Aqua 19 lts - Ajuda- Muitas Dúvidas


Turtle

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Sou novata e inexperiente no mundo da aquariofilia por isso, peço desde já desculpa por alguma observação ou pergunta "estúpida".

 

Tenho 1 aquário de 19 litros, que enchi com 17 litros.

Este aquário está equipado com um filtro mochila da Eheim, um aquecedor e 2 termómetros.

 

2 termómetros porquê?!

Porque o aquecedor estava regulado para a temperatura de 27ºC e o termómetro digital apresentava cerca de mais 2,5ºC.

Para tirar dúvidas, resolvi adicionar um termómetro de mercúrio.

Neste momento, tenho o aquecedor regulado para 25ºC, o termómetro digital apresenta 27,5 ºC e o de mercúrio 29ºC.

Resultado, fiquei ainda mais confusa.

 

O aquário em questão foi preparado no passado sábado.

A nível de plantas, tem 1 anúbia e 2 echinodorus tenellus.

O peixe para este aquário será 1 Betta Splenders.

 

 

Perguntas :

 

- Quando posso colocar o Betta neste aquário?

 

- Por onde me devo regular para saber a temperatura do aqua?

 

- Que matérias filtrantes devo usar ?

 

- Devo adicionar alguns tratamentos à agua além do que elimina o cloro ?

 

- Posso colocar mais algum peixe, junto ao Betta?

 

- Falta alguma coisa ou há alguma coisa errada neste aqua?

 

 

Agradeço a vossa ajuda.

Conselhos, alertas, avisos, dicas....tudo será da maior importância.

 

Desde já, obrigada.

 

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Sou novata e inexperiente no mundo da aquariofilia por isso, peço desde já desculpa por alguma observação ou pergunta "estúpida".

 

Tenho 1 aquário de 19 litros, que enchi com 17 litros.

Este aquário está equipado com um filtro mochila da Eheim, um aquecedor e 2 termómetros.

 

2 termómetros porquê?!

Porque o aquecedor estava regulado para a temperatura de 27ºC e o termómetro digital apresentava cerca de mais 2,5ºC.

Para tirar dúvidas, resolvi adicionar um termómetro de mercúrio.

Neste momento, tenho o aquecedor regulado para 25ºC, o termómetro digital apresenta 27,5 ºC e o de mercúrio 29ºC.

Resultado, fiquei ainda mais confusa.

 

O aquário em questão foi preparado no passado sábado.

A nível de plantas, tem 1 anúbia e 2 echinodorus tenellus.

O peixe para este aquário será 1 Betta Splenders.

 

 

Perguntas :

 

- Quando posso colocar o Betta neste aquário?

 

- Por onde me devo regular para saber a temperatura do aqua?

 

- Que matérias filtrantes devo usar ?

 

- Devo adicionar alguns tratamentos à agua além do que elimina o cloro ?

 

- Posso colocar mais algum peixe, junto ao Betta?

 

- Falta alguma coisa ou há alguma coisa errada neste aqua?

 

 

Agradeço a vossa ajuda.

Conselhos, alertas, avisos, dicas....tudo será da maior importância.

 

Desde já, obrigada.

 

 

Cumprimentos,

 

Boas, sugiro que comeces por ler isto:

Manual

 

Se continuares com duvidas forca!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa tarde,

 

Perguntas :

 

- Quando posso colocar o Betta neste aquário? Quanto tiver terminado o ciclo do azoto.

 

- Por onde me devo regular para saber a temperatura do aqua? Os dois termómetros estão ao lado um do outro? se possível pegue nos dois e leve-os a outro aquário (loja, amigo) e teste com um que já lá esteja.

 

- Que matérias filtrantes devo usar ? Esponjas, lã branca, cerâmicas (substrat pro). Depois terá outras opções, como resinas, carvão activado, ect

 

- Devo adicionar alguns tratamentos à agua além do que elimina o cloro ? Depende do tratamento que faz.

- Posso colocar mais algum peixe, junto ao Betta? Em 17 L é complicado.

 

- Falta alguma coisa ou há alguma coisa errada neste aqua? Ser pequeno :P

 

Agradeço a vossa ajuda.

Conselhos, alertas, avisos, dicas....tudo será da maior importância.

 

Desde já, obrigada.

 

 

Cumprimentos,

 

Força.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, sugiro que comeces por ler isto:

Manual

 

Se continuares com duvidas forca!

 

 

 

Obrigada pela sugestão.

Eu já li esse manual e outras informações mas, continuo com muitas dúvidas.

 

Li algures que se deve introduzir um peixe resistente para acelarar o ciclo.

Sendo o Betta um peixe resistente, fico sem saber se espero mais algum tempo ou se posso introduzi-lo no aqua a qualquer momento.

 

Sinto um pouco "loira burra" mesmo não sendo loira !!!!!!!!!!!!!!!:P

Peço desculpa, pela ignorância.

 

Obrigada.

 

Todos os conselhos e sugestões serão bemvindos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela sugestão.

Eu já li esse manual e outras informações mas, continuo com muitas dúvidas.

 

Li algures que se deve introduzir um peixe resistente para acelarar o ciclo.

Sendo o Betta um peixe resistente, fico sem saber se espero mais algum tempo ou se posso introduzi-lo no aqua a qualquer momento.

 

Sinto um pouco "loira burra" mesmo não sendo loira !!!!!!!!!!!!!!!:P

Peço desculpa, pela ignorância.

 

Obrigada.

 

Todos os conselhos e sugestões serão bemvindos.

 

 

Para que submeter um peixe a niveis que para ele podem ser toxicos? para acelerar o ciclo? naaa, acho que nao vale a pena ele sofrer porque nos temos pressa! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vinda ao forum.

 

De facto é muito bom que tenhas escolhido um betta para o aqua de 19 litros, pois esses peixes sofrem imenso nos cubos onde são "acomodados".

 

Quanto ao ciclo, como tudo na vida, demora o seu tempo.

 

Tem de se dar tempo para que as bactérias se fixem no filtro/substrato, etc.

 

Existe quem coloque bactérias sob a forma de produtos, quem coloque comida, quem coloque o peixe.

 

Quanto à questão do peixe "resistente" depende igualmente como ele já venha da loja, pois podes ter todas as condições no teu aqua, mas se a loja não tem um cuidado acrescido na sua manutenção, então o peixe pode já vir "condenado" da loja.

 

Se reparares tens o aqua a funcionar à menos de uma semana e terás que ter atenção se o ciclo é concluido, que no teu caso se for feito tudo de acordo com as "regras" mais rapidamente o mesmo é feito, no entanto terás o inverso, o aqua sujar-se-á mais depressa e o facto de pensares em colocar mais peixes é sempre muito arriscado pela volumetria do aqua.

 

Boa sorte e para além de verificares os termómetros, vê lá o aquecedor, pois poderá estar com problemas, uma vez que está a aquecer mais a água do que aquele valor que escolhes.

O aquecer é novo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa tarde,

 

 

 

Força.

 

 


Os dois termómetros encontram-se em lados opostos.

Lamentavelmente, não tenhocomo comparar com outros termómetros em funcionamento.

 


Tenho conhecimento da existência de algumas dessa matérias filtrantes mas, não sei como usá-las.

Onde colocá-las e em que circunstânias.

 


À água da torneira adiciono "Tetra Aquasafe" ou "Sera Aquatan".

 


Sim, eu tenho consciência que poucos ou nenhuns peixes posso adicionar a aqua de reduzidas dimensões e que tem um Betta mas, pensei que talvez juntar 2 ou 3 peixes pequenos de fundo não fosse mau de todo.

Embora, eu não saiba que peixes seriam esses.

 


Sim, eu sei que com um aqua de dimensões reduzidas pouco posso fazer e que é mais dificil de manter.

Contudo, se os meus conhecimentos e experiências são nulos não faz sentido eu investir num aqua maior e sacrificar com os meus erros e inexperiência peixes e plantas.....etc.

 

 

De momento, esta é a minha realidade.

Todos os conselhos, ajudas e dicas serão benvindos.

 

Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As matérias filtrantes colocam-se nos filtros, nos espaços criados para o efeito.

Essas matérias filtrantes permitem uma fixação maior de bactérias e ao mesmo tempo uma maior retenção de sugidade proveniente da alimentação e sugidade do aqua.

 

Quanto aos peixes a serem colocados, terás que ter atenção que o betta é muito sensivel a peixes "vistosos".

Peixes de fundo corydoras.

 

Mas mais uma vez refiro e como tu igualmente também sabes, o aqua é muito limitativo quanto a espaço para mais peixes, no entanto é como dizes: vai aprendendo e ariscando pouco e principalmente: diverte-te e tira alguma satisfação do aqua.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vinda ao forum.

 

De facto é muito bom que tenhas escolhido um betta para o aqua de 19 litros, pois esses peixes sofrem imenso nos cubos onde são "acomodados".

 

Quanto ao ciclo, como tudo na vida, demora o seu tempo.

 

Tem de se dar tempo para que as bactérias se fixem no filtro/substrato, etc.

 

Existe quem coloque bactérias sob a forma de produtos, quem coloque comida, quem coloque o peixe.

 

Quanto à questão do peixe "resistente" depende igualmente como ele já venha da loja, pois podes ter todas as condições no teu aqua, mas se a loja não tem um cuidado acrescido na sua manutenção, então o peixe pode já vir "condenado" da loja.

 

Se reparares tens o aqua a funcionar à menos de uma semana e terás que ter atenção se o ciclo é concluido, que no teu caso se for feito tudo de acordo com as "regras" mais rapidamente o mesmo é feito, no entanto terás o inverso, o aqua sujar-se-á mais depressa e o facto de pensares em colocar mais peixes é sempre muito arriscado pela volumetria do aqua.

 

Boa sorte e para além de verificares os termómetros, vê lá o aquecedor, pois poderá estar com problemas, uma vez que está a aquecer mais a água do que aquele valor que escolhes.

O aquecer é novo?

 

 

 

Obrigada, pelas dicas e conselhos.

 

O aquecedor é novo.

É da Eheim, tem termóstato e regulador de temperatura.

Aparentemente está a funcionar mas, não consigo avaliar mais que isto.

Comprei-o online na Pet4you por isso, não posso deslocar-me à loja e estar a enviar para ser analisado implica mais custos para mim e fico privada do seu uso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma das razões da diferença de temperatura nos termostatos poderá ser pelo facto de estarem em locais diferentes, coloca-os juntos e verifica.

 

Podes sempre colocar Ottos, de peixes pequenos não me lembro assim de mais nenhum.

 

 

Ao contrário do que se pensa, pode-se fazer muito e muita coisa com um aquário pequeno, basta reparar nos nanos, o problema não é esse, é a fauna e manter os parâmetros da água em níveis normais torna-se mais complicado.

 

Para fazeres o ciclo basta ires deitando comida (muito pouca) que ele inicia e vais deitando sempre comida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relacao ao termostato, quase de certeza que é normal, de quantos watts e ele? tenho um de 100w num aqua de 30 litros, e tambem me acontece o mesmo, alguns ate da para calibrar essa diferenca usando para isso um parafuso no proprio termostato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relacao ao termostato, quase de certeza que é normal, de quantos watts e ele? tenho um de 100w num aqua de 30 litros, e tambem me acontece o mesmo, alguns ate da para calibrar essa diferenca usando para isso um parafuso no proprio termostato.

 

 

O Aquecedor é este :

 

Eheim Jager aquecedor de precisão 25W

 

 

Os termómetros são :

 

- Termómetro de mercúrio "Sera" Precision

- Termómetro digital Aqua Medic T Meter

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.