Aqua 19 lts - Ajuda - Iniciante na aquariofilia


Turtle

Recommended Posts

Bom dia todos,

 

Sou novata no mundo da aquariofilia pelo que, a minha experiência é nula.

Agradeço por isso a vossa ajuda, conselhos, sugestões,.....

 

Tenho 1 aquário de 19 litros, que enchi com 17 litros.

Este aquário está equipado com um filtro mochila da Eheim, um aquecedor e 2 termómetros.

A nível de plantas, tem 1 anúbia e 2 echinodorus tenellus.

O peixe para este aquário será 1 Betta Splenders.

 

2 termómetros porquê?!

Porque o aquecedor estava regulado para a temperatura de 27ºC e o termómetro digital apresentava cerca de mais 2,5ºC.

Para tirar dúvidas, resolvi adicionar um termómetro de mercúrio.

Neste momento, tenho o aquecedor regulado para 25ºC, o termómetro digital apresenta 27,5 ºC e o de mercúrio 29ºC.

Resultado, fiquei ainda mais confusa.

 

 

Devo usar iluminação artificial ?

Que tipo de iluminção?

Qual a potência?

Onde encontrar luminárias para aquários de dimensões reduzidas?

 

Além da iluminação, faltará mais alguma coisa que me esteja a escapar?

 

 

Grata pela atenção que possam dispensar-me.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

antes de mais uma pequena correcção em relação ao nome do peixe...é Betta Splendens.

 

Em relação ao termómetro acho que deve de seguir o analógico mas atenção que a diferença de um para o outro (alem de estranha) pode existir se os termómetros estiverem em locais diferentes. Se um está ao pé do aquecedor vai acusar mais temperatura do que um que esteja do lado oposto ao aquecedor. Em relação à iluminação artificial, ela é aconselhável. Normalmente, quando temos plantas naturais, seguimos a regra de 1W de potencia por cada litro de agua mas nesse caso como as plantas não são exigentes penso que pode utilizar uma potência de 9 ou 11w. Existem uns candeeiros próprios para aquários que servem perfeitamente para esse aquário.

 

luminária 1

luminária 2