pedrolena Posted November 17, 2009 Posted November 17, 2009 boas... tinham-me aparecido umas algas castanhas e decidi comprar o teste dos fosfatos que me indica que os tenho altos. gostaria de sugestões para baixar... o aquário é um SERA BIOTOP 130l, de origem só com uma bomba de circulação extra de 3300 l/h... atenciosamente, pedro
joaocostal Posted November 17, 2009 Posted November 17, 2009 Boas Pedro Lena, Tinha o mesmo problema que tu e consegui reduzir com a introdução de uma resina num filtro canister, funcionando assim como reactor de fosfatos. Penso que se colocares uma resina na sump, forçando a água a passar por ela, deverás conseguir o mesmo resultado e resolver o problema. No meu caso tinha 0,25mg/l e passado 8 horas baixou para 0. Do que percebi compra uma resina que precipite os fosfatos e que garanta que não os volta a libertar em caso de saturação. No meu caso utilizei uma da JBL que é do género de uma areia branca.
Pedro Conceição Posted November 17, 2009 Posted November 17, 2009 Tens algum tipo de esponjas na "sump"? Que peixes tens? MEGA ARQUIVO
pedrolena Posted November 18, 2009 Author Posted November 18, 2009 tenho 3 peixes... um gobie e 2 ocellaris... o problema é que os ocellaris não andam com muito apetite e comem muito pouco, estrangando-se comida... dava 2 vezes comida por dia... e dava artémia congelada 1 das vezes que era o que comiam melhor... resumindo: os fosfatos tinham que subir!!! as medidas que tomei foram: 1x comida e muito pouca (meia escama dos flocos) TPA (10%) recomendam 20% não é? sábado faço outra...
Pedro Conceição Posted November 18, 2009 Posted November 18, 2009 Atenção à comida congelada!!! O excesso dessa comida faz subir e bastante os fosfatos. Eu não sou apologista de dar todos os dias comida dessa, é dar 1, 2 ou 3 vezes por semana, no máximo. Quanto aos flocos/granulado é reduzir um pouco e dar apenas o que eles comem, nem que tenhas de dar uma pequena porção, esperar e dar de novo mais uma pequena dose. MEGA ARQUIVO
Recommended Posts