Valores de TDS


Recommended Posts

Sabemos que as unidades de Osmose inversa devem reter no mínimo 95% dos sais dissolvidos na água. Logo o resultado final dependerá do TDS inicial, apresentado pela água da torneira, antes de passar pela unidade de osmose inversa.

 

Através da medição do TDS podemos também concluir sobre a capacidade das membranas da unidade para cumprirem a sua missão e da necessidade da sua substituição.

 

Contudo, até que valores de TDS é aceitável a água obtida através de uma unidade de osmose inversa para os nossos reefs?

 

No meu caso, consigo obter um valor de TDS=7, para uma água com TDS=240, antes de passar pela unidade de osmose inversa.

 

JCBF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem,

 

 

Uma vez que parece que ninguém está à vontade para responder, dou eu o meu contributo com um texto que encontrei após alguma pesquisa:

 

Escala de Medição dos TDS:

0 TDS - Água Destilada. Própria para Laboratórios, Baterias, etc. Não é apropriada para consumo, embora não faça mal à saúde, apenas não possui nenhuns sais minerais e tem um sabor um pouco desagradável. Pode-se obter num mercado ou por um sistema de osmose inversa, com membrana de resina.

1 a 10 TDS - Água Excelente. Óptima para consumo, pois contém as quantidades necessárias de sais minerais e um nível quase nulo de contaminação. Não existe no mercado água engarrafada, nem canalizada com esta qualidade. Obtém-se esta qualidade de água com um dos sistemas de osmose inversa.

10 a 20 TDS - Água Boa. Apropriada para consumo, pois contém as quantidades necessárias de sais minerais e um nível muito baixo de contaminação. Não existe no mercado água engarrafada, nem canalizada com esta qualidade.

20 a 50 TDS - Água Moderada. Deve-se evitar beber água com mais de 20 TDS, pois já tem algum nível de contaminação. Só as melhores águas engarrafadas* conseguem ter uma água com estes níveis de contaminação, e são muito poucas.

50 a 150 TDS - Água Medíocre. Não se deve beber esta água. Uma água com este nível de TDS, já pode possuir um número considerável de contaminantes prejudiciais à sua saúde a longo prazo, mesmo nos casos em que essa água esteja isenta de microrganismos. A maior parte das águas engarrafadas possuem valores de TDS dentro deste nível. Muito poucas águas canalizadas conseguem estar neste nível.

150 a 500 TDS - Água Perigosa. Já possui um nível elevado de metais, pesticidas, microrganismos e outros contaminantes, que a médio prazo poderão ser muito prejudiciais à sua saúde. Apenas algumas águas engarrafadas contém este nível de contaminação. No entanto, a maioria das águas canalizadas têm uma contaminação superior a 150 TDS.

Mais de 500 TDS - Água Imprópria para consumo. Não se deve consumir de todo água com estes níveis de contaminação. Por lei não é permitido distribuir água com mais de 500 TDS, pois é muito perigosa para a saúde. Mesmo assim em certas zonas, especialmente no sul do país, consegue-se encontrar água canalizada com mais de 500 TDS.

Controle o nível de contaminação da sua água, com o medidor de condutividade TDS.

*Nas águas engarrafadas é possível ver, no respectivo rótulo, o nível de TDS existente nessas águas. É, vulgarmente, designado por "Resíduo Seco" ou "Mineralização Total".

 

 

JCBF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais