Plantas aquáticas ... como as plantar???


Recommended Posts

Recebi ontem duas espécies de plantas aquáticas: papiros anões e ninféia lotus e agora não sei como plantá-las correctamente. Alguém me pode ajudar a saber qual é a melhor opção? Em que recepiente os coloco, que substracto é o mais indicado? Vi no Izi algumas sugestões como uns vasos de plástico com aberturas estilo passador; e também um género de saco de serrapilheira para como car à volta das plantas. Qual será a melhor opção?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

a lotus ... é facil...

 

eu tenho assim...

 

vaso de ceramica pois acho melhores que os de plastico... a ceramica, digo barro sem pintura sem nada... so com um buraco no fundo.

 

depois quanto maior melhor... os meus tem salvo erro 2o cm de diametro e é pouco.

 

coloquei uma rede fina no fundo em cima dos buracos.... depois uma camada de areia fina bem lavada ... ai uns 2/3 cm .... depois ha terra propria para lotus eu nao usei.... usei terra do monte... aquela terra bem preta... e coloquei a planta... nao coloquei terra ate cima, deixei espaço para levar mais uma camada de areia e coloquei ainda umas pedras por cima daquelas pequeninas...

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada Luis:

 

Já agora sabes a diferença entre a lotus e os nenúfares? Comprei a Nymphaea lotus (http://www.tropica.com/productcard_1.asp?id=019), mas noto que é bastante semelhante aos nenúfares que tenho no lago com a única diferença das folhas serem castanhas avermelhadas. Já procurei a verdadeira lotus (Nelumbo nucifera) mas sem êxito,

 

Onde a compraste?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada Luis:

 

Já agora sabes a diferença entre a lotus e os nenúfares? Comprei a Nymphaea lotus (http://www.tropica.com/productcard_1.asp?id=019), mas noto que é bastante semelhante aos nenúfares que tenho no lago com a única diferença das folhas serem castanhas avermelhadas. Já procurei a verdadeira lotus (Nelumbo nucifera) mas sem êxito,

 

Onde a compraste?

 

 

boas

 

lotus sao usadas em aquario normalmente e penso que sao apenas plantas de estar totalmente dentro de agua... os nenufares, estao dentro de agua é certo mas mandam as folhas a superficie e a flor tambem... ha e sao usadas em lagos, acho que ninguem usou em aquario ate hoje, a menos que seja um enorme :bs_quesexclaim:

 

mas sim no fundo sao um pouco parecidas....

 

a verdadeira lotus a tal nelumbo nucifera é a tal que as folhas crescem fora de agua, mesmo tipo suspensas, essa nao tenho mas tenho os nenufares normais....

 

os nenufares comprei num fornecedor do forum.... cristhalred.eu

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas . as lotus dao folhas dentro e fora de agua, por isso se colocam dentro dos aquarios.. vao crescendo folhas dentro de água e quando chegam a superficie e crescem demasiado ou cortam ou tiram dos aquarios. Eu tambem to a tentar arranjar a lotus (nelumbo nucifera) com flor rosa ou rosa esbranquicada.

 

nao percebo como ha tanta procura e tao poucos sitios onde vendem.

 

Quanto a como plantar se for igual aos nenufars basta prender a raiz. pode ser entre 2 pedras ou se for num vaso colocar um pouco de terra com uma camada de areia fina para a terra nao sair e se preferir uma camada de brita fina par os peixes nao tirarem a terra ou areia

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas eu tenho a green tiger lotus (lotus nymphaea zenkeri). está plantada no substrato. areão de volumetria 3mm ( aproximadamente pois é DIY que trouxe do mar, é basaltico) não tenho substrato fertil. fertilização é adicionada à agua das TPA. tenho a lotus adquirida em junho. ficou no aqua antigo até julho, replantada no aqua onde vai ficar definitiva. em fins de julho - principio de Agosto deu um boost, cresceram varias folhas junto ao caule. no fim de agosto começou a lançar folhas para a superficie do aqua (aqua com 50cm de alto sendo que uns 5 são de areão. portanto caules de 45 a 50 cm...) iluminação 9h diarias dendo que durante umas 6h é de 1w por litro e as restantes 3h de 0,5w por litro. Ph entre 7 a 8 e sem CO2 artificial.

ps: estou doido para ver se ela manda a flor... tenho já 3 folhas na superficie do aqua

espero ter ajudado. uma vez que vi um post aqui a dizer que era colocada num vaso e com rede, quis dar o meu feedback na planta, que acho bem resistente e que foi plantada no cascalho com o cuidadoso metodo de td ao molho e fé em deus... lol

se quiserem ver fotos, tenho ela no aqua de 100 lt nas fotos na galeria...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois a que adquiri recentemente foi precisamente a lotus nymphaea zenkeri (conhecida como black tiger) a pensar que se tratava da verdadeira lotus e não de mais um nenúfar. Ontem a pesquisar pela net vi a real diferença entre lotus e nenúfares. Os nenúfares são da família nas nymphaeas e os lotus dos nelumbos. Tratam-se de duas plantas bem semelhantes à primeira vista, mas a lotus tem uma beleza mais espectacular. Alguém tem alguma Nelumbo?????

 

 

Mais uma pergunta a nymphaea zenkeri pelo pesquisei é mais habitual em aquário, será que se dá bem em lagos'???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos. Bem... a meu ver a nymphaea zenkeri é uma planta tropical esclusiva para aquarios podendo dar uma flõr branca e não é propria para lagos no nosso clima. A nelumbo nucifera é uma planta tropical de grande porte podendo crescer facilmente mais de 1mt e tendo folhas de 50cm dá uma flõr branca ou rosada e é propria para lagos,tendo me sido descrita por um fornecedor de plantas como uma planta muito sensivel no nosso clima e que muita gente reclama que morre no inverno, e que tal como todos os nenúfares(incluindo o nymphaea caerulea vulgo nenúfar azul ou lotus do nilo conhecido por não hibrenar) hiberna no inverno perdendo todas as folhas e flôres anão ser que se tape completamente com plastico ou esteja em estufa,assim sendo não recomendo como planta de lago no norte do pais. cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais