Recommended Posts

Publicado

Boa tarde,

O meu aquário mais pequeno (50 litros) de à uma semana para cá começou a apresentar sinais de "bolor" no areão e nos vidros junto ao areão. Entretanto já me morreram 3 peixes e em geral nenhum dos outros me parece muito bem. Tenho feito as mudas semanais de água mas no dia(s) seguinte(s) às mudas a situação parece piorar. Entretanto detectei alguns pontos brancos nas caudas de 2 ou 3 peixes. Os peixes que eram muito activo até ai agora parecem-me parados e alguns estão muito à supeficie aparentemente a tentar "respirar". Baixei a temperatura da água (estava a cerca de 27º) adicionei o produto para o Kh e verifiquei o ph que está correcto. Apresentei esta situação a uma loja na rua de santa catarina no Porto mas disseram-me que não sabem o que é e que a maostra da minha água tirando o kh estava tudo bem. Socorro é o que vos peço a quem me possa ajudar a ver o que se passa.

dscf2593.jpg

Publicado:

Viva,

Esse bolor no fundo é de facto muito estranho. Pode ser alguma coisa em decomposição. Excesso de matéria em decomposição aumenta também a probabilidade de um aumento de bactérias prejudiciais para os peixes.

Experimenta limpar filtros e dar uma aspiradela ao areão. Podes ter muitos detritos no mesmo. Segundo vejo pela foto o areão que tens é muito propício a isso.

Faz trocas de água diárias para ver se a situação se compõem.

Não utilizes produtos químicos directamente no aquário. Prepara a água antes de a colocares dentro do aquário.

Cumprimentos,

Nuno

• 2 semanas depois...
Publicado:

Olá

Não foi fácil tratar deste problema.

Foi preciso usar uma medida drástica e retirar todo o areao do aquario e quase toda a água. Depois foi seguir o habitual, mudanças de agua regulares, verificar PH, produtos reguladores da agua, etc etc etc...

Limpar so o areao não bastou, foi preciso mesmo retira-lo todo porque os fundo eimavam em aparecer.

Obrigado

ABRAÇO A todos