Filtro para aquário de camarões


freaky

Recommended Posts

Olá a todos.

Já ando há uns meses por este forum, mas esta é a minha primeira participação.

 

Comecei nos aquários por influencia de colegas, que me ofereceram um aquário completo (um Tetra AquaArt 20L), com Rasboras e Ottos. Nas invenções que fui fazendo neste comunitário passei também por camarões (blue pearl e red's), os quais me despertaram um bichinho especial.

 

Quase um ano volvido, decidi refazer o aquário do zero, optando por fazer um aquário exclusivamente de camarões, e com plantas qb.

Neste momento tenho-o a ciclar há 2 dias, e quero faze-lo num processo com tempo, apressar a criação do aquário só traz chatices no futuro próximo.

Ainda o tenho bastante incompleto e preciso a vossa ajuda para optar pelo filtro, neste momento tenho um filtro temporário

 

O setup que para já tenho é:

Elos TerraZero

ADA AquaSoil Amazonia II

Termostato Elite mini 50W

Uns basaltos

Parvula (ainda muito pouca)

 

Quanto ao filtro, estou indeciso entre 2 tipos.

Filtro de esponja (Sera L60 com respectiva bomba de ar)

Filtro interno (Repti Clear F250) de 200 litros por hora

 

Este filtro interno é vendido como sendo para terrários mas... dá perfeitamente para aquários, digo eu. Optando por este filtro no primeiro compartimento substituiria a esponja por lã de vidro para não sugar os camarões.

Em termos de filtração o interno trabalhará melhor, e também se torna mais fácil de limpar. Mas para camarões há quem prefira filtros de esponja.

 

 

Já agora aproveito para pedir-vos igualmente dicas de plantas que achem porreiras. Não queria plantas muito altas e não vou usar CO2. Gostava da ideia de criar um manto, mas sem CO2...

Com ou sem manto, estou a pensar em coisas como anúbias nana, e claro musgo.

 

Fica aqui uma imagem do aquário como está agora

dia1pequena.th.jpg

Editado por freaky

Ricardo Simão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Bem vindo a esta área e mais um aficionado (camaralico) :P

 

Respondendo às tuas perguntas.

 

Muita gente fora de Portugal utiliza os normais, filtros de ar (esponja) mas para aquários de criação cujo objectivo é venda, mas quase sempre depende da espécie do camarão e das quantidades....

 

Os filtros internos tem muitas desvantagens mas mais em aquários de camarões.

 

- torna-se difícil vedar para não sugar as crias,

- quando se retira o filtro para o limpar, metade da porcaria volta para a água,

 

 

Qualquer um deles não tem espaço para matérias filtrantes como cerâmicas, o de esponja tem problemas a quando da limpeza pois é o único suporte (no filtro) de bactérias, na altura de limpar o que vai aguentar o aquário serão as bactérias existentes no areão.

 

a comprar no lugar do interno não consegues pelo menos um de cascata que tenha algum espaço para colocar substrat pro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Hugo.

 

Cascata era um tipo que não tinha ponderado por causa da tampa do aquário (imagem)

Mas estive a olhar bem para aquilo e consigo tirar fora uma das portas da tampa. O que se vê acima e abaixo da lâmpada são duas portas de acesso.

Nesse caso acho que nem vou pensar mais, está resolvido!

 

Quanto a plantas, algumas sugestões?

Ricardo Simão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De nada, estamos cá mesmo para ajudar.

 

Desculpa nem tinha lido a parte das plantas, parece coincidência ou não mas recentemente criei um tópico na área de plantas sobre este tema, plantas para aquários de camarões de baixas necessidades.

 

 

Podes ler aqui: Plantas para aquários de invertebrados.

 

Com Esses substratos, convêm ires fazendo testes de pH, kh e gh (no inicio, todos os valores descem com o tempo ).

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais