Dúvida de Substrato Fertil - Terra de Bonsai


MGAM

Recommended Posts

Olá,

 

Estou a preparar um novo Aqua, mas desta vez queria utilizar um substrato fértil para poder ter plantas que se alimentem pelas raízes e não apenas pelas folhas.

Como não quero gastar fortunas em Sera, JBL e outros gostaria de saber se o substrato para bonsai dá uma boa base fértil (segue a imagem do que estou a pensar usar).

Depois vou cobrir com areão de rio.

 

Barro.jpg

 

Sei que já existem alguns tópicos sobre isto, mas confesso que não consegui chegar a conclusão nenhuma. Sei que o Co2 e sobretudo a iluminação, tb são muito importantes, mas antes de chegar ai queria saber mais sobre a qualidade deste substrato.

 

Obrigado,

Editado por MGAM
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ninguém faz ideia :slbsmile:

 

Tudo depende da composição desse fertelizante, pode ser excessivo para colocar dentro de um aquário, podes dar a composição em valores se for possivel para que pessoas especializadas te possam aconselhar.

 

Sobre produtos para bonsais apenas se tem usado a akadama.

 

Tem paciência que terás mais respostas

Editado por AntonioPedroPinto

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo depende da composição desse fertelizante, pode ser excessivo para colocar dentro de um aquário, podes dar a composição em valores se for possivel para que pessoas especializadas te possam aconselhar.

 

Sobre produtos para bonsais apenas se tem usado a akadama.

 

Tem paciência que terás mais respostas

 

Olá,

 

A composição é mesmo a que está descrita no site da marca...turfa, argila e areia. Não são mencionadas percentagens.

Aguardo então mais respostas :slbsmile:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca mais ninguém ligou ao tópico mas eu cá continuo...

 

Descobri este artigo que falar sobre a utilização de terra de Bonsai como substrato fértil em aquários, espero que ajude. :)

 

http://www.discusnews.com/article/cat-04/bonsai.shtml

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sem saberes percentagens, sem saberes a granulometria da argila... é um tiro no escuro...

 

e a parte da areia é completamente desnecessária.

 

há melhores opções.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sem saberes percentagens, sem saberes a granulometria da argila... é um tiro no escuro...

 

e a parte da areia é completamente desnecessária.

 

há melhores opções.

 

Entre as quais? Como se põem em prática?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa voltar a insistir na mesma situação, se não tens as percentagens correctas dos nutrientes presentes na terra, é sempre muito dificil estar a dar uma opinião sem que ela seja vaga, visto o que pretendes é uma solução económica para fertilizar um aquário plantado, mas por outro lado, não tens a certeza do que lá colocas, se não colocares fauna, não tens grandes problemas de futuro, mas a nossa apreensão é, o facto de não constar a composição correcta do produto, ninguem com sentido de responsabilidade irá dizer que estás à vontade e coloca lá para dentro que será uma sucesso.

 

Fiz-me entender!

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Apenas para fechar este tópico que comecei à uns tempos.

Não recomendo o uso deste produto como solução DYI, revelou-se um desastre para a fauna do meu aqua, os peixes acabaram por morrer de causa desconhecida , mas ao desmontar o aqua percebi pelo cheiro da terra que só podia ser isto.

Se querem um conselho esta terra de bonsai não usem, mais vale comprarem substrato fertil de marca branca ou usar outras soluções DYI do que ver a peixaria a morrer e ter que desmontar o aqua.

 

Abraços,

 

MGAM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Realmente foi da pior maneira. Lamento mas o ppl ainda avisou.

 

Já agora para ficar completo ... não queres dizer como fizeste a colocação de tudo?

Lavagem? Aplicação directa? Quantidades? Tempo de ciclo?

 

O substrato até pode funcionar, mas tudo controlado claro.

Fizeste alguns testes antes da colocação da fauna?

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais