas e encontrei a solução, o filtro fica no chão, abaixo do nível do aquário. Mais umas colagens, troca de tubos, corta aqui, põem ali horas a pensar e pronto já esta, toca a encher o aquário. Há, antes também construi o suporte para a iluminação e pus uma lâmpada florescente de 18 w. Toca de encher o aquário e por a bomba a funcionar bem depois de muitas horas lá consegui por a funcionar mas continuava com algumas fugas... aquela cola nem serve para colar papel o pior foi uma fuga no aquário. Tive que o esvaziar. Retoquei com silicone a fuga e desmontei o filtro, pus um tubo mole transparente e uns tubos de rega, deu mais trabalho, mas em vez de cola pus braçadeiras são mais eficazes que aquela cola lolo.

Editado por agnelopt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sucador feito em pvc acho que ficou um pouco grande um pequenos faz o mesmo enfeito nao faz?

 

Ld2QsI928150-02.jpg

 

 

 

montagem do retorno da agua feito com tubo de rega sera que ha problema em os tubos da sucçao e do retorno terem medidas diferentes?

 

ihYKQP978385-02.jpg

 

zyODCt367828-02.jpg

 

 

 

 

 

o areao e montar a resistencia.

 

bfVfSh250046-02.jpg

 

9YenJC558132-02.jpg

 

 

Mesmo assim não fiquei contente com o filtro mais uns tempos e vou fazer um melhor com um acabamento e perfeição melhor... voltei a encher o aquário e pus um termómetro, uma resistência de 100 w uma bomba de ar umas pedras que também vinham incluídas no aquário quando o achei antes de as por lá dentro fervias.

Agora só me falta comprar os testes de pH e outros que parece serem também importantes e saber o que preciso para por umas plantas, uns peixes e uns invertebrado.

Gostava de saber opiniões para não fazer asneira antes de colocar as plantas e os peixinhos.

 

Já agora pus o termóstato a 20 º é uma temperatura boa?

 

 

 

aquario cheio com o equipamento a trabalhar...

sera que posso encher mais o aquario com agua?

 

bem espero que alguem me dei uns conselhos até agora desenrascai-me acho eu mas agora nao sei o que fazer primeiro.

 

 

YnyEt3130807-02.jpg

Editado por agnelopt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Porque não encher mais o aqua?

 

Com 90lt brutos e apenas 18w não consegues grande coisa, podes tentar umas anubias, fetos de java, etc.

Coloca também umas pedras que gostes ou uns troncos.

 

Em relação ao filtro, não me parece que seja muito funcional, mas tu lá sabes.

 

Temperatura a 20º, o que pretendes colocar aí?

 

Desde que haja movimento na superficie de agua, não necessitas de colocar as bombas de ar.

 

Não esqueças do ciclo de azoto ...

Editado por Pedro Godinho

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois acho que vou colocar uma lampada de 45 w tive a ver e enganeime nas contas calculei para 72 litros mas em vez de dividir em dois dividi em quatro.

 

vou colocar uma de 45 ou 50 w .

 

pois eu puz 20 graos mas ta a 22 porque nao sabia que temperatura colocar vou ler mais sobre plamtas e peixes para saber o que comprar. mas primeiro tenho que fazer os testes a agua e ainda nao comprei para ver que tipo de agua vou ter mais facilmente se neutra ou acida. tambem nao percebo la muito disto vou tertar.. obg pelos concelhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja agora alguem me pode ajudar no pH da agua fiz a introduçao das bacterias bneficas para o filtro biologico.

antes fiz o primeiro teste de pH e da amonia o amonia deu 0 e o de pH deu 7.6 mas acho que é ligeiramente para mais singnificativo.

 

gostava de saber se é um bom pH para iniciaçao do aquario ou se devia por o pH neutro...

 

ja agora a adiçao de bicarbonato de sodio mete o pH neutro?

 

 

se me poderm ajudar agradecia obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.