Isto sera a alga petéca! FOTOS


oijoni

Recommended Posts

Olá preciso da vossa ajuda para saber como eliminar estas algas!

 

setup:

Aquário = 170 Litros

Iluminação = Life-glo2 20W flora-glo 20W 8 Horas por dia

Filtro externo = Eheim 2215

 

PARAMETROS DA ÁGUA ACTUAL

NO3=10

NO2=0

GH=»3ºD

KH=5ºD

PH=7

 

Imagens

 

dsc00163pm.jpg

Á 10 dias

dsc00170cr.jpg

ÁGORA 3 de Outubro

dsc00180or.jpg

 

Obrigado- João :music_singguitar:

Editado por oijoni
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola joao.

sem duvida k estas ai com um desiquilibrio de nutrientes na coluna de agua,e as algas estao-se aproveitar disso.

 

1º deverias dizer qual a flora k tens no aqua.

 

2º- acho k tens pouca iluminaçao, 20x2=40/170=0,23 w por litro de agua o k é sem duvida pouco,( é claro k depende das plantas k tens.)

 

3º- com essa fraca iluminaçao, 8 horas diarias de luz acho tb muito pouco, eu aumentava para 12.

 

4º-verifica o valor de fosfatos(po4).

 

os nutrientes mais importantes em relaçao ao teu problema sao o no3 e o po4. sem a relaçao entre estes dois penso k sera dificil apontar uma causa,contudo 10ppm de no3 ja me parece muito.

para começares a resolver o problema e na minha humilde opiniao deverias aumentar a iluminaçao(ou o tempo) começar ja a fazer tpa`s mais regulares,nunca abaixo dos 20%. ao mesmo tempo k controlas os valores de no3 e po4 .nestes valores a relacao teoricamente deveria ser de 1 para 10, ou seja 10de no3 para 1 de po4.

eu ja tive problemas com algas parecidas com as tuas, resolvi o problema com tpa`s de 20 dia sim dia nao, aumentei a iluminacao k ficou com 0,6w/L ligada 12 horas, comprei mais plantas, as algas foram-se diminuindo lentamente ate desaparecer completamente.

 

espero ter ajudado.

 

comprimentos

O Rio Ocresa

o meu novo projecto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola joao.

sem duvida k estas ai com um desiquilibrio de nutrientes na coluna de agua,e as algas estao-se aproveitar disso.

 

1º deverias dizer qual a flora k tens no aqua.

 

2º- acho k tens pouca iluminaçao, 20x2=40/170=0,23 w por litro de agua o k é sem duvida pouco,( é claro k depende das plantas k tens.)

 

3º- com essa fraca iluminaçao, 8 horas diarias de luz acho tb muito pouco, eu aumentava para 12.

 

4º-verifica o valor de fosfatos(po4).

 

os nutrientes mais importantes em relaçao ao teu problema sao o no3 e o po4. sem a relaçao entre estes dois penso k sera dificil apontar uma causa,contudo 10ppm de no3 ja me parece muito.

para começares a resolver o problema e na minha humilde opiniao deverias aumentar a iluminaçao(ou o tempo) começar ja a fazer tpa`s mais regulares,nunca abaixo dos 20%. ao mesmo tempo k controlas os valores de no3 e po4 .nestes valores a relacao teoricamente deveria ser de 1 para 10, ou seja 10de no3 para 1 de po4.

eu ja tive problemas com algas parecidas com as tuas, resolvi o problema com tpa`s de 20 dia sim dia nao, aumentei a iluminacao k ficou com 0,6w/L ligada 12 horas, comprei mais plantas, as algas foram-se diminuindo lentamente ate desaparecer completamente.

 

espero ter ajudado.

 

comprimentos

 

Quanto as tpas faço 30L 5 em 5 dias quanto a flora deixo aqui uma imagem do Aqua completo porque não sei os nomes das plantas mas gostava de saber, os parâmetros vou tentar controlar.

dsc00173q.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas

 

Pelo que posso ver e pela minha pequena experiência aponto 3 falhas:

 

1 iluminação - sendo um aqua standart deve estar equipado somente com uma lampada de poucos watts logo fraca iluminação. Possivel solução um pequeno DIY para uma pll de 24w no minino.

 

2 oxigenação - com tantas plantas não deverias ter a bomba de oxigénio a funcionar por simplesmente estas a saturar a agua do aqua em O2 sendo que a plantas necessitam sim de CO2, podes muito bem desligar a bomba de oxigénio porque com a quantidade de plantas que tens produzem oxigénio suficiente para os peixes.... mas se quiseres ficar mais descansado podes ligar a bombar de oxigénio a noite altura em que as plantas por falta de luz iram consumir O2.

 

3 niveis baixos ou nulos de PO4 - a alga apresentada é uma prova evidente de falta de PO4 ou em niveis muito baixos, deverás fazer os testes se possivel e fertilizar de modo a obter 0.5 a 1 ppm de PO4.

 

Cumprimentos

Dani

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais