Xinavane Publicado Setembro 16, 2009 Publicado Setembro 16, 2009 Recebi ontem duas espécies de plantas aquáticas: papiros anões e ninféia lotus e agora não sei como plantá-las correctamente. Alguém me pode ajudar a saber qual é a melhor opção? Em que recepiente os coloco, que substracto é o mais indicado? Vi no Izi algumas sugestões como uns vasos de plástico com aberturas estilo passador; e também um género de saco de serrapilheira para como car à volta das plantas. Qual será a melhor opção?
Luis Alves Publicado: Setembro 16, 2009 Publicado: Setembro 16, 2009 boas a lotus ... é facil... eu tenho assim... vaso de ceramica pois acho melhores que os de plastico... a ceramica, digo barro sem pintura sem nada... so com um buraco no fundo. depois quanto maior melhor... os meus tem salvo erro 2o cm de diametro e é pouco. coloquei uma rede fina no fundo em cima dos buracos.... depois uma camada de areia fina bem lavada ... ai uns 2/3 cm .... depois ha terra propria para lotus eu nao usei.... usei terra do monte... aquela terra bem preta... e coloquei a planta... nao coloquei terra ate cima, deixei espaço para levar mais uma camada de areia e coloquei ainda umas pedras por cima daquelas pequeninas...
Xinavane Publicado: Setembro 16, 2009 Autor Publicado: Setembro 16, 2009 Obrigada Luis: Já agora sabes a diferença entre a lotus e os nenúfares? Comprei a Nymphaea lotus (http://www.tropica.com/productcard_1.asp?id=019), mas noto que é bastante semelhante aos nenúfares que tenho no lago com a única diferença das folhas serem castanhas avermelhadas. Já procurei a verdadeira lotus (Nelumbo nucifera) mas sem êxito, Onde a compraste?
Luis Alves Publicado: Setembro 16, 2009 Publicado: Setembro 16, 2009 Obrigada Luis: Já agora sabes a diferença entre a lotus e os nenúfares? Comprei a Nymphaea lotus (http://www.tropica.com/productcard_1.asp?id=019), mas noto que é bastante semelhante aos nenúfares que tenho no lago com a única diferença das folhas serem castanhas avermelhadas. Já procurei a verdadeira lotus (Nelumbo nucifera) mas sem êxito, Onde a compraste? boas lotus sao usadas em aquario normalmente e penso que sao apenas plantas de estar totalmente dentro de agua... os nenufares, estao dentro de agua é certo mas mandam as folhas a superficie e a flor tambem... ha e sao usadas em lagos, acho que ninguem usou em aquario ate hoje, a menos que seja um enorme mas sim no fundo sao um pouco parecidas.... a verdadeira lotus a tal nelumbo nucifera é a tal que as folhas crescem fora de agua, mesmo tipo suspensas, essa nao tenho mas tenho os nenufares normais.... os nenufares comprei num fornecedor do forum.... cristhalred.eu
tmaster Publicado: Setembro 16, 2009 Publicado: Setembro 16, 2009 Boas . as lotus dao folhas dentro e fora de agua, por isso se colocam dentro dos aquarios.. vao crescendo folhas dentro de água e quando chegam a superficie e crescem demasiado ou cortam ou tiram dos aquarios. Eu tambem to a tentar arranjar a lotus (nelumbo nucifera) com flor rosa ou rosa esbranquicada. nao percebo como ha tanta procura e tao poucos sitios onde vendem. Quanto a como plantar se for igual aos nenufars basta prender a raiz. pode ser entre 2 pedras ou se for num vaso colocar um pouco de terra com uma camada de areia fina para a terra nao sair e se preferir uma camada de brita fina par os peixes nao tirarem a terra ou areia Vivendo e aprendendo clicar aqui para ver:O meu lago/tópico
otrebor76 Publicado: Setembro 16, 2009 Publicado: Setembro 16, 2009 boas eu tenho a green tiger lotus (lotus nymphaea zenkeri). está plantada no substrato. areão de volumetria 3mm ( aproximadamente pois é DIY que trouxe do mar, é basaltico) não tenho substrato fertil. fertilização é adicionada à agua das TPA. tenho a lotus adquirida em junho. ficou no aqua antigo até julho, replantada no aqua onde vai ficar definitiva. em fins de julho - principio de Agosto deu um boost, cresceram varias folhas junto ao caule. no fim de agosto começou a lançar folhas para a superficie do aqua (aqua com 50cm de alto sendo que uns 5 são de areão. portanto caules de 45 a 50 cm...) iluminação 9h diarias dendo que durante umas 6h é de 1w por litro e as restantes 3h de 0,5w por litro. Ph entre 7 a 8 e sem CO2 artificial. ps: estou doido para ver se ela manda a flor... tenho já 3 folhas na superficie do aqua espero ter ajudado. uma vez que vi um post aqui a dizer que era colocada num vaso e com rede, quis dar o meu feedback na planta, que acho bem resistente e que foi plantada no cascalho com o cuidadoso metodo de td ao molho e fé em deus... lol se quiserem ver fotos, tenho ela no aqua de 100 lt nas fotos na galeria... O meu Feedback aqui!
Xinavane Publicado: Setembro 17, 2009 Autor Publicado: Setembro 17, 2009 Pois a que adquiri recentemente foi precisamente a lotus nymphaea zenkeri (conhecida como black tiger) a pensar que se tratava da verdadeira lotus e não de mais um nenúfar. Ontem a pesquisar pela net vi a real diferença entre lotus e nenúfares. Os nenúfares são da família nas nymphaeas e os lotus dos nelumbos. Tratam-se de duas plantas bem semelhantes à primeira vista, mas a lotus tem uma beleza mais espectacular. Alguém tem alguma Nelumbo????? Mais uma pergunta a nymphaea zenkeri pelo pesquisei é mais habitual em aquário, será que se dá bem em lagos'???
Xinavane Publicado: Setembro 17, 2009 Autor Publicado: Setembro 17, 2009 Encontrei mesmo agora um site onde vendem sementes de Nelumbo Nucifera (lotus) a 3 euros o saco com 5 sementes (http://www.jardimdaceleste.com) mas estou com dúvida se devem-se comprar em sementes!!!! alguém me pode ajudar?
koi666 Publicado: Setembro 17, 2009 Publicado: Setembro 17, 2009 Ola a todos. Bem... a meu ver a nymphaea zenkeri é uma planta tropical esclusiva para aquarios podendo dar uma flõr branca e não é propria para lagos no nosso clima. A nelumbo nucifera é uma planta tropical de grande porte podendo crescer facilmente mais de 1mt e tendo folhas de 50cm dá uma flõr branca ou rosada e é propria para lagos,tendo me sido descrita por um fornecedor de plantas como uma planta muito sensivel no nosso clima e que muita gente reclama que morre no inverno, e que tal como todos os nenúfares(incluindo o nymphaea caerulea vulgo nenúfar azul ou lotus do nilo conhecido por não hibrenar) hiberna no inverno perdendo todas as folhas e flôres anão ser que se tape completamente com plastico ou esteja em estufa,assim sendo não recomendo como planta de lago no norte do pais. cumps
Xinavane Publicado: Setembro 17, 2009 Autor Publicado: Setembro 17, 2009 Deixo aqui um link interessante sobre a Lotus: http://www.victoria-adventure.org/lotus/articles_index.html
Recommended Posts