Discus doente???


Pedro Dudu

Recommended Posts

Boas!!!

Mais uma vez, venho aqui pedir uma ajuda ao pessoal!!!

 

Setup:

Aqua de 100 ltr

Filtro externo Eheim (100ltr)

Temp: 30ºC

pH: 6,8

NO3 e NO2 - nao será zero, mas anda lá perto!

 

Fauna:

4 Discus

3 peixes vidro

2 corydora

6 neons cardinais

4 peixe bebado

1 comedor de algas siamês

2 ancistrus

 

Depois de uma série de tratamentos no meu aqua...e após concluir que tinha sido atacado por nematodos,

fiz o nematol e tudo acabou bem..penso eu!!!

Depois de 2...3 semanas, e que estava tudo na boa....há dois dias atrás reparei que um dos discus estava

com uma espécie de arrepios...e tremeliques...

Alguém me sabe dizer o que poderá ser!???

Eu desconfio de parasitas nas guelras...pois hoje observei que ele estava a coçar-se nas plantas....

Aguardo a vossa ajuda!!!

Mt obrigado!

 

Pedro Luís

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso pode ser normalissimo, vê bem que tipo de "tremeliques e arrepios"

 

Uma coisa eu notei, um aquário de 100 litros e com uma filtro tb de 100 litros não é filtragem suficiente, além de que 4 discus em 100 litros é demasiado pouco.

Editado por António Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Obrigado pela resposta!

Devo admitir que a minha ignorância levou-me a fazer um diagnóstico errado! Não havia doença nenhuma...haviam era ovos no dia seguinte!!!

Nunca pensei, nem me apercebi de tal comportamento...mas enquanto o discu tremeliquava...havia outro que não a largava...logo estavam a namorar!!!

No dia seguinte...para meu espanto vejo uns ovos colados ao vidro!!! mas a postura não deu em nada....estavam esbranquiçados e os discus começaram

a depenicar...e lá se foram!!!

Mas o meu grande erro foi de fazer um tratamento ao Discu femea porque tremia mesmo mt e tinha uns movimentos mt estranhos....então...como pensei

que o peixe estava mesmo aflito....retirei-o para uma balde com Tremazol....durante 20 min....!!! Eu sei...foi um erro....Enfim.....Estraguei tudo! no dia seguinte ela colocou os ovos...mas não deu em nada!!!

 

Ontem reparei no fundo do aqua...junto ao vidro....centenas de pequenas "minhocas"...(Nematodos...penso eu)...ja tive uma praga dessas e resolvi com o Nematol da Sera....pensava eu....Agora voltaram a aparecer.....Porque será!???

 

Em relação ao filtro...eu sei que não é suficiente....mas como foi uma prenda da minha namorada...não tive hipótese de escolha...e como anteriormente tinha um filtro interior...sempre é melhor este externo...Será uma coisa provisória...até ter umas massas para comprar uma aqua de 300ltr e um filtro em condições...

 

Pedro Luís

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Umas minhocas brancas e pequenitas??? se for isso, é normal aparecerem não é praga nenhuma, elas alimentam-se dos restos que fica no areão!

 

Chamam-se planárias, se quiseres dar uma vista de olhos http://www.colegioweb.com.br/biologia/planarias

 

Para mais info, www.google.pt

 

Cumps

Editado por biegas

Cumprimentos

João Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Inda não tinha ouvido falar disso....

 

Eu tenho tive, voltei a ter, foram-se outravez :).... e sp me disseram que o mais provavel eram ser planárias

Cumprimentos

João Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E eu que pensava k eram nematodos....

Realmente esses bichinhos andam pelo fundo...junto ao areão onde está depositado alguns restos de comida....mas o que mais me assustou

foi ver algumas à solta pelo aqua...a navegar à solta...e alguns dos peixes chegaram a come-los...

Fiz o nematol e ontem mudei a água...e pelos vistos desapareceram....

 

Pedro Luís

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais