Dúvidas na decoração


ShakeS

Recommended Posts

Antes de mais olá a todos _o/

 

Sou um rookie aqui no fórum e neste mundo aquático :)

 

Já tive a ver imensas informações muito úteis aqui (Eu era dos que achavam que compra o aquário, mete água, enche de peixes e voilá lol)

 

Vou hoje comprar um aquário, tava a tentar não passar muito dos 60€ visto ser totalmente novato nisto (nunca tive um peixe na vida) e não queria começar em grande, gostaria de começar devagar e com calma. Os pobres peixes não podem ser penalizados pela minha "noobice"

 

Claro que tenho imensas dúvidas mas de momento tenho uma que ainda não consegui achar nada que me ajudasse.

 

Em relação ao areião, tenho mesmo de usá-lo? Estava pensando em colocar aquelas pedras que encontra-se muito agora nas lojas de decoração, pequenas, coloridas de várias formas e feitios, espero que saibam quais estou falando...

 

Todas as fotos que vi aqui tem sempre areia no fundo do aquário e sinceramente não acho muita piada a isso :\

 

Ainda tenho dúvidas em relação ao start do aquário mas depois vou colocar aqui minhas questões, vi o vosso tópico de ajuda mas certas coisas não entendi, sorry, talvez comprando as coisas seja mais fácil de entender, mas por enquanto acho confuso :)

 

Ahhh, e tava a pensar quando colocar os primeiros habitantes, serem os guppies, faço bem?

guppies.jpg

 

Desde já obrigado e este fórum está espectácular =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais olá a todos _o/

 

Sou um rookie aqui no fórum e neste mundo aquático :)

 

Já tive a ver imensas informações muito úteis aqui (Eu era dos que achavam que compra o aquário, mete água, enche de peixes e voilá lol)

 

Vou hoje comprar um aquário, tava a tentar não passar muito dos 60€ visto ser totalmente novato nisto (nunca tive um peixe na vida) e não queria começar em grande, gostaria de começar devagar e com calma. Os pobres peixes não podem ser penalizados pela minha "noobice"

 

Claro que tenho imensas dúvidas mas de momento tenho uma que ainda não consegui achar nada que me ajudasse.

 

Em relação ao areião, tenho mesmo de usá-lo? Estava pensando em colocar aquelas pedras que encontra-se muito agora nas lojas de decoração, pequenas, coloridas de várias formas e feitios, espero que saibam quais estou falando...

 

Todas as fotos que vi aqui tem sempre areia no fundo do aquário e sinceramente não acho muita piada a isso :\

 

Ainda tenho dúvidas em relação ao start do aquário mas depois vou colocar aqui minhas questões, vi o vosso tópico de ajuda mas certas coisas não entendi, sorry, talvez comprando as coisas seja mais fácil de entender, mas por enquanto acho confuso :)

 

Ahhh, e tava a pensar quando colocar os primeiros habitantes, serem os guppies, faço bem?

guppies.jpg

 

Desde já obrigado e este fórum está espectácular =)

 

 

boas

antes de colocares qualquer tipo de peixe tens de deixar o aqua fazer o ciclo (poes areao, substracto,umas plantas e vais pondo um bocadinho de comer), depois então começas por pôr uma equipa de limpeza Corydoras, otocincos (ajuda a acabar o ciclo),ao fim de 2 semanas e só depois poes os restantes peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

antes de mais bem vindo.

Eu tb ainda sou noobie nisto mas ja aprendi algumas coisas aqui no forum.

 

Em relacao ao aerao, gostos sao gostos. A maior parte usa fundo "nao colorido" para recriar melhor o ambiente natural dos peixes, mas gostos sao gostos e nao se discutem.

 

Alguns pontos a considerar:

1) O mais importante de todos. Ter paciencia.

2) Compra o maior aquario que puderes. Quando maior, mais estavel e menor o risco das asneiradas se propagarem.

3) Comecar a juntar para o filtro externo :). Vais sentir essa necessidade mais para a frente. :)

4) Ler e pesquisar sobre o ciclo do azoto. É o ciclo inicial que prepara o ambiente para a entrada dos peixes.

5) Em funcao da agua que tens, mais propriamente o PH, decidir a fauna. Para quem comeca é melhor dicidir a fauna em funcao do PH do que ao contrario.

6) Nao colocar muitos habitantes de cada vez.

7) Questionaro pessoal em caso de duvida.

 

Para ja acho que chega :)

PS: E vai colocando fotos. o ppl gosta é de fotos.

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa e bem vindo,

 

Tal como tu, eu também estou a iniciar, no entanto aquilo que te posso aconselhar em relação ao substrato é que não convém ser de uma granulagem muito grande e também não deve ser muito colorido, pois as cores afectam os peixes.

 

Como substratos podes escolher uns mais claros ou mais escuros, isso agora depende do teu gosto.

 

Boa sorte para o teu projecto

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas _o/

 

Rápidos a responder :)

 

Ya, em relação ao ciclo vi que isso é realmente importante, vou ver se consigo fazer isso correctamente.

 

à tarde vou ao fórum montijo ver se acho algum aquário fixe por lá, pois julgo que tem lá uma loja que vende. Mas já tou começando a assustar-me com por exemplo essa do :

3) Comecar a juntar para o filtro externo

já tou mesmo a ver os precinhos que essas coisas devem andar :s

 

Portanto, se não estou em erro, para iniciar preciso de: Aquário :) Filtro, Termoestato, Iluminação, areão :) e Testes... esqueci de algo?

 

Pelo que entendi devemos tentar um aquário de no mínimo 60l, filtro externo, neste caso mínimo de 120l/h, iluminação que são 1w por cada litro, ou seja, 60w, areão mas nada de cores berrantes, tentar o mais natural possível e testes para a água... Esses testes vêm num kit tudo junto ou temos que comprar cada um separado do outro?

 

Plantas artificiais nem pensar, certo? :snipersmile:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas _o/

 

Rápidos a responder :)

 

Ya, em relação ao ciclo vi que isso é realmente importante, vou ver se consigo fazer isso correctamente.

 

à tarde vou ao fórum montijo ver se acho algum aquário fixe por lá, pois julgo que tem lá uma loja que vende. Mas já tou começando a assustar-me com por exemplo essa do :

 

já tou mesmo a ver os precinhos que essas coisas devem andar :s

 

Portanto, se não estou em erro, para iniciar preciso de: Aquário :) Filtro, Termoestato, Iluminação, areão :) e Testes... esqueci de algo?

 

Pelo que entendi devemos tentar um aquário de no mínimo 60l, filtro externo, neste caso mínimo de 120l/h, iluminação que são 1w por cada litro, ou seja, 60w, areão mas nada de cores berrantes, tentar o mais natural possível e testes para a água... Esses testes vêm num kit tudo junto ou temos que comprar cada um separado do outro?

 

Plantas artificiais nem pensar, certo? :snipersmile:

 

Nao te assustes ja com o filto:)

Eu estive 5 meses a juntar para o meu. E custou 60€. Tens tempo.

So te disse para ires comecando ja, porque vais chegar a uma altura em que vai notar que precisas de um, e assim nessa altura ja nao tens que arranjar 60€ ou 100€ mas sim 50€ ou 20€ pois ja comecaste a juntar :snipersmile: Aprende com os erros dos outros e joga na antecipação. :snipersmile:

 

Se vais comprar em KIT, nao compres com biobox. Compra com filtro interno que é melhor. Biobox é um tipo de filtro interno que vem colado no vidro.

60L é com para comecar.

 

Se nao tencionas ter plantas exigentes 1W/L é um exagero. 15W chega para plantas pouco exigentes e sem substrato fertil.

Os testes tens umas malas com todos os testes na casa dos 50€:snipersmile:(la se vai o orçamento).

Os que precisas para ja sao: PH.

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao mundo da aquariofilia.

 

Antes de pensares ir comprar as coisas, por favor, para teu bem e dos futuros peixes, lê este tópico

 

Já leste? De uma ponta à outra, com muita atenção? Então certamente que resolveste 90% das tuas dúvidas...

 

Quanto ao areão, primeiro há que pensar se queres plantas ou não. E digo-te, mais vale não teres plantas do que ter as de plástico. E são tão caras como as verdadeiras, pelo que é palerma. Ter plantas num aquário é algo "secundário", salvo seja, ou seja, não é essencial para a vida dos peixes, mas ajuda. Mas se quiseres ter umas plantitas, dará muito jeito um pouco de substrato fértil. Por cima, podes por areão à tua escolha, mas preferencialmente que não seja colorido. Primeiro não consigo achar graça nenhuma a ver peixes a nadarem com areões cor-de-rosa (mas gostos são gostos, óbvio) e segundo porque isso lhes faz muita confusão e entram em stress. Experimenta um preto, vais ver que dá um efeito muito mais bonito ao aquário e realça muito mais as cores dos peixes.

 

Quanto aos peixes que escolheste, é um bom peixe para principiantes, porque são resistentes, baratos e reproduzem-se facilmente (aqui vais ter que começar a preocupar-te com o excesso de população). Deves comprar com um mínimo de 2 fêmeas para cada macho. Mas quantas mais fêmeas tiveres em relação aos machos, melhor. No entanto, para o ciclo de azoto, é melhor arranjares umas corydoras e uns otos, que são mais resistentes e vão ser precisos para o aquário (são eles que ajudam a limpar o aquário, comendo os restos de porcaria)

 

Sobre o ciclo de azoto, deves colocar um floco de comida diariamente no aquário vazio durante três semanas, pelo menos, com o filtro já ligado. Parece palerma, mas se fizeres isto como deve ser, vais reduzir os problemas substancialmente. Depois, sim, podes começar a introduzir peixes. Dois por semana, no máximo.

 

Sobre os testes, podes comprar três tipos: de gotas individuais, de gotas conjunto completo, ou de tiras. Quanto aos testes de gotas, são talvez mais precisos e duram uma vida inteira. No entanto são mais caros. Têm a vantagem de poderes escolher os testes estritamente necessários. Quanto aos testes de tiras, normalmente têm o essencial, custam menos, mas duram menos também. Há uns de tiras da JBL, com 50 testes e se utilizares uma tira por semana, dura para um ano. Custam cerca de 20 euros. Deves comprar três testes obrigatoriamente: NO3 (nitratos), NO2 (nitritos) e pH. O teste da amónia também é importante, mas mais na fase inicial. Depois, passadas umas semanas, não precisas dele (em princípio). Na fase inicial não precisas também, se fizeres as coisas à risca e se controlares os nitritos e nitratos (para perceberes a relação, terás que ter lido o tal tópico que indiquei).

 

Quanto ao teu orçamento, se calhar ponderaria em esticar mais um pouco. Se vais comprar tudo em primeira mão, é mais que provável que ultrapasses esse orçamento. Lembra-te de uma coisa, tens um investimento inicial muito grande, mas depois, não tens custos muitos relevantes nos próximos anos (gastarás meia dúzia de euros em água e outra meia dúzia em comida). E quanto mais gastares agora, menos gastarás no futuro. Se puderes esticar o orçamento, melhor para ti, pois vai-te salvar de muitas dores de cabeça. Se quiseres ter melhores equipamentos, mas por custos mais baixos, pensa em comprar em segunda mão. Aqui no fórum há um espaço dedicado a isso e encontra-se sempre coisas boas e baratas. Se fores comprar em lojas, vais poupar muito dinheiro se fores a várias lojas, pois és capaz de encontrar um aquário mais barato aqui, um filtro mais barato ali e por aí fora. É uma questão de paciência.

 

Acho que é melhor expores já as tuas dúvidas antes de te aventurares no aquário. Quantas mais dúvidas tirares agora (mesmo que pareçam estúpidas), menos problemas terás. Um homem adquire experiência não por saber, mas por perguntar.

Editado por crush
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao fórum.

 

Mais algumas considerações para além do que te foi dito.

 

1 - Percorre várias lojas de aquariofilia para comparares preço. Existe bom material em 2ª mão por aqui e existe até quem te constua o aqua à medida que quiseres e como quiseres. Existe uma empresa que até é muito perto do Forum Montijo e que constoi aquas. Pesquisa no fórum;

 

2 - Um filtro externo é viável se te chateares muito com as lavagens do filtro interno.

Para um aqua de 60 litros, um filtro interno chega perfeitamente. Aprofunda o teu gosto pela aquariofilia e depois vai investido, começando por um aqua maior;

As compras em "pack" por vezes não são uma boa opção.

Mais uma vez pesquisa, informa-te antes de gastares euros.

 

3 - Areão colorido é tudo menos natural. Pesquisa aqui algumas fotos de aquas e verás que com material simples se faz um aqua bonito. atenção que algumas decorações alteram a composição da água;

 

4 - Corydoras e outros não comem a porcaria dos outros peixes. Existem peixes que comem algas das plantas;

 

5 - Os guppies são peixes fáceis de criar, atenção ao excesso de população;

 

6 - Para saberes o PH da água da tua casa, podes entrar em contacto com os teus serviços municipalizados e saber qual é o PH da água que sai em tua casa.

Alguém aqui do fórum que more perto de ti, com certeza não se importará de te fazer um teste, para saberes o PH e por conseguinte saberes que peixes podes colocar no aqua.

Existem ainda lojas que fazem testes de PH à àgua do cliente, mediante um valor.

Pesquisa, pergunta e informa-te.

Quanto mais souberes como é o ciclo do Azoto, melhor saberás que testes precisas ou não.

 

7 - A iluminação depende se a queres ter apenas para ver os peixes, se queres para algumas plantas ou densamente plantado;

 

8 - Se vais para plantado considera um substrato ou "fazer" um.

 

Boa sorte e principalmente não tenhas pressas.

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

_o/

 

Por acaso o primeiro post que li neste fórum foi exactamente esse do [manual]inicio Na Aquariofilia está excelente.

 

Em relação ás plantas vou deixar para o próximo aqua qdo já tiver experiência suficiente neste.

 

Em relação ao filtro vou então para o interno, mas qdo o lavar não devo lavar as esponjas por causa das bactérias e tal, correcto?

 

Li sobre pessoal que compra uma espécie de bactérias para ajudar no ciclo, vale a pena?

 

A água no aquário deve ser colocada devagar correcto? para não desmanchar a decoração e tal?

 

Não vou para as plantas já mas devo pelo menos colocar uma ou duas para aquilo não ficar vazio, recomendam alguma para um gajo iniciante?

 

Aproveito para agradecer a ajuda espectacular do: João Paulo Viegas, crush, c4m4l340, Pedro Godinho e putogiro :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

_o/

 

Não vou para as plantas já mas devo pelo menos colocar uma ou duas para aquilo não ficar vazio, recomendam alguma para um gajo iniciante?

Plantas de baixa manutencao,

Feto de java, egeria densa, foxtail,

procura na area de classificados que encontras baratas...(plantas baratas, e nao baratas o insecto).

 

E fotos? Não te esquecas das fotos.

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As anubias também são boas plantas.

 

Atenção que deves igualmente lavar as mesmas (plantas) bem e verificar nas folhas se trazem ovos de caracois pois podes vir a ter uma praga no aqua.

 

O filtro interno deverá ser lavado, mas deverás ter atenção à forma como lavas a esponja que lá está pois poderás perder grande parte das bactérias se o lavares muito. Eu por exemplo lavo na água do aquario quando faço as TPA's (não a água de aspiração do fundo mas aquela que retiras normalmente).

 

As bactérias não se formam apenas no filtro.

O substrato também é um local de fixação, daí ser importante ter um aqua ciclado.

Lembra-te que estás a ciclar o aqua e não um filtro.

 

O filtro interno que pode vir com o kit que compres pode ser ou não bom. Dai ser sempre recomendável comprar-se "à peça"

 

Se queres inicar-te neste mundo e se existem muitas duvidas, o que eu costumo dizer é que se comece devagar, porque muitas pessoas à primeira desilusão ou morte constante dos peixes desiste e depois?

Com tanto dinheiro empatado. Como ficamos?

 

Mais uma vez informa-te, procura e não te precipites, porque o aquario perfeito está sempre a uns euros a mais de distância.

 

A loja onde foste não têm nada que te agrade?

Procura noutro local e vais ver que encontrarás o que desejas pelos euros que podes gastar..

Dá uma vista de olhos pelos patrocinadores, pode ser que até encontres uma coisa que te agrade.

Dá uma olhada pelas vendas e vê o feedback dos vendedores e pode ser que até encontres alguma coisa em condições.

 

Boa sorte e não desanimes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

_o/

 

Tou de volta, devo dizer já de início que assim que entrei na loja fiquei mais confuso do que já estava, nunca imaginei que existissem tantos produtos para aquários :)

 

Minha compra: (Ainda me vão atirar pedras ;) )

 

Aquapor Sirius 50 L

Iluminação, tá lá a lâmpada mas ainda nem vi os w lol depois digo

Filtro Aquapor AQ-300 300L/h

 

Dúvidas: O filtro manda um jacto ultra potente, devo reduzir a velocidade para metade? Bomba de água e termostato é necessário comprar?

 

Plantas - nepias, na creio que esteja preparado para isso, fica para quando tiver experiência.

 

Areião - coloquei o de pedras finas, nada de coloridos. Lavei bem antes.

 

Enchi o aquário de água, coloquei o líquido TetraAqua Aqua Safe que vinha junto com o aquário e também Sera BioNitrivec (bactérias depuradoras) e coloquei a comida (sinistro, parece que estou alimentando peixes fantasmas :P )

 

Teste - Tetratest pH - resultado 7,5

 

Agora a confusão, o aquário diz para colocar um peixe 24hrs depois do que fiz... a loja diz daqui a 1 semana, o fórum recomenda 1 peixe e o resto após 3 semanas, adicionando 1 de cada vez...

