Recommended Posts

Publicado

Alguém sabe dizer-me se a doença deste ramirezi é a famosa doença dos buracos?

Pic_556_1.jpg

Se houver quem já tenha curado esta doença num dos seus peixes, agradeço ajuda.

Obrigado.

Saudações aquariófilas.

Nuno reis

Publicado:

Na fotografia parece-me uma elevação ( tumor ) e não uma depressão ( ulcera ) e assim sendo o mais prvavel é que seja um nodulo inflamatorio ( provocado por trauma ) ou um tumor neoplasico . O tratamento é esperar se for inflamatorio e seria cirurgico se for cancerigeno.

Cump.

Rui

Publicado:

Viva Rui,

na realidade este sintoma começou por manifestar-se (há umas largas semanas) como o que parecia ser um inchaço do cérebro. O peixe tinha um alto na zona do cérebro, branco no interior.

Neste momento apresenta um buraco (tipo cratera) com aquela aparencia branca no meio.

Antes de apresentar estes sintomas este peixe vinha comer-me á mão e actualmente anda sempre escondido e entra em pânico facilmente (quando me chego ao vidro por ex.).

O que será isto?

Saudações aquariófilas.

Nuno reis

Publicado:

Parece ser um quisto que rebentou deixando uma ulcera . Poderias tentar apanhar o peixe e aplicar com uma cotonete betadine local ( com o peixe numa rede, tentanto manter essa zona acima da superficie da água enquanto fazes o tratamento. Aplicar uma pomada tipo panalog ( encontras numa clínica veterinária )a seguir ao betadine pode ajudar . se tiveres um aquário hospital simultaneamente podes fazer durante 5 dias um tratamento com Kanaplex da Seachem .

Cump.

Rui

Publicado:

Obrigado Rui,

vou seguir os conselhos.

Saudações aquariófilas.

Nuno reis