Aquario Agua fria


Recommended Posts

Bom dia amigos, antes demais quero apresentar-me pois sou novo cá na casa.

o nick é tp9614 como já puderam ver e estou aqui mais como curioso do que como "informador", peço desculpa mas os meus conhecimentos sobre peixes ainda são muitissimo limitados.

 

Agora passemos ao que me traz cá, há cerca de 3 semanas um familiar ofereceu á minha filha (1.5anos) um aquario de agua fria com 6 peixes lá dentro, e verdade seja dita o aquario é muito bonito. Durante a primeira semana tudo correu ás mil maravilhas os problemas começar foi a partir daí, e primcipalmente nesta semana em que a agua (apesar de limpa e mudada) ficou "baça" e os peixes começaram gradualmente a ficar cada vez mais estáticos num canto e fundo do aquario, o filtro tb foi limpo mas o certo é que nada resultou e na noite passada 2 dos peixes morreram, esta manha os restantes apresentavam uns pontos brancos nas escamas.

Amigod por favor ajudem-me porque apesar de não perceber muito de peixes, não quero que os animias morram sem fazer nada.

 

Desde já o meu muito obrigado a todos e bem hajam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia amigos, antes demais quero apresentar-me pois sou novo cá na casa.

o nick é tp9614 como já puderam ver e estou aqui mais como curioso do que como "informador", peço desculpa mas os meus conhecimentos sobre peixes ainda são muitissimo limitados.

 

Agora passemos ao que me traz cá, há cerca de 3 semanas um familiar ofereceu á minha filha (1.5anos) um aquario de agua fria com 6 peixes lá dentro, e verdade seja dita o aquario é muito bonito. Durante a primeira semana tudo correu ás mil maravilhas os problemas começar foi a partir daí, e primcipalmente nesta semana em que a agua (apesar de limpa e mudada) ficou "baça" e os peixes começaram gradualmente a ficar cada vez mais estáticos num canto e fundo do aquario, o filtro tb foi limpo mas o certo é que nada resultou e na noite passada 2 dos peixes morreram, esta manha os restantes apresentavam uns pontos brancos nas escamas.

Amigod por favor ajudem-me porque apesar de não perceber muito de peixes, não quero que os animias morram sem fazer nada.

 

Desde já o meu muito obrigado a todos e bem hajam.

 

 

Os teus peixes tem Ictio, e isso deve se quase de certeza a mudança de água mal feita.

 

Caro amigo todas as semanas deves mudar um pouco de água do aquário, a isso chama se TPA.

Para isso tens que saber quantos litros de agua o aquário incorpora e fazer as contas ao que corresponde a 30% da mesma.

Ou seja, se o teu aquário tiver 60 litros todas as semanas retiras entre 15 a 20 litros de agua e acrescentas nova agua, nunca deves retirar toda a agua que provavelmente foi o que fizeste e dai o problema com que te estas a deparar.

Ao mudares a agua deves colocar sempre um produto anti cloro na nova agua (isso compras numa loja de animais) e só passado uns minutos é que a colocas no aquário, usa um balde limpo só para esse efeito que nunca tenha sido usado ou então garrafões, e usa sempre água da torneira.

 

Mas para começar e para que a malta entenda diz nos sff as medidas do teu aquário, o numero de litros de agua que o mesmo acarreta e como foi exactamente que fizeste a mudança e limpeza do aquário.

E se possível diz tb que filtro é que usas, este também não é para ser limpo a não ser quando começar a ficar com menos caudal de agua e quando o limpares limpa-o com a agua do aquário que vais mudar e deitar fora de forma a não matares as bactérias essenciais para a estabilidade do aquário que se alojam dentro do filtro de agua.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parece-me que os peixes têm ictio.

Existem uma data de remedios contra o ictio no mercado. É só seguir as recomendações das embalagens.

Normalmente em peixes tropicais aumentando a temperatura e adicionando sal à àgua o ictio acaba por desaparecer, mas tratando-se de peixes de àgua fria não sei bem como seguir.

Se mais ninguém responder, informe-se junto de quem lhe vender o remédio para o ictio e ao mesmo tempo diga que tipo de peixes são e os parâmetros do aquario que possui (temperatura da àgua, litragem, TPAs, ph etc..). Isto deve ser suficiente para a partir daí o vendedor ter uma ideia do que possa ter causado o ictio e mostrar soluções.

 

Boas sorte e não desespere.

Cumps. e boa aquariofilia

 

lenac

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os teus peixes tem Ictio, e isso deve se quase de certeza a mudança de água mal feita.

 

Caro amigo todas as semanas deves mudar um pouco de água do aquário, a isso chama se TPA.

Para isso tens que saber quantos litros de agua o aquário incorpora e fazer as contas ao que corresponde a 30% da mesma.

Ou seja, se o teu aquário tiver 60 litros todas as semanas retiras entre 15 a 20 litros de agua e acrescentas nova agua, nunca deves retirar toda a agua que provavelmente foi o que fizeste e dai o problema com que te estas a deparar.

Ao mudares a agua deves colocar sempre um produto anti cloro na nova agua (isso compras numa loja de animais) e só passado uns minutos é que a colocas no aquário, usa um balde limpo só para esse efeito que nunca tenha sido usado ou então garrafões, e usa sempre água da torneira.

 

Mas para começar e para que a malta entenda diz nos sff as medidas do teu aquário, o numero de litros de agua que o mesmo acarreta e como foi exactamente que fizeste a mudança e limpeza do aquário.

E se possível diz tb que filtro é que usas, este também não é para ser limpo a não ser quando começar a ficar com menos caudal de agua e quando o limpares limpa-o com a agua do aquário que vais mudar e deitar fora de forma a não matares as bactérias essenciais para a estabilidade do aquário que se alojam dentro do filtro de agua.

 

boas amigos antes demais obrigado pela vossa ajuda.

 

O aquario tem 40x20x25cm e leva cerca de 30L mais coisa menos coisa.

 

Em relação á mudança de agua, não retirei toda a agua mas tb não fiz como me indicam isto é, mudei cerca de 50% da agua e não os 30% que falam.

Em relação ao filtro já vinha com o aquario, a marca é ICA penso eu e tem um caudal de 200L/H creio, e mais um erro, limpei-o com água da torneira e não com agua saida do aquario.

Então devo comprar um produto qualquer para o ictio, é isso? Se não for muito incomodo o nome ou marca de um deles:

Já agora aproveito e para por a agua limpinha (cristalina) uso o mesmo produto?

 

Mais uma vez muito obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Esse aquario tem pouco mais de 15 litros de agua, aconselho vivamente a ir pensando num maior.

O filtro lava-se com agua que sai do aquario.

A mudança de agua deve ser feita com agua da torneira a qual se adiciona o anti-cloro, deves mudar 50 % de agua tendo o cuidado que a agua que preparas deve de estar a mesma temperatura da agua do aquario, deves pelo menos a troca de agua uma vez por semana.

 

Muito importante, da só de comer uma vez ao dia caso contrario com o pouco volume de agua que tens vais ter sérios problemas.

O tratamento para o ictio serve qualquer um, só tens de seguir a bula.

 

Não podes colocar umas fotos com os peixes?

 

Neste momento nã oposso colocar as ditas fotos porque não estou em casa mas assim que chegar a casa coloco.

 

Obrigado amigos pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento nã oposso colocar as ditas fotos porque não estou em casa mas assim que chegar a casa coloco.

 

Obrigado amigos pela ajuda.

 

 

 

Faz assim, todas as semanas muda 5 litros de água do aquário, eu por exemplo todas as 6feiras faço os meus TPA`s, já sei que aquele dia é altura de faxina no aquario.

Arranja um garrafão e enche-o de água e deixa a mesma repousar dentro do garrafão com a tampa aberta durante uns dois ou três dias, desta forma o cloro da água desaparece e a temperatura da água do garrafão irá ser a mesma do que a da água do aquário :) .

Ao fim desses dois ou três dias,retiras 5 litros de água do aquário (com o filtro desligado) e repões com a água do garrafão entendes?

Depois voltas a encher o garrafão e deixas a água a repousar para a próxima semana.

Se fizeres assim, nem precisas de comprar um anti-cloro.

O teu problema foi que o cloro criou ictio nos teus animais.

Passa numa loja de animais e pede um anti ictio, terás que seguir as instruções e iras ver melhorias, se tiveres alguma dúvida posta aqui ou manda me PM.

Se o aquário tiver luz, desliga-a durante os dias em que vais fazer o tratamento pois ajuda bastante e entretanto tira um pouco de água do aquário, dilui na mesma uma colher de chá de sal grosso e volta a colocar a água no aquário.

Quanto a comida mete apenas uma vez por dia, comida em porção que eles comam tudo em 1 minuto, se vires que a comida esta a cair para o fundo pq eles não dão vazão, diminui a quantidade.

Enquanto os alimentas desliga o motor de água para a corrente diminuir e a comida não ser puxada para o fundo.

Editado por Julius

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola. bem vindo. pois é, la esta historia que temos vindo aqui a falar do desconhecimento. aparentente parece fácil mas uma vês que temos o aquário ve-se que se torna necessário perceber um pouco mais. ficaste com 4 peixes nao é verdade, mesmo assim é uma soluçao provisoria pois eles crescem facilmente ate 15 cms se subreviverem, sao dos simples ou daqueles com caudas duplas e vistosas e de corpo mais curto?.

 

conseguir um equilibrio no aquário de pouca agua nao deve ser facil e dai a dificuldade de manter água cristalina, ha alguns factores a ter em conta..que so lendo e com algun tempo se chega la. mas quando td corre bem fica-se com o bichinho dos peixes e quere-se sempre um aquario ou lago maior e peixes melhores e mais bonitos.

 

aquários não é a minha especialidade mas o essencial esta dito. cuidado com as doses do medicamento pois demasiado é capaz de matar e de menos não faz efeito e morrem na mesma por doénça. tens que contar o volume do aquario e ter em atençao que ha objetos dentro do aqurio que sempre fasem subtrair o volume final.

 

boa sorte.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz assim, todas as semanas muda 5 litros de água do aquário, eu por exemplo todas as 6feiras faço os meus TPA`s, já sei que aquele dia é altura de faxina no aquario.

Arranja um garrafão e enche-o de água e deixa a mesma repousar dentro do garrafão com a tampa aberta durante uns dois ou três dias, desta forma o cloro da água desaparece e a temperatura da água do garrafão irá ser a mesma do que a da água do aquário :) .

Ao fim desses dois ou três dias,retiras 5 litros de água do aquário (com o filtro desligado) e repões com a água do garrafão entendes?

Depois voltas a encher o garrafão e deixas a água a repousar para a próxima semana.

Se fizeres assim, nem precisas de comprar um anti-cloro.

O teu problema foi que o cloro criou ictio nos teus animais.

Passa numa loja de animais e pede um anti ictio, terás que seguir as instruções e iras ver melhorias, se tiveres alguma dúvida posta aqui ou manda me PM.

Se o aquário tiver luz, desliga-a durante os dias em que vais fazer o tratamento pois ajuda bastante e entretanto tira um pouco de água do aquário, dilui na mesma uma colher de chá de sal grosso e volta a colocar a água no aquário.

Quanto a comida mete apenas uma vez por dia, comida em porção que eles comam tudo em 1 minuto, se vires que a comida esta a cair para o fundo pq eles não dão vazão, diminui a quantidade.

Enquanto os alimentas desliga o motor de água para a corrente diminuir e a comida não ser puxada para o fundo.

