Como limpar Basalto?


Recommended Posts

Boas,

 

Hoje fui ao Monsanto apanhar uns calhaus de basalto, para os limpar passei por agua quente e esfreguei com um esfregão verde e depois fervi-os mas eles continuam acastanhados... será que devo fazer mais alguma coisa ou ponho assim no aqua??

### Assinatura removida por incumprimento das regras. Ass. HRS ###

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu apanhei várias e têm todas aquele aspecto... se fosse barro saía com o esfregão verde... parece então que n é defeito é feitio. Alguem que tenha apanhado que dê opinião por favor.

 

mjm obrigado pela resposta pronta.

### Assinatura removida por incumprimento das regras. Ass. HRS ###

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu apanhei várias e têm todas aquele aspecto... se fosse barro saía com o esfregão verde... parece então que n é defeito é feitio. Alguem que tenha apanhado que dê opinião por favor.

 

mjm obrigado pela resposta pronta.

 

Olá,

 

Eu estou com o mesmo problema, já recorri inclusive a lixívia pura, mas acho que é mesmo da pedra, não consegues tirar totalmente algum do barro que vem agarrado.

Como n tenho muita pressa acho que ainda vou tentar uma esfrega com a Dremel (aquele berbequim de detalhes) e mais escova de dentes.

 

:P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois não sai mesmo... deixei de molho de noite com sal e nada... vou por assim no aqua depois logo vejo o efeito se não gostar deito fora também foram à borla :discuss_gathering:

### Assinatura removida por incumprimento das regras. Ass. HRS ###

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois não sai mesmo... deixei de molho de noite com sal e nada... vou por assim no aqua depois logo vejo o efeito se não gostar deito fora também foram à borla :discuss_gathering:

 

Se calhar não me devia meter no assunto, mas quando deitares fora, tenta pelo menos que seja em Monsanto onde os foste buscar, haverá certamente outras pessoas para quem esse basaltos poderão ser úteis, senão serão úteis à natureza. :rainbowafro:

O facto de serem de borla não quer dizer que devam ser desperdiçados biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim sem duvida não vou certamente deitá-los no caixote do lixo... e até pode haver alguém que tenha a solução milagrosa para o meu problema.

### Assinatura removida por incumprimento das regras. Ass. HRS ###

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Não há milagre, o basalto de Lisboa tem muito ferro, o solo é vermelho.

Se usares um agente redutor o basalto fica escuro, mas se o teu aquário tiver oxigénio suficiente ele volta a 'enferrujar'.

 

A melhor hipótese para arranjar basalto mais escuro em Lisboa é pedra recém-partida, como na fundação de uma obra, mas tem um defeito, o basalto costuma partir com arestas vivas e isso pode ferir os peixes.

 

Basicamente acho que, ou gostas assim ou procuras numa zona em que o basalto seja preto.

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mjm tira-me só uma duvida por favor, esse ferro do basalto pode alterar os parâmetros da agua? Devo ter alguma preocupação em relação a isso?

### Assinatura removida por incumprimento das regras. Ass. HRS ###

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não, o ferro vermelho (Fe+++) é muito pouco solúvel, eu tenho fetos agarrados a esses basaltos, dentro dos aquários, e nunca tive problemas (até nos aquários dos corys bébes). Também há mais gente que os usa e não têm falado em problemas.

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.