Algas pretas Rhodophyta


Fixe27

Recommended Posts

Boas tenho problemas com as algas Rhodophyta que me apareceram nas folhas das plantas de crescimento lento..... tenho feito tpas com frequencia 50% duas vezes por semana .... Tive tempos em que o crescimento das algas foi nulo mas agora tive outro BUMMMMMMM

nitritos quase a 0

nitratos quase a 0

fosfatos quase a 0

 

Será que o Co2 terá influencia???????

já parei de fertelizar para nao piorar as coisas.......

limpei as algas dos vidros e do tronco mas das folhas é impossivel....

tenho 4 Otos e 4 Camaroes japonicas fora alguns limpavidors comuns?????

Editado por Fixe27
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Dizes que tens os nitratos a zero... assim como os fosfatos.

Ora... a falta destes 2 elementos... é caminho certo para o apreçimento das algas.

 

Parar de fertilizar... não faz por isso sentido... devias era acertar os valores destas 2 macros para os valores geralmente recomendados.

Depois... continuares a injectares co2... e um tratamento diário com Excel dava uma grande ajuda.

 

Os ottos... não comem essas algas. Os camarões... tambem julgo que não.

Os SAE... são dos poucos que as comem.

 

Acerta os valores das macros(po4 e no3), excel e co2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Dizes que tens os nitratos a zero... assim como os fosfatos.

Ora... a falta destes 2 elementos... é caminho certo para o apreçimento das algas.

 

Parar de fertilizar... não faz por isso sentido... devias era acertar os valores destas 2 macros para os valores geralmente recomendados.

Depois... continuares a injectares co2... e um tratamento diário com Excel dava uma grande ajuda.

 

Os ottos... não comem essas algas. Os camarões... tambem julgo que não.

Os SAE... são dos poucos que as comem.

 

Acerta os valores das macros(po4 e no3), excel e co2.

 

 

Obrigado pela resposta neste momento tenho como fertelizantes :

micros :

JBL ferropol

JBL ferropol 24

 

macros:

 

Flourish fosfatos

Flourish Potassio

 

tenho de arranjar nitrato....

e tenho de arranjar o dito Excel

será que deva deixar de usar os da JBL

 

ferropol uso 5ml de 2 em 2 dias

Ferropol 24 uso 2 gotas por dia

 

 

as plantas estao bonitas e a crescer bem a propria cuba está a progredir bem ,pena as algas que estao a aparecer por cima dela nunca tive outros tipos de algas ... nem se quer filamentosas .... mas estas estao a dar cabo da paciencia .... tenho tirado algumas folhas velhas com muitas algas mas da cuba é impossivel.......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora mais uma duvida, a maneira mais eficaz de fertelizar será de manha ????? nao sei se será a forma mais correcta de fertelizar?????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

já agora mais uma duvida, a maneira mais eficaz de fertelizar será de manha ????? nao sei se será a forma mais correcta de fertelizar?????

É indiferente... desde que sejas coerente. Até podes fazer fertilizações 24 horas por dia, de forma automática. O importante é teres sempre um equilíbrio de nutrientes minimamente constante de modo a que não haja carências nem excessos.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Eu tive problemas com essas algas resolvi o problema arranjando outra fonte de água pois o meu problema estava na água lá de casa.

 

bem como posso saber se o problema é da agua da torneira??????? os testes dao tudo normal incluindo o ph

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

No meu caso quando fazia os testes a agua da torneira estava tudo bem a agua era óptima levei amostras para lojas espesialisadas tudo ok mas cada vez tinha mais algas. numa loja em Guimarães pos o problema. O senhor que lá estava disse cunhe-se alguma fonte perto de sua casa eu disse sim experimente mudar agua durante 2 semanas eu a sim fiz passado 3 semanas as algas tinham desaparecido completamente no caso dessa alga Rhodophyta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a alga que tens é esta! Black Brush/Beard (Rhodophyta)

 

 

 

sim mas a minha é preta..... e apenas está em folhas de plantas de crescimento lento

Editado por Fixe27
Link to comment
Partilhar nas redes sociais