 

Obrigadão amigos assim farei e em breve darei noticias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Peço desculpa a todos que prontamente se disponibilizaram a ajudar-me mas ontem não tive, de todo, hipotese, de vos responder por manifesta falta de tempo (a dona, minha filha, do aquário estava doente) nem sequer consegui tirar umas fotos aos ditos, vou tentar decrever os animais para ver se ajuda.

Neste momento tenho 3 peixes sendo dois cor de laranja, compridos e com umas barbatanas caudais grandes e "viçosas" e um dourado (mesmo) daqueles com os olhos esbugalhados e "gordo" (desculpem-me mas não sei dizer de outra maneira).

Já desliguei a luz e coloquei o sal e anti-ictio no aquario, e daqui para a frente vou seguir as vossas instruções para que não volte a acontecer uma coisa destas.

A todos um muitissimo obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Estou com um novo problema no meu aquário. Depois de ter salvo apenas um dos peixes que tinha no meu aquario eis que me deparo com um novo problema que é o seguinte, a água do agora tem espuma (tipo sabão) a boiar e sinceramente não sei de onde poderá vir ou se é prejudicial ao peixe.

O que fiz desde o meu ultimo post foi na passada sexta feira fiz uma mudança de agua, seguindo as vossas instruções, mudei apenas 5 litros de agua e a que acrescentei estava dentro de um garrafão á 3 dias com a tampa aberta, o peixe não parece estar muito ralado com a agua com espuma mas como tenciono colocar lá mais uns quantos peixes gostaria de saber se não terei problemas com a espuma da agua?

 

Desde já o meu muito obrigado pela vossa ajuda e disponibilidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Colocar la mais uns quantos peixes não, quanto muito colocas la mais UM peixe para fazer companhia ao outro, isso não tem litragem, espero que entendas

 

Eu estava a pensar colocar lá mais uns 3, mas se me aconselhas só 2 no maximo eu vou seguir o teu conselho.

Em relação á espuma terá algum problema?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me leves a mal e eu vou explicar porque.

Para ter dois desses devias ter 160 Litros, 120 litros o primeiro peixe e cada um que vem a seguir necessita de mais 40 litros, isto são os valores estipulados para os peixes vermelhos, a regra de 1 cm de peixe igual a 1 Litro de agua não se aplica a peixes vermelhos.

Eu normalmente digo que 80 litros da para ter 2 ou 3 mas estou a ser simpático, mas 15 litros só da para dois como solução temporária.

Poucos lojistas tem-em exemplares adultos para venda, se visses 1 adulto era amais fácil entenderes.

É certo que nos lagos eles atingem o dobro do tamanho mas num aquário também crescem e o crescimento não é limitado por falta de espaço, o que acontece é que eles ficam defeituosos pela falta de espaço.

 

Relativamente a espuma tens de garantir que há movimentação a superfície de agua, desde que não ponhas as mãos dentro do aquário ou produtos quimicos em principio não há problema

 

A agua á superficie está com boa movimentação (digo eu) essa situação eu já tinha verificado e consigo ver a agua a mexer em todo o perimetro do aquario.

Só por curiosidade um cometa ou um telescópio podem atingir que tamanhos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, para acrescentar mais alguma informação aqui ao post, eu tenho um cometa adulto com +- 20cm sozinho num aquario com 110 litros (95 reais) com filtro Eheim Professional External Filter 2222 e mudas de 30 litros semanais e mesmo assim a agua fica um pouco suja, nunca consigo ter a agua cristalina com o cometa, pois são peixes muito sujos. Quanto a flora é para esquecer, come tudo ate de plastico :). Isto para tu teres uma ideia.

Para aquarios pequenos aconcelho sempre guppys e afins, pois os peixes de agua fria ao contrario do que vendem(dizem) nas lojas eles crescem muito tendo a condições ideais.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

A nível de plantas no aquário de água fria, muito recentemente tentei as anúbias...tenho-as presas a um tronco, a ver se a raíz agarra.

Eles não mostraram grande interesse nelas e visto que nem estão plantadas no areão não há risco de eles, ao remexerem as pedrinhas, moverem as raízes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais