Oligo- elementos


Puer

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Tenho reparado que algumas plantas (entre elas uma ou outra Cabomba) desenvolveram uma cor amarelada nas folhas mas apenas aquelas mais próximas da superfície. O caule e restantes folhas apresentam-se aparentemente de boa saúde.

Suspeito de duas causas: uma injecção exagerada de Dióxido de Carbono ou carência de oligo-elementos.

Tenho substrato fértil, e iluminação de 120 w num aquário de 200 Litros bem como água ácida.

 

Podem ajudar-me?

 

Obrigado

 

Puer

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Aqui vai a minha opinião, mas com certeza outros membros mais experientes vão poder ajudar; para ser sincero não me parece ser excesso de CO2, apontava mais para a falta de nutrientes.

 

Que fertilizante usas e qual o areão (algum tipo de substracto) ?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não uso fertilizante porque tenho substrato fértil da Azoo.

E creio que este é o melhor de entre as várias marcas... Por isso não encontro motivos.

Talvez essas plantas não se dêem bem com água ácida e macia.

 

Puer

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O uso de substracto fértil nem sempre substitui a necessidade de adubar na coluna de água. Muitas vezes se o areão é muito fino ele vai impedir quase 100% a libertação de nutrientes do substracto para a coluna de água, estando disponivel unicamente para as plantas que assimilam pela raiz.

 

Normalmente as folhas ao nascer são mais claras e só depois ficam bem verdes, e isso n é sintoma de carência... é preciso estar atento.

 

O Co2 em excesso não provoca só por si qualquer tipo de reacção de carencia. Pode é acelerar o metabolismo das plantas e se elas não conseguirem obter micro e macro nutrientes então exprime-se uma carência.

 

Aconselho-te a adubares com um fertilizantes rico em oligo elementos, bem completo, devagar. vai vendo a resposta das plantas até acertares com a quantidade.Macro nutrientes adicionas depois se, e só se, tiveres necessidade( o abubo pode estar a libertar macros em quantidade sufuciente )

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais