Cachucho Publicado Outubro 26, 2004 Publicado Outubro 26, 2004 Antes de mais nada parabens pelo vosso forum! Tenho dois escalares que estão doentes-sintomas:olhos turvos,barbatanas pareçem ruidas e tem umas machas no corpo(pareçe um muco), o que devo fazer??? :D
Visitante Publicado: Outubro 26, 2004 Publicado: Outubro 26, 2004 Olá Querias dizer "nosso forum". Quanto ao teu escalar dás pouca informação sobre o aqua. Tens a água bem cuidada? Sabes a quantidade de nitratos? Esclarece essas coisas. Jacinto
Cachucho Publicado: Outubro 26, 2004 Autor Publicado: Outubro 26, 2004 a agua tá boa com ph 6.5 e a 29 graus ,os nitratos n sei :D
nunomiguel Publicado: Outubro 27, 2004 Publicado: Outubro 27, 2004 a agua tá boa com ph 6.5 e a 29 graus ,os nitratos n sei :D Isso por si só não quer dizer nada, ou seja, o ter o pH "certo" e a temperatura em x valor não quer dizer nada. Em certos casos altos níveis de nitratos podem causar problemas aos peixes, bem como níveis altos de amônia e nitritos. A falta de trocas parciais de água tmbém te podem trazer problemas a curto/médio prazo. Não referes se fazes trocas parciais de água, capacidade do aquário, que filtro tens e litragem/hora do mesmo, quando limpas o filtro, quando aspiras o areão, que fauna tens no aquário, etc, etc. Na ausência destes dados podemos estar a dar conselhos errados e é mais difícil encontrar uma causa para o teu problema. Relembro que não adianta resolver o problema dos escalares se os mesmos voltarem a ficar doentes daqui a 1 semana (por exemplo). Temos sempre de procurar as causas para o problema e "tratar" das mesmas para que este tipo de problemas não apareçam. Agora, analisando o teu problema podemos dizer que "em princípio" os teus escalares estão perante um problema de origem bacteriana (olhos baços, barbatanas "roidas"/rasgadas, e o tal "opaco"/muco que notas). Para resolver o problema é fácil. Recorres a um antibiótico (um medicamento para combater bactérias) e em princípio isso vai ao sítio. Agora a questão que se coloca é, porquê que os escalares foram atacados pelas bactérias. Pode ser devido a muitos factores. O normal é ser má qualidade da água (lá está ) entre outros (muitos detritos no areão, filtros, excesso de alimentação, etc). Tens duas opções: Usas medicamento: Separa os escalares para outro aquário e aplica medicamento. Limpa os filtros do aquário principal, aspira o areão, faz trocas de água regulares semanalmente. Experimentas "tratar" se medicamento (se a doença ainda estiver no início): Deixas os escalares no comunitário, mas limpas na mesma os filtros, areão, aspiras o filtro e fazes trocas parciais de água mais regulares (até podem ser diárias). O que importa neste momento é tentar manter a qualidade da água "boa" para que as bactérias não se proliferem e agravem mais a situação. Bem, não me alongo mais... Cumprimentos, Nuno
Cachucho Publicado: Outubro 29, 2004 Autor Publicado: Outubro 29, 2004 Tenho praticamente todos os escalares e um disco doente todos ele apresentam caudas pareçem a apodreçer,vista turva,manxas esbranquiçadas e ao ppé das barbatanas tá vermelho!de tarde vou ver o no2 o kh e o gh!preciso de ajuda é que já me murreu um disco e um escalar
nunomiguel Publicado: Outubro 29, 2004 Publicado: Outubro 29, 2004 Se queres safar esses peixes então vais ter "que lhe dar". Se já estão a morrer peixes é porque isso está mesmo mau... Se estão todos afectados e não tens aquário hospital vais ter de fazer o tratamento no comunitário. Aconselho-te, antes de mais nada, a fazer uma troca de água de 50%. Depois utiliza SERA Bactopur Direct (mas tem mesmo de ser o Direct!!). O medicamento vai "dar cabo" das bactérias do filtro. Por isso tens de manter os valores de amônia e nitritos no mínimo. Se tiveres cerâmica no filtro retira a mesma e coloca-a num balde com água desse aquário, um filtro e uma resistência. Evitas assim a perda total da colónia de bactérias. Eu aconselhava-te a fazer trocas de água de 50% diárias repondo sempre medicamento mediante a quantidade de água que retiras. Deves fazer isso até os peixes estarem totalmente recuperados. Agora é uma boa altura para pensares no que está mal no teu aquário. Tens de ter motivos para essa "explosão" de bactérias. Há que eliminar possíveis causas. Não referes o tamanho, nem que filtros tens, valores de testes, que peixes tens, rotinas, etc. Sendo assim não te podemos ajudar muito mais... Cumprimentos, Nuno
Cachucho Publicado: Outubro 29, 2004 Autor Publicado: Outubro 29, 2004 tenho escalares 10 escalres e um disco!todos eles doentes;já tão num aquario hospital,o que eles estavam é de 300l temp:29,ph 7,no2 0.1 e o resto ainda não fiz!tenho um filtro externo de 650lts por hora!penso que o que fez os peixes ficar assim foi eu ter colucado mts litro de agua com ph 5.5 o k foi uma diferença mt grande.é que estou a ficar bastante triste com isto por favor ajudem-em
Cachucho Publicado: Outubro 29, 2004 Autor Publicado: Outubro 29, 2004 Ah e aconteçeu uma coisa no inicioi da semana que foi o termostato avariou-se e desceu para 23 graus pod ser disso?
nunomiguel Publicado: Outubro 29, 2004 Publicado: Outubro 29, 2004 Jovem, não me vais levar a mal mas, ou és muito azarado ou então não fazes mesmo a mínima do que estás a fazer. 1º - avaria-se a resistência e a temperatura desce... Tens o pH a 6.5; 2º - colocas água no aquário com pH de 5.5; 3º - hoje já tens pH 7.0; Tudo isto num espaço de 5 dias? Não admira que tenhas problemas... Ficava admirado se não tivesses problemas. Essa descida/subida de temperatura não foi nada boa. Além disso as variações do pH também não estão a ajudar. Todas estas oscilações estão a debilitar o sistema imunitário do peixe. Um conselho: Separa tudo. Coloca tudo num aquário (que tenha capacidade para levar tantos peixes) com água limpa. pH o mais próximo possível do aquário e temperatura a 29º. Mas continuo a achar que também podes ter por aí problemas com bactérias por isso é melhor usares o Bactopur. Na minha opinião acho que já tens peixes a mais (se os escalares e discos forem adultos). No entanto não vás só por mim... deixa ver se alguém se quer manifestar. Editado para correcção de erros. Cumprimentos, Nuno
Cachucho Publicado: Outubro 30, 2004 Autor Publicado: Outubro 30, 2004 o kh ta a 2 no aqua dos hospital e no normal onde tavam tá a 3 os ntritos ta inferiores a 1 em ambos o ph tá igual em ambos
Cachucho Publicado: Outubro 31, 2004 Autor Publicado: Outubro 31, 2004 Alguem me pode dizer se estes valores tão bem ou mal?
Recommended Posts