Dúvida acerca do sietma de SUMP!!!!


Recommended Posts

Caros colegas,

 

estando a iniciar-me no mundo dos marinhos teho procurado muita informação acerca da montagem e manutenção dos mesmos. O que se passa prende-se com a utilização ou não de uma sump, pois alguns logistas me desaconselharam à sua utilização devido à acumulação de partículas no fundo do aquário que acabam por matar a rocha viva.

 

Estou num dilema e não sei o que fazer, embora aqui no fórum muito se tem falado dos benefícios de uma sump.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Quanto a mim uma sump só tem beneficios e é praticamente indispensável num aquario de medias/grandes dimensões... principalmente marinho...

Quanto à questão de se acumularem detritos no aquário, de facto pode acontecer se o aquariofilista não for cuidadoso e se não tiver uma boa circulação no aquario principal... mas isso acontece com ou sem sump... De resto parece me estranho que um lojista tenha afirmado que a acumulação de detritos "mata" a rocha viva...

O que pode acontecer é a qualidade da água se deteriorar e haver uma infestação de algas, surtos de doenças, etc e toda a panóplia de maus acontecimentos que daí advem... mas matar a rocha viva, acho um pouco exagerado... mas é so a minha opinião...

abraço

 

Cesar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não sei que lojas andas a fequentar, mas o que te disseram é de facto muito estranho. Se estás a referir-te à acumulação de detritos na Sump, então esses são extremamente fáceis de remover e não matam nada! Um das funções da sump é precisamente essa - conseguirmos que esses detritos se depositem nela para que facilmente possam ser removidos.

 

Se por outro lado falas de acumulação de detritos no aquário principal, então o César já disse tudo - aumentar a circulação...

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros colegas,  

 

estando a iniciar-me no mundo dos marinhos teho procurado muita informação acerca da montagem e manutenção dos mesmos. O que se passa prende-se com a utilização ou não de uma sump, pois alguns logistas me desaconselharam à sua utilização devido à acumulação de partículas no fundo do aquário que acabam por matar a rocha viva.

 

Estou num dilema e não sei o que fazer, embora aqui no fórum muito se tem falado dos benefícios de uma sump.

 

Obrigado.

 

E depois as pessoas dizem barbaridades como "ó mãe, porque é que ja não ha apredrejamentos em praça publica para os senhores que se portam mal , roubam, praticam crimes e têm lojas e aconselham os clientes a não terem sump's?" .

 

enfim, passado o meu momento super bock preta de humor negro, vamos à realidade ;)

 

Uma SUMP é sempre, mas SEMPRE bom.

 

Uma sump é bom, alias, optimo porque te aumenta o volume total do aquario, faz com que seja captada a camada superior da agua do aquario, onde num aquario sem sump se costuma acumular gorduras e pedaços de comida flutante.. enfim, possiblita a criação de refugios, zonas para deixar resinas ou carvão caso uses, entre outras.

 

A unica razão que vejo para um lojista desaconselhar o não uso de uma sump em aquarios de agua salgada ( e estamos a falar de agua salgada ) é simplesmente o facto de ele não ter aquarios furados na loja. E o facto de ser um PESSIMO lojista. Terrivel mesmo.

 

É perfeitamente possivel de ter um aquario sem SUMP, atenção : mas é sempre MELHOR ter uma.

 

Enfim, assim andam os conselhos de quem tem uma loja...

Gonçalo Proença

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui no forum um dos membros, o Marco Madeira, tem um reef fantástico sem sump, mas acho que é dos poucos.

 

Eu pessoalmente acho que, sobretudo num reef, a sump é tão importante quanto o próprio aquário.

 

No forum este tema já tem sido bastante discutido e podes ver aqui alguns valiosos conselhos sobre o assunto (se é que não viste já):

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=11996

 

Neste tópico podes inclusivamente ver um esquema muito bom do Diogo Lopes, que exemplifica a configuração do setup dele, incluindo a sump.

 

Quanto ao lojista... :twisted: ...eu se fosse a ti ia a outra loja! :?

 

 

Abraço.

 

 

Ricardo Ventura

Ora bolas... tive um trabalhão a escolher uma casa com grandes vistas e agora a malta passa o tempo todo a olhar para o aquário!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais