Primeiro aquário tropical :-)


joao.sobral

Recommended Posts

Olá Pessoal,

 

Gostaria que me dessem opiniões sobre o aquário, e que me respondessem a umas questões que vou colocar sobre algas que surgiram.

 

 

O meu aquário tem as seguintes dimensões: 50 x 50 x 60 (cm) num móvel com 50 x 50 x 70 (cm)

 

O móvel é da aquantlantis e o aquário feito pela aquavitro. (segui o modelo evasion 50x50 :) ).

 

Plantas:

Brazilian micro sword

Cabomba caroliniana

Anubias barteri var. angustifolia

Vallisneria americana (gigantea)

Cladophora aegagrophila (bola de algas)

Sagittaria Platyphylla

Cryptocoryne beckettii "petchii"

 

Peixes:

3 x neons tetra (tinha 5 morreram dois, mia culpa pensei que o ciclo já tinha terminado :P )

5 x black neons (tinha 6 morreu um, mesmo problema do de cima)

 

 

Invertebrados:

- 4 camarões red cherry

- 1 caracol (gilled snail), digo 1 porque foi o unico que encontrei mas a probabilidade de ter mais é sempre elevada (bonus de plantas)

 

Equipamento:

- Eheim 2215 plus (com media filter , torneiras etc)

- Jebo UV 11w

- Eheim Jagger 150w

- 2 x PLL 36w (loja aquaeden feito à medida para 50cm)

-Já encomendado kit co2 + reactor ab medic 1000

-termometro

 

 

Vista geral do aquário:

dsc04176g.jpg w600.png

 

Peço desculpa por os tubos não estarem escondidos , tipicamente estão sempre :P

 

Outras fotografias:

 

1)

dsc04173.jpg w600.png

 

2)

dsc04175.jpg w600.png

 

3)

dsc04149k.jpg w600.png

 

4)

dsc04153v.jpg w600.png

 

5)

dsc04156a.jpg w600.png

 

6)

dsc04160.jpg w600.png

 

7)

dsc04164g.jpg w600.png

 

Valores da Água:

 

Último dia testado (06/11):

pH - 6.5

Ammonia - 0.10

Nitritos - 1.0 ( já esteve a 2.0 , penso que o fim do ciclo está próximo!!)

GH - 5.00

KH - 5.00

Nitratos - (sem teste, sim eu sei tenho de comprar com urgência ;-P )

 

Tenho feito trocas de água dia sim, dia não de 10 - 20%, após as trocas coloco sera bio nitrevec (supostamente contem bactérias depuradoras).

 

Gráfico de valores (17/10 até 06/11):

screenshot20091108at302.png w672.png

 

Nota: O pico de KH é devido à adição de uma colher de chá de bicarbonato de sódio (tinha o KH proximo do 0 , o que tornava o ph muito instável e baixo).

 

Nota: No gráfico não surge nenhum pico de amónia porque comprei o teste de amónia no fim de outubro, o pico deve-se ter dado antes e o pico de nitritos (que se pode ver no gráfico) é a prova disso.

 

Problemas:

- Como podem vem na figura 6 tenho umas algas esbranquiçadas/acastanhas que se agarram as plantas e crescem tipo fios (mas diferente da alga cabelo ou barba) porque parece tipo algodão sabem o que pode ser?

 

- Na figura 7 outro tipo de alga que se agarra ás folhas das plantas como pontinhos castanhos , se esfregarmos saí.

 

-Por fim coloquei peixes cedo demais (o tal sindroma de principiante) e ainda estou num pico de nitritos, pelo o que vejo apenas posso esperar, não colocar mais peixes e fazer TPAs diários de 10 - 20% de água (tipicamente tiro um balde de 10l de água) ?

 

 

Outras dúvidas:

- Devo dar comida uma vez por dia ou duas vezes por dia? A comida tipo granulador ou farelos é suficiente para os peixes, ou deve-se diversificar com comida viva?

 

- Não sei o nome da planta que está atrás da bola de algas (ver figura 3 e 4). Alguem sabe o nome desta planta?

 

Futuro próximo:

-Encomendei o kit co2 da aquaristic com válvula solenoide + o reactor AB Medic 1000 , portanto o co2 caseiro é apenas temporário

 

 

Futuro mais longiquo:

- Comprar monitorizador de PH que corte o CO2

 

 

 

Por fim todos os comentários são bem vindos e tenho de agradecer a todo o pessoal do forum porque muito do que fiz foi com base no que foi lido por estes lados. ;)

Editado por joao.sobral
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola caro João,

 

Não referiste quanto tempo colocas a UV a funcionar, podes dizer?

 

Relativamente ás algas pouco te posso ajudar a não ser dizer para leres as indicações dadas aqui no fórum.

 

No entanto será uma questão de tempo até isso acalmar.

 

Continuação de boa aquariofilia!

Paulo Correa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ibanezvai sim pode!! :character0050:

 

 

Olá Espito,

 

 

Eu tenho o UV a funcionar 24horas por dia, juntamente com o filtro.

 

Como o UV está depois do filtro, eu associo as bacterias boas agarradas ou ao substracto ou ao substract pro do filtro. O que andar a flutuar acaba por morrer no UV (o que evita aquela sopa verde de algas).

 

Achas que devo reduzir o UV ??

 

 

E a iluminação (e futuro co2), 10h (agora 8h devido ás algas).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

está bem bonito! acho que ainda podia ficar mais fixe com um tronco ou umas pedras mais ao alto, de um dos lados(um pouco descentrado) e mais chegados para trás talvez, conferindo um pouco mais de verticalidade ao conjunto e aproveitando melhor o formato do aqua. formando uma espécie do ponto focal no layout. acho que quando as plantas crescessem mais ia ficar bem agradável, ao estilo de uma zona alagada, não achas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Verdade, eu troncos tenho mas ainda libertam muita tanina e cheiro dai não estarem no aqua mas sim num balde na rua!!

 

Vamos ver quanto tempo demorar até ficarem qualquer coisa de jeito.

 

Em relação às pedras é verdade tenho de arranjar uma alta para colocar lá!!

 

 

Obrigado pela sugestão!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois eu tb tenho 1 grave problema de algas no aqua! já não sei o que fazer... químicos nem pensar! se alguém tiver uma sugestão, algo natural ou assim para acabar com as algas que de uma apitadela :P

 

O teu projecto esta 5 estrelas :eusathink:

Editado por GmDinis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tem cuidado , o movel onde o aquário está naõ paresse muito seguro

 

penso que esse aquário pese pelo menos 50kilos e essa placa é muito fina e pela foto não paresse muito robusta devias por num sitio mais seguro se não podes vir a ter um desgosto e quando chegares a casa está tudo no chão

 

 

 

Boa sorte com o teu aqua

 

 

 

cump. jusi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá jusi,

 

Este móvel é proprio para este aquário! O móvel em questão é de um Evasion 50x50 (link do site oficial http://www.aquatlantis.com/index.php) feito para este aquário, não vejo razao para ser inseguro.

 

 

Já agora se reparares vez que o meu aquário é uma copia do evasion 50x50, isto é mandei fazer um aquário com as mesmas medidas na aquavitro e comprei o móvel à aquatlantis.

 

 

 

Abraço

Editado por joao.sobral
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[Actualização do Aquário]

 

Olá pessoal,

 

Já montei o kit de CO2 que veio da aquaristic (botija, valvula solonoide, duplo redutor e valvula anti-retorno) + reactor ab medic 1000

 

 

* As algas como disse anteriormente praticamente desapareceram, graças a uma equipa de limpeza (onde se incluem tambem os espadas) + as plantas.

 

As fotos em baixo mostram o estado actual do aquário:

 

Vista Geral:

28468403.jpg

 

Vista de frente:

25415005.jpg

 

Vista aproximada:

81846432.jpg

 

Vista aproximada2:

65776579.jpg

 

Equipamento (da esquerda para a direita, ao fundo botija de co2, na frente filtro eheim 2215; na direita bomba de ar, reactor 1000, lampada uv:

22376901.jpg

 

Estado da água:

52896490.png

 

O pico de Ph que podem ver no gráfico em cima deu-se ao facto da entrada do sistema de CO2 novo mal regulado ;), agora o Ph voltou à sua estabilidade.

 

Digam de vossa justiça!!!! Comentem!!

 

Abraço

Editado por joao.sobral
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas rapaz ainda continuas com problemas com os nitritos?

poe o sera siporax. sao umas ceramicas que ajudam as bacterias nitrificantes a proliferarem la.

aquilo vem dentro dum saquinho de rede. e algo muito pequeno mas muito util. poe depois do filtro mecanico (o meu motor ja tinha espaço para por isso, caso o teu nao tenha corta um pouco a esponja). atenças nunca se deve lavar as tais ceramicas. aquilo e a casinha das bacterias (lol)

temperaturas mais elevadas também ajudam as bacterias a proliferarem.

força ai com o aqua;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oLA Zélito,

 

Já não tenho problemas de nitritos se reparares estão a 0,0 (aparece ás vezes 0,1 após colocar peixes novos mas rapidamente volta ao 0,0).

 

Contudo agradeço as dicas, que certamente seguirei com toda a atenção.

 

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim estás com problemas normais para quem está numa fase inicial.

 

Pelo que reparo as algas que referes devem-se a desiquilibrios de nutrientes, e é muito importante que os consigas controlar para valores padrão, podes consultar o método estimativo de Tom Barr, que irá te ajudar um pouco como conseguir os valores e depois sobre algas num plantados deves consultar este site"Algas" para saberes melhor que alga tens e a que desiquilibrio se deveu o seu aparecimento.

 

Tens de ter paciência para resolver esses problemas, visto que tens o material e equipamentos para tal.

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antonio,

 

Uma vez por semana tenho colocado duas tampinhas de Flourish da sachem (adubo liquido) e duas tampinhas de Flourish Excel.

 

As algas castanhas filamentosas despareceram praticamente, contudo tenho é um tipo de alga as castanha agarrada ao vidro e uns ligeiros green spots.

 

Algumas folhas, principalmente das anubias, ainda apresenta pontos castanhos (aquele tipo de alga que se remove bem caso esfregue a folha).

 

 

 

Vou analisar o site que me deste! Obrigado!

 

 

 

 

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.