"A Ilha". NOVAS FOTOS!


Patuleia

Recommended Posts

Actualização:

 

Tenho 2 casais, Alenquer+Spotted e Scribbelt+Leopard. Aqui fica uma foto de uma das posturas com o pai a cuidar dos ovos. Claro que num comunitário, duram 48h no máximo e depois são comidos. Desculpem a qualidade das fotos mas foram tiradas com o tlm...

 

005.jpg

 

014.jpg

 

A minha lotus, está com umas folhas enoooooooormes... e a HZ já a chegar à tona de água. Já foi podada.

 

010.jpg

 

013.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 70
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

  • 4 semanas depois...

Viva,

 

Sim já pensei, tanto que estão à venda. 1 deles já foi vendido e o novo dono prometeu-me (além de os tratar bem :P ) dar-me um filhote...

 

Estou mesmo próximo de conseguir dar a volta à minha mulher para instalar uma torneira (in e out) no escritório onde tenho o aquário para facilitar as TPAs e assim posso voltar aos Discus mais pequenos (8/9cm). E em vez de ter 6, já posso por uns 8 ou 10.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não tenho CO2 nem fertilizo e estas são as únicas plantas que crescem saudavelmente nestas condições.

 

Se visses a lotus agora, nem acreditavas... está o dobro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Actualização:

 

Em Março vendi os 2 casais e os outros 2 Discus para me dedicar ao crescimento de Discus mais pequenos, isto porque finalmente consegui realizar um projecto antigo. Saída de água e esgoto na divisão onde tenho o aquário. Ficou excelente e permite-me realizar TPAs diárias com o mínimo esforço. Portantos, os Discus que aparecem nas fotos anteriores já não estão em minha casa.

 

Descrição do projecto:

 

As saídas estão escondidas dentro do móvel do aquário pelo que não são intrusivas esteticamente.

 

DSC01915.jpg

 

DSC01918.jpg

 

Do lado esquerdo, junto ao 2224, tenho a saída de água e o esgoto. Da torneira sai um tubo para encher o aquário, que está alojado do lado esquerdo, entre o pescoço de cavalo e bengala do Eheim.

 

DSC01916.jpg

 

Do lado direito, junto ao 2215, está o tubo do esgoto, com torneiras Eheim pelo meio para me permitir alternar entre a bengala que está sempre dentro do aquário (para vazar basta abrir as torneiras) e outro tubo para aspirar o fundo do aquário. Deste modo tenho total liberdade para retirar água e/ou detritos de qualquer parte do aquário. Geralmente aspiro 2 a 3 vezes por semana. Nos restantes dias, mudo só a água.

 

DSC01917.jpg

 

Com este sistema, as TPAs são brincadeira de miúdos e os peixes agradecem. As plantas é que não. Dado que os nitratos praticamente desapareceram, a(s) minha(s) Lotus deixaram de ter folhas com mais de 15cm de diâmetro para passarem a ter folhas com cerca de 7cm de diâmetro. A Hz está praticamente "morta". Não fertilizo nem tenho CO2 por causa dos Discus. Aliás, desde que tenho este sistema a funcionar (Maio), nunca mais coloquei qualquer químico dentro da água.

 

Para repor a fauna, comprei 9 Discus ao Lacs. 4 Blue Sky de 4cm e 5 Solid Turquesa de 3 cm. Isto em Março. dado que só tive este sistema a funcionar a partir de Maio, problemas aconteceram... mea culpa. Mas, a experiência é a soma dos nossos erros pelo que hoje em dia me sinto mais experiente e mais competente para tratar deste belo animal que é o Discus. Sem dúvida o peixe mais fascinante que se pode ter num aquário de água doce. IMHO claro.

 

Continua...

Editado por Patuleia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em Março comprei 9 Discus ao Lacs, para os fazer crescer:

 

4 Blue Sky, 4cm

5 Solid Turquesa, 3cm

 

Como podem reparar, os peixes eram muito pequenos mas eu estava esperançado que o sistema de TPAs ficasse pronto rapidamente. Claro que nisto de obras, já se sabe e o sistema só ficou pronto em Maio. Pior que isso, a obra toda em casa demorou um mês, pelo que, durante esse tempo, não consegui dar assistência ao aquário.

 

Os Blue Sky continuaram a crescer mas alguns Turquesa não. 3 dos pequenotes deixaram de comer e foi inevitável o seu fim.

 

Infelizmente não tirei fotos dos Discus quando os comprei, mas dos 3cm a 4cm iniciais em Março, eles estavam assim em Maio:

 

DSC01905.jpg

 

DSC01898.jpg

 

DSC01945.jpg

 

DSC01901.jpg

 

DSC01941.jpg

 

DSC01926.jpg

 

Nesta foto nota-se claramente a diferença de crescimento entre os Discus:

 

DSC01923.jpg

 

 

Como podem ver, os 9 Discus quando chegaram em Março, eram todos sensivelmente do mesmo tamanho e em Maio, uns cresceram, outros não. Dos 9 Discus iniciais, os 4 Blue Sky têm crescido muito bem, dos 5 Solid Turquesa, 3 morreram, 1 está a crescer muito bem e outro está com problemas de crescimento (stunt Discus) mas completamente saudável.

 

Deixo mais umas fotos dos Discus em Maio:

 

DSC01942.jpg

 

DSC01936.jpg

 

DSC01934.jpg

 

DSC01932.jpg

 

DSC01930.jpg

 

DSC01925.jpg

 

 

Continua...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acontece!

 

A vantagem é que esses estão a vingar.

 

 

Qual a quantidade de água que renovas diáriamente?

Quais os parâmetros que consegues manter no aquário com as tap´s diárias.

Editado por AntonioPedroPinto

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Renovo 10% todos os dias... e ao fim de semana costumo fazer 2 TPAs por dia... e quando aspiro o fundo, muitas vezes vai aos 20%.

 

Ainda não medi mas não devem andar longe dos que estão aqui no tópico com excepção dos nitratos que devem estar a valores muito baixos, não digo 0 (ZERO) mas andará perto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...Continuação

 

Bom, depois de Maio, o aquário estabilizou e os meus Discus têm crescido muito bem. Em matéria de Discus sempre fui "fiel" à Discuscentro (1º ainda ao João Machado a quem comprei os meus Discus iniciais) e a única excepção tinha sido um Leopard comprado ao Lacs, que me tinha deixado muito boa impressão. Inicialmente estava previsto comprar Discus um pouco maiores mas como estava perto de ter o sistema de TPAs, arrisquei e procurei peixes mais pequenos. A Discuscentro na altura tinha pouco stock e peixes maiores, pelo que a escolha recaiu no Lacs.

 

E foi assim que trouxe estes inquilinos actuais, dos quais deixo algumas fotos, tiradas ontem (evolução de Maio a Agosto):

 

DSC02100.jpg

 

DSC02099.jpg

 

DSC02098.jpg

 

DSC02097.jpg

 

DSC02092.jpg

 

DSC02090.jpg

 

DSC02089.jpg

 

DSC02081.jpg

 

DSC02080.jpg

 

DSC02076.jpg

 

DSC02071.jpg

 

DSC02070.jpg

 

DSC02069.jpg

 

DSC02048.jpg

 

DSC02046.jpg

 

DSC02044.jpg

 

DSC02036.jpg

 

DSC02035.jpg

 

DSC02048.jpg

 

 

 

E pronto, aqui estão os meus Discus. Encomendei também mais 3 Discus (Alenquer, Pigeon Blood Blue e Solid Fire Red) da Discuscentro, pequenitos com 6,5cm para os fazer crescer. Chegam em Setembro e quando os tiver coloco novas fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Obrigado pelos comentários...

 

Quanto à Lotus, evito folhas mais altas ou de superfície. Sem fertilização, sem co2 e sem nitratos é difícil manter folhas altas e baixas, como podes constatar nalgumas fotos que aqui tenho. As folhas ficam muito feias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...

boas,

 

passaram 5 anos, e como as fotos não estavam alojadas aqui no site...., foram-se. políticas de sites externos. Nada como alojar as fotos aqui no site :cool2:

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.