Ramirezi e Ramirezi balão


ricardinhorl

Recommended Posts

Boas ppl! Tenho umas duvidas, é possível um ramirezi macho fazer um acasalamento com uma fêmea balão?? é que tenho visto no meu aqua sempre juntos, e quando vem a fêmea ramirezi pura ele(macho) tenta sempre afastar ela da zona onde esta a fêmea balão, e reparei que nessa zona esta uma cova, será para a desova? quem fez a cova o macho ou a fêmea balão? aguardo ajuda

Editado por ricardinhorl

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

pelo que me parece...tens 3 ramirezis..um macho (normal?), uma fêmea normal e outra balão? tens de dizer... se não fica uma confusão e não se percebe.

 

É possível haver cruzamento entre os dois pois são da mesma espécie. A cova normalmente é o macho a fazer, mas acho que a fêmea colabora. Mas os ramirezis têm preferência por fazer a postura em pedras lisas.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pedrioo!

 

tenho 4 Ramirezis ! 2 machos(um deles é balão e o outro é normal) e duas fêmeas(uma delas é balão e outra é normal)

Mas o que é estranho é o macho normal estar interessado pela fêmea balão lol

 

então é normal? vou então colocar uma perda lisa para ver o que acontece...

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles normalmente têm a postura numa rocha lisa, depois fazem uma cova pra passar os alevins que ainda nao nadam. Ficam lá ate poderem nadar livremente (passados uns 3 dias, depende da temperatura). Quando começam a nadar livremente andam sempre atras dos pais até às3 semanas +/-. Depois começam a nadar sozinhos. É normal os pais no inicio poderem comer os ovos ou os alevins, por ainda nao estarem habituados a ser pais, e por serem reproduzidos em massa. Dá-lhes umas 3 hipoteses, se não tens sempre a opção de retirar os ovos da pedra e meter num aquario de criação.

 

Os pais também podem guardar os peixes na boca pelo que li, mas duvido um bocado. O que se passa comigo acho que é mais por engano que o macho e a femea os metem à boca, devem de os confundir com comida a boiar, a maioria das vezes deitão-nos fora, mas outras acabam mesmo por os comer, especialmente nas primeiras posturas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ppl!

 

Bem o Ramirezi macho agora anda com a fêmea normal, a noite ficam a dormir juntos naquela cova feita por ele e por ela. Ele deve ter perdido o interesse a fêmea balão...

 

Eles acasalam em alguma altura especial do ano ou não? é que já la meti a pedra lisa e ainda não vi nenhum resultado tirando a parte que anda muita das vezes juntos e da cova feita... só se também já meteram e a equipa de limpeza tratou de limpar os ovos lol e eu nem vi nada :discuss_gathering:

 

o que acham?

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Uns dois dias antes da portura a fêmea começa a ficar com o ovopositor saído e a barriga mais redonda por estar carregada de ovos. Após a postura o ovopositor mantém-se alguns dias de fora e a barriga bem mais reduzida.

 

A pedra lisa não é para estimular à reprodução, é simplesmente um sítio que eles costumam ter preferência para por os ovos depois de a fêmea já ter começado a criar os ovos. Para estimulares aumenta a temperatura para os 28. Se tingires a água ajuda bastante também.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Com turfa... azul de metileno...amendoeira da Índia...

 

outra ideia é chá de camomila lol... mas nunca experimentei...embora ache que não fará mal nenhum aos peixes. Não me admirava que fizesse bem... mas o melhor é mesmo ferveres folha de amendoeira e deitares no aqua o chá (quando frio) e as folhas.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O azul é remédio... por isso convém evitar... no entanto sugeri o azul de metileno porque é usado para diminuir o nº de ovos fungados... ou seja.. se vais deitar daí a uns dias não faz mal que deites logo. (caso eles cheguem mesmo a fazer a postura). O que uso é o da waterlife, protozin. Onde se vende azul em pó..n sei ao certo.

 

A turfa, há à venda em lojas de aquariofilia própria para filtro. Tens é que meter bastante para tingir bem a água.. no entanto há que ter o cuidado de controlar o ph pq a turfa faz com que ele baixe. Tem um efeito positivo que é baixar a dureza da água. Isso dá melhores condições para os ovos eclodirem, a não ser que a tua água já seja mole.

 

Tenta chá preto descafeinado...barato rápido...acessível.. tinge muito bem e não acredito que faça mal.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Tenho novidades!

Reparei ontem que a fêmea anda com o tal ovopositor saído para fora(tenho quase a certeza que é isso...)

 

Vamos ver nestes dias :bs_quesexclaim:

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Boa, amanha deves ter postura. Trata de arranjar quanto antes a tal pedra lisa e com uma boa área. Chegaste a tingir a água?

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Pedrioo ainda nada, ja tenho la uma pedra mas vou meter mais uma. A unica diferença é que no ovopositor nao tem nada, quando esta para fora nao fica com um ovo quase a sair? ou é mesmo assim?

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Só saem os ovos quando ela quiser. Ela coloca-os, com o ovopositor, sobre a pedra e o macho fertiliza de seguida. No youtube há vídeos disso.

 

Cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! ahh ok tenho que ver isso, ela anda a defender a zona onde esta a cova e a noite fica la a dormir... ao lado da cova tenho as pedras lisas, vamos ver o que aconteçe nestes dias.

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pedrioo!

 

olha sinceramente acho que esta normal, sempre esteve nunca vi assim uma grande diferença, se ela já meteu, alguém os comeu o que é estranho é não ter visto nada.

Sera que também não mete por ter la os outros ramirezis?

Editado por ricardinhorl

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...