 

Se colocar um peixe deve ser qual? Os limpa vidros, limpa fundos, outro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

_o/

 

Tou de volta, devo dizer já de início que assim que entrei na loja fiquei mais confuso do que já estava, nunca imaginei que existissem tantos produtos para aquários :dance:

 

Minha compra: (Ainda me vão atirar pedras biggrin )

 

Aquapor Sirius 50 L

Iluminação, tá lá a lâmpada mas ainda nem vi os w lol depois digo

Filtro Aquapor AQ-300 300L/h

 

Dúvidas: O filtro manda um jacto ultra potente, devo reduzir a velocidade para metade? Bomba de água e termostato é necessário comprar?

 

Plantas - nepias, na creio que esteja preparado para isso, fica para quando tiver experiência.

 

Areião - coloquei o de pedras finas, nada de coloridos. Lavei bem antes.

 

Enchi o aquário de água, coloquei o líquido TetraAqua Aqua Safe que vinha junto com o aquário e também Sera BioNitrivec (bactérias depuradoras) e coloquei a comida (sinistro, parece que estou alimentando peixes fantasmas biggrin.png' alt=':biggn:'> )

 

Teste - Tetratest pH - resultado 7,5

 

Agora a confusão, o aquário diz para colocar um peixe 24hrs depois do que fiz... a loja diz daqui a 1 semana, o fórum recomenda 1 peixe e o resto após 3 semanas, adicionando 1 de cada vez...

 

Se colocar um peixe deve ser qual? Os limpa vidros, limpa fundos, outro?

 

Boas, parabens pela compra. O primeiro passo esta dado. Podia ser um aquario maior, mas é nestas alturas que o "bolso" se queixa ehehe :)

 

Pondo-me a adivinhar, a lampada deve ser de 15W :P

Faz como te disseram aqui.

Um peixe resistente daqui a uma semana ou duas, e depois vai colocando o resto da fauna devagar umas semanitas depois.

Isto permite que o ecossistema(aquario) se va adaptando gradualmente à populacao. Eu no meu coloquei um otocinclus, mas acho que as corydoras sao resistentes.

 

Em relacao as plantas, arranja umas de baixa manutencao. Nao requerem trabalho nenhum com elas. É so podar de vez em quando.

Alem disso, ajudam a consumir os nitratos e a oxigenar a agua.

 

Bomba de agua nao precisas desde que coloques o filtro de modo a criar agitacao na superficie da agua.

Termoestato e termometro precisas, para manter a agua na temperatura adequada. No verao nem sempre é preciso, mas de inverno a agua vai baixar para uns 15ºC o que nao é bom para peixes tropicais.

 

E fotos?

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

_o/

 

Termoestato e termometro, algum em especial ou pode ser qualquer um?

 

Ainda pode-se colocar plantas? na tem de ser logo de inicio? Se der melhor :dance:

 

O filtro manda mesmo a água com força, na tem problema tar no máximo?

 

Vou ver se tiro umas fotos qdo aquilo tiver mais decente biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

_o/

 

Termoestato e termometro, algum em especial ou pode ser qualquer um?

 

Ainda pode-se colocar plantas? na tem de ser logo de inicio? Se der melhor :dance:

 

O filtro manda mesmo a água com força, na tem problema tar no máximo?

 

Vou ver se tiro umas fotos qdo aquilo tiver mais decente biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Termoestato 50W ou 75W chega perfeitamente.(O kit nao trazia?)

 

Podes reduzir o caudal do filtro. Eu tinha um igual a esse, optei por reduzir o caudal e virar o filtro contra o vidro de tras.

 

As plantas podes colocar em qualquer altura.

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

_o/

 

Não, era um mini kit :) vou virar contra a parede do aquário então, pois tenho ele apontado ao outro extremo e um peixe ali deve levar uma pancada que esborracha-se contra o vidro, coitado :)

 

Vou comprar então o Termoestato e o termometro.

 

Isso das plantas poder colocar-se a qualquer altura é fixe, pensava que tinha de ser de inicio por causa do substrato por baixo do areião... Mas então coloco sem substrato ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

_o/

 

Não, era um mini kit :) vou virar contra a parede do aquário então, pois tenho ele apontado ao outro extremo e um peixe ali deve levar uma pancada que esborracha-se contra o vidro, coitado :)

 

Vou comprar então o Termoestato e o termometro.

 

Isso das plantas poder colocar-se a qualquer altura é fixe, pensava que tinha de ser de inicio por causa do substrato por baixo do areião... Mas então coloco sem substrato ?

As plantas de baixa manutencao que foram aqui ja faladas, alimentam-se pelo rizoma ou pelas folhas, pelo que nao necessitam de substrato fertil debaixo do areao. Agora nao tentes fazer um plantado que nao vais conseguir para ja. :P

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.