Recommended Posts

Desculpem esta pergunta, mas surgiu-me a dúvida sobre quando devo ter ligado o co2, visto que pensava que deveria estar ligado durante o dia para carregar a coluna de àgua de co2 para durante a noite as plantas absorverem o mesmo?!

Entretanto disseram-me que deveria ser ao contrário?

 

Alguem pode-me ajudar neste assunto?

 

Obrigado

 

(sei que podem haver posts com este assunto mas já andei à procura e não encontro, se tiverem link, melhor)

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem esta pergunta, mas surgiu-me a dúvida sobre quando devo ter ligado o co2, visto que pensava que deveria estar ligado durante o dia para carregar a coluna de àgua de co2 para durante a noite as plantas absorverem o mesmo?!

Entretanto disseram-me que deveria ser ao contrário?

 

Alguem pode-me ajudar neste assunto?

 

Obrigado

 

(sei que podem haver posts com este assunto mas já andei à procura e não encontro, se tiverem link, melhor)

 

O CO2 deve estar ligado durante o fotoperíodo.

 

Enquanto há luz, as plantas estão a fazer a fotossíntese a consumir CO2 e a produzir O2. Sem luz, as plantas respiram, i.e., consomem O2 e produzem CO2.

Assim, a injecção de CO2 é benéfica durante o período em que há luz e em que as plantas o estão a consumir. Sem luz, se injectares CO2, passas a ter 2 fontes de CO2 o que, consoante o ritmo de injecção e a quantidade de plantas até pode ser CO2 a mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O CO2 deve estar ligado durante o fotoperíodo.

 

Enquanto há luz, as plantas estão a fazer a fotossíntese a consumir CO2 e a produzir O2. Sem luz, as plantas respiram, i.e., consomem O2 e produzem CO2.

Assim, a injecção de CO2 é benéfica durante o período em que há luz e em que as plantas o estão a consumir. Sem luz, se injectares CO2, passas a ter 2 fontes de CO2 o que, consoante o ritmo de injecção e a quantidade de plantas até pode ser CO2 a mais.

 

Pois, era o que pensava!

 

Mas como me garantiram o contrário fiquei na dúvida, mas agora já tenho a certeza, também já consultei artigos sobre o mesmo assunto e tenho a prova.

 

Obrigado

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem contrariar, mas a fotossintese faz-se em duas fases:

a fase clara, durante o dia em que a planta produz ATP e a fase escura, durante a noite, em que a planta assimila CO2.

No entanto, a fase escura tb se faz durante o dia.

Assim, será + benéfico quer para a planta quer para os peixes que o mesmo CO2 seja bombeado durante todo o dia, mas em quantidades pequenas, para ir sendo assimilado pela planta sem saturar a água, pois depois começa a formar ácido carboxilo que vai alterar o pH da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem contrariar, mas a fotossintese faz-se em duas fases:

a fase clara, durante o dia em que a planta produz ATP e a fase escura, durante a noite, em que a planta assimila CO2.

No entanto, a fase escura tb se faz durante o dia.

Assim, será + benéfico quer para a planta quer para os peixes que o mesmo CO2 seja bombeado durante todo o dia, mas em quantidades pequenas, para ir sendo assimilado pela planta sem saturar a água, pois depois começa a formar ácido carboxilo que vai alterar o pH da água.

 

Ja agora uma pergunta.

essa alteração de PH é para um meio +acido ou + alcalino?

sem mais Duti.

Editado por Duti

My-Dreams.gif

Tec. A.V.A.C. com formação em Informática.

Hobby's: Aeromodelismo ; Electrónica ; Aquariofilia e outros.

People Sharing's em Os Hobbys

Um abraço, Duti.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora uma pergunta.

essa alteração de PH é para um meio +acido ou + alcalino?

sem mais Duti.

 

Irá tornar o meio mais àcido.

Podes sempre confirmar a varição, testando a àgua sem CO2 e com CO2.

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.