fosfatos altos


pedrolena

Recommended Posts

boas... tinham-me aparecido umas algas castanhas e decidi comprar o teste dos fosfatos que me indica que os tenho altos.

 

gostaria de sugestões para baixar...

 

o aquário é um SERA BIOTOP 130l, de origem só com uma bomba de circulação extra de 3300 l/h...

 

 

atenciosamente,

 

pedro

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro Lena,

 

Tinha o mesmo problema que tu e consegui reduzir com a introdução de uma resina num filtro canister, funcionando assim como reactor de fosfatos.

 

Penso que se colocares uma resina na sump, forçando a água a passar por ela, deverás conseguir o mesmo resultado e resolver o problema.

 

No meu caso tinha 0,25mg/l e passado 8 horas baixou para 0. Do que percebi compra uma resina que precipite os fosfatos e que garanta que não os volta a libertar em caso de saturação. No meu caso utilizei uma da JBL que é do género de uma areia branca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho 3 peixes... um gobie e 2 ocellaris...

 

o problema é que os ocellaris não andam com muito apetite e comem muito pouco, estrangando-se comida... dava 2 vezes comida por dia... e dava artémia congelada 1 das vezes que era o que comiam melhor... resumindo: os fosfatos tinham que subir!!!

 

as medidas que tomei foram:

 

1x comida e muito pouca (meia escama dos flocos)

TPA (10%)

 

recomendam 20% não é?

 

sábado faço outra...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção à comida congelada!!!

O excesso dessa comida faz subir e bastante os fosfatos. Eu não sou apologista de dar todos os dias comida dessa, é dar 1, 2 ou 3 vezes por semana, no máximo.

Quanto aos flocos/granulado é reduzir um pouco e dar apenas o que eles comem, nem que tenhas de dar uma pequena porção, esperar e dar de novo mais uma pequena dose.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais