aquario de 60l


jonas f

Recommended Posts

eu sou novo nisto mas acho que nao deves pensar em precos minimos porque utilizar o material mais barato pode trazer consequencias a curto/longo prazo.

a movimentacao da agua no aquario é do mais importante por isso acho que e uma das coisas em que deves investir tendo sempre no minino bombas que facam pelo menos 20 vezes o volume do teu aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que eu quero e um aquario com o que e necessario pelo preco minimo, ou seja boa qualdide a baixo preco.

 

gostava que me dicessem quanto preciso de gastar para ter um aquario de agua salgada a funcionar bem,

 

abraco

 

jonas F

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que eu quero e um aquario com o que e necessario pelo preco minimo, ou seja boa qualdide a baixo preco.

gostava que me dicessem quanto preciso de gastar para ter um aquario de agua salgada a funcionar bem,

abraco

jonas F

 

 

Quais as medidas do aquario de 60l e o que pretendes la ter dentro?

E qual a disponibilidade de tempo para lhe dedicares?

 

No passado fim de semana desmontei um aquario de 100x40x50 que estava a verter agua. Para desenrascar a situacao, ate decidir o que vou fazer, passei os dois peixes e o camarao juntamente com varios corais moles e um duro para dentro de um aquario de 80cm (daqueles que se vendem nos hipermercados) com areia e rocha viva que ja tinha e duas bombas maxi-jet. Com tantos corais nao tem espaco para escumador pelo que dia sim dia nao mudo 5l de agua e tambem introduzi Caulerpa.

 

Resumindo, tirando o aquario, as maxi-jet 1200 (fazem cerca de 1100l/h) comprei no RuiMar (Damaia), cada uma, a trinta e tal Euros, perto de 40. A areia compro por aqui a cerca de um Euro o quilo e com sorte e paciencia ate pode ser menos. A rocha viva tambem se arranja por aqui a bons precos. No entanto eu nao recomendo esta situacao para manter por muito tempo e sim temporariamente ate resolver uma qualquer situacao, no meu caso ate decidir como resolver o problema da fuga.

 

Podes adquirir um aquario por mais de 6000Euros como este

http://www.swelluk.com/marine/marine-aquar...arium-7932.html

E ha-os aqui por metade do preco e bem melhor montados

ou pondes montar um por um valor muito baixo dependendo do teu gosto por bricolage pois ha muitas coisas que podes tu mesmo fazer.

 

Diz-nos o que tens e o que pretendes para ver o que se podera fazer.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho em casa o "vidro" aquario em si, e é só

 

eu tenho bastante tempo por dia para o aqua pois ainda sou estudante

 

quero montar um aquario bonito mas nao muito dispendioso

 

cumps

 

jonas f

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu tambem ja fui estudante e sei o que isso representa. Muito tempo livre mas orcamento "apertado"...

Nao conheco Vila Nova de Famalicao mas penso que fica longe do mar pelo que a recolha de agua no mar para a mudas parciais de agua fica dificultada.

Por outro lado, 60l sera um nano, muito pequeno e requer muito controlo.

Podes furar para ter uma coluna seca e uma caixa depuradora (vulgo "sump") por baixo ou ao lado?

Ou pelo menos aplicar um "passa-muros" e canalizacao para a caixa. Tambem podes utilizar um "OverFlowBox" para o efeito se nao for furado.

Para comecar precisamos de saber quais as medidas do aquario que pretendes.

Quanto mais comprido e largo melhor. A area de contacto da agua com o ambiente sera muito importante e quanto maior melhor.

Precisas de um bom escumador, circulacao e iluminacao. Areia (ha quem nao utilize) e rocha morta para colonizar e viva ou so viva. Mas muito do que precisas sera em funcao do tamanho e medidas do aquario.

Em situacoes extremas, se tiveres os 60l concentrados em comprimento sera um aquario comprido a precisar de bomba potente para movimentar a agua de um lado ao outro. Se for um cubo precisas de bombas menos potentes.

Penso que nao devias fazer um aquario com menos de 60cm (lampadas T5 de 24w) ou preferencialmente 90cm (lampadas T5 de 39w) e o mais largo possivel, sempre para cima de 40cm. Se quiseres ir para 120cm ja poderias usar calhas de T5 com 54w ou 24w "acopladas" em comprimento.

Em 40cm de largura penso que poderas usar calhas de 2x24w, ou 2x39w ou 2x54w (dependendo do comprimento) e para mais largo teras que comecar a pensar em 3 ou 4 vezes. Podes manter so 2 lado a lado com zonas pouco iluminadas atras, a frente, ou um pouco atras e um pouco a frente mas nao poderas utilizar corais nessas zonas a menos que sejam corais que nao se alimentam por simbiose com as algas que possuiem mas que nao te os recomendo no inicio.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok ja percebi que 60 l e pouco, em relacao as medidas em faco com as medias que acharem melhor, o meu pai e serralheiro de aluminios e facilmente me faz um aquario

 

sendo assim gostava de saber quais as medidas minimas para o aquario, minimas não, o ideal sem muito gasto ou seja o ideal para um principiante com pouco orcamento mas nao gosto de fazer as coisas mal feitas do genero nao gastar muito dinheiro no inicio porque quero poupar e depois tar sempre a ter gastos indesejados..

 

eu ando no 8ºano e tenho 14 anos mas gosto mesmo muito de aqaurios tou neste momento a montar um aquario de agua doce com 200 litros fui eu que montei tudo e que fiz todo o investimento, tou agr a comprar as plantas, quero monta lo com alma pois gosto de fazer as coisas bem feitas, nao importo de trabalhar para o fazer, trabalhar tipo vindimas e tal lol

 

eu quero saber do que perciso de juntar para montar a aqua de agua salgada pois ja desde os 10 anos que tenho aquarios de agua doce

 

agradeco todas as opinioes

 

cumps

 

Jonas F

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, bom dia.

 

Bom… não será fácil, falando por mim, mas vamos lá a tentar.

 

Em primeiro lugar, não sou nenhum perito nesta matéria e vamos aguardar por melhores opiniões e mais credíveis em função da formação académica, profissional e experiencia de outros Membros.

 

Quanto a minha opinião pessoal eu penso que:

 

1- Móvel e aquário, com a ajuda do teu pai, tu melhor do que eu ou outros Membros saberás orçamentar pelo mínimo. Uma vez comprei ao Membro “erika_np” um móvel que era uma estrutura em perfil de ferro 40x40mm – 1,5mm de espessura com primário e pintado e foi dos mais bonitos que vi ate hoje. Mas gostos são gostos e também os há, seguramente mais baratos, em madeira ou ferro normal.

Quanto a iluminação, não tenho qualquer dúvida de que HQI ainda será a melhor e que produz um efeito mais interessante mas representa grande consumo e aquecimento. Os LEDs ainda são muito caros e não respondem a 100% a todas as necessidades dos corais, em particular duros SPS embora as calhas da Solaris pareçam estar a sair-se muito bem mas são caras e é necessário importa-las dos EUA.

Penso que a melhor relação entre preço de aquisição, consumos, aquecimento, efeito produzido e variação de espectros de luz ainda será as lâmpadas T5.

Também há as PowerCompact (ou PL) que foram muito utilizadas até aparecerem as T5 e estão a cair em desuso.

Neste sentido, as T5 mais vulgares são as de 24W com 549mm, as de 39W com 849mm, as de 54W com 1149mmm e as de 80W com 1449mm pelo que, a pensar na iluminação com lâmpadas T5 penso que o aquário deverá ter um mínimo de 60cm de comprimento para as lâmpadas T5 de 24W não ficarem com parte de fora a desperdiçar energia. Outra alternativa será o aquário de 90cm ou um metro com lâmpadas T5 de 39W ou melhor ainda com 1,2m com lâmpadas T5 de 54W. E daqui para cima tudo será possível até se ter um oceanário em casa num tanque de muitos metros cúbicos de água com potentes projectores HQI de 1000W.

Sendo realista, começaria com um mínimo de 60cm por 50cm ou um quadrado de 60cm. Melhor se fosse de 90cm por 50cm ou 60cm. Não querendo ir para um muito caro ficaria no limite do 1,2m de comprimento por 50cm ou 60cm de lado. Quanto mais comprido melhor porque será maior e quanto mais largo melhor porque terá uma maior área de água em contacto com o meio ambiente e deverá ter muita circulação de água a superfície para promover torças gasosas entre a água e o ambiente.

Quanto à altura, e com T5s penso que poderás ir de 40cm a 60cm no máximo. Talvez os 50cm sejam uma boa altura.

E o ideal seria fazer o móvel bem reforçado nas pernas e eventualmente a trás para poder ficar amplo por dentro e levar o aquário em cima e um segundo aquário em baixo para servir de caixa depuradora (normalmente chamada de “sump”). O de cima deveria ser furado num canto em baixo e depois levar com dois vidros colados em “L” para fazer de coluna seca (quadrada ou rectangular) ou então um vidro só desde o lado até a parte de trás fazendo a coluna seca em triângulo. Também se podem colar os vidros em “U”, furar o aquário em baixo, atrás e ao centro e fazer a coluna seca nesse locar. O mais usual penso ser de lado e atrás.

Outra solução passará por furar o vidro de um dos lados ou o vidro de trás, aplicar um “passa-muros” no vidro e fazer uma canalização até a caixa depuradora.

Por norma convém ter mais do que um furo para o caso de um entupir e deixar de ir agua para a caixa depuradora e com a agravante de a bomba de reposição continuar a funcionar e passar toda a agua da caixa para o aquário com o respectivo risco de inundação (do aquário por acumulação da agua deste com a da caixa depuradora) e destruição dos equipamentos que ficam na caixa a trabalhar em seco.

Há quem utilize o segundo furo para passar a mangueira de reposição e há quem trabalhe com 3 furos sendo um para esse efeito. Pessoalmente não gosto da reposição junto à entrada da água para a coluna seca não vá por qualquer motivo estar a ser reposta e escoada a mesma água ou parte dela pelo que prefiro a reposição no lado oposto ao da coluna seca.

 

2- Quanto à iluminação, tenho estado sempre a partir do princípio de que irás optar por T5s. Podes escolher entre comprar (ou mandar fazer) calhas ou réguas com reflectores comprados ou feitos. As calhas são mais elaboradas e as réguas podem ser um tubo, com os balastros lá dentro, e nos topos os apliques para as lâmpadas. No caso das réguas os reflectores são aplicados directamente sobre as lâmpadas.

Podes ver exemplos de calhas e réguas aqui:

http://www.seahorseshop.com/store/index.php?cPath=188_201

ou aqui

http://www.aquaeden-shop.net/AguaSalgada/aguaSalgada.php

entre muitos outros sítios…

 

 

Depois de determinares o que pretendes para aquário e móvel (1) e iluminação (2) teremos que ver a questão do escumador e bombas de circulação e reposição. Mas isto será em função do tamanho do aquário e para te dar uma ideia do que necessitas e custos envolvidos precisamos de saber quais as dimensões que irás escolher.

Penso que será de todo recomendável a utilização de uma caixa depurador, logo de uma bomba de reposição, e depois uma ou duas bombas de circulação.

Podes ver algumas aqui separadas por:

 

Reposição:

http://www.seahorseshop.com/store/index.php?cPath=164

http://www.underwater-shop.com/index.php?cPath=22_35

Circulação:

http://www.seahorseshop.com/store/index.php?cPath=161

http://www.seahorseshop.com/store/index.php?cPath=221

http://www.underwater-shop.com/index.php?cPath=22_34

Ou sem estarem separadas, em:

http://reefquest.vstore.ca/index.php/cName...cff2d1f8fae82aa

http://www.bubbles-shop.com/loja/index.php...8078b788cc4b5db

 

 

Dependendo também da quantidade de agua a ser tratada e da carga orgânica que irás obter em função do que pretendes ter de vivos no sistema será necessário determinar o melhor ou mínimo escumador para os sistema.

 

Ficamos pois a aguardar as medidas do aquário para te podermos recomendar (no caso de quem sabe) ou opinar (no caso de quem, como eu, não domina a matéria mas gosta de tentar ajudar dando opiniões) sobre o escumador e bombas.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes demais gostaria de saber qual a diferenca entre uma calha t5 de duas lampadasx com 60 cm e uma calha blindada de duas lampadas com 60 cm, so para perceberem uma calha blindada de duas lampadas com 60 e a calha que au uso no meu aquario de agua doce apesar de ser um pouco maior, tem a proteccao para a agua na ligacao das lampadas e todo o resto de proteccao para a nao avaria do sistema, a iluminacao e execelente e o material com que e feita e fibra sintetica logo nao enferruja nem coisa do genero, sera que esta serve?

 

ja cheguei a conclusao que o ideal vai ser um aquario com 70X50X50, acho que sera o ideal

 

o movel nao a probelma com isso, pois eu e o meu faremos um em aco-inoxidavel com espaco suficienta para o necessario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao tenho nem ideia... Vamos ver qual a opiniao de outros Membros.

Entre as muitas calhas que tenho, uma é esta:

http://www.seahorseshop.com/store/product_...products_id=651

comprada em segunda mao, em Março, a um Membro deste Forum. Como refere na pagina electronica «Perfil em alumínio estanque anodizado a 25 microns cor natural» e «Suportes e topos em policarbonato auto-extinguível» e ainda «Interruptor de corte c/ protecção em borracha». Esta claro que o balastro electronico esta no interior do tubo de aluminio. Quanto ao interruptor com protecao em borracha fica garantida a questao dos salpicos de agua mas se for mergulhada nao sei como ficara. Por outro aldo se os topos forem estanques e nao permitirem a entrada de agua, assim como os suportes das lampadas, penso que poderemos falar de uma calha (neste caso naoc alha mas sim "regua") blindada. Será?

 

Eu tenho varias calhas Lifetech que ja pifaram todas elas (excepto 2 com HQIs). As que pifaram eram todas de lampadas PowerCompact (penso que tambem identificadas como PL) e uma de T5, com as seguintes caracteristicas:

1 de 60cm com 2 lampadas de 36w

1 de 80cm com 2 lampadas de 55w

1 de 100cm com 2 lampadas de 36w e 2 lampadas de 18w e

1 de 120cm com 4 lampadas de 36w

e

1 de 120cm com 2 lampadas T5 de 54W

Estao as cinco "encostadas" por avaria nos balastros.

 

As outras sao uma de 100cm com 1 HQI de 150W e duas actinicas de 27 ou 29W (nao sei bem) e uma de 150cm com 2 HQIs de 150W e tres actinicas de 27 ou 29W.

 

A de 60cm foi a primeira a deixar de trabalhar e o problema foi logo identificado com sendo do balastro. Tentei mandar trocar e nenhuma loja em Coimbra ou Lisboa, de aquariofilia ou material electrico, tinha balastros para aquele espaco e com aquelas caracteristicas pois era num formato especifico para o espaco e todo embebido numa resina especial que o tornava estanque a humidade protegento assim todo o balastro. Penso que podemos falar d eum balastro blindado a agua.

Nas cheias de Outubro de 2006 tinha uma calha que ficou uma noite e ate ao final da tarde de baixo de agua e barro. Depois que os bombeiros tiraram a agua das garagens fui la busca-la, abri-a, mandei-lhe com uma valente mangueirada de agua da torneira, deixei secar, fechei-a e ainda hoje trabalha estando de momento de servico a um aquario com 1,98m. Parece-me poder concluir que sera blindada a agua. O meu AX nao teve tanta sorte...

 

No fundo penso (mas posso estar errado) que quando se fala de uma calha (ou regua) blindada se esta a falar de uma calha que podera resistir a salpicos de agua e talvez se cair, momentaneamente, dentro de agua possa ser facilmente recuperavel com alguma limpeza. Quanto as outras penso que podem ser sensiveis a simples salpicos e possivelmente se levarem com um pouco de agua entram logo em curto-circuito e queimam tudo. Mas nao passa de uma opiniao pessoal de quem nao percebe nada de electricidade.

 

Quanto ao movel em aco inoxidavel, entramos em mais uma materia da qual nao percebo nada. Tanto quanto tenho ouvida falar, parece que ha um aco 316 ou algo assim que sera dos melhores para moveis de aquarios de Recife. Mas vamos aguardar por melhores e mais conhecedoras opinioes.

 

Quanto ao aquario, vais fazer com caixa depuradora("sump")?

Seria recomendavel. Tambem sera util a existencia de um refugio que é um aquario pequeno ou uma zona dentro do proprio aquario para ter macroalgas que ajudam a consumir os nutrientes da agua e no periodo de luz durante a fotosintese consomem CO2 existente na agua (que a acidifica) e liberta O2 muito util para aumentar o potencial redox e ajudar a manter o Ph estavel. Este refugio pode ser dentro da propria caixa depuradora, dentro do aquario ou noutro aquario numa posicao superior ao aquario.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tou a pensar em colocar um sump sim,

 

o aço inox 316 e o melhor aco inox que existe em portugal,

 

mas penso que o 314 acho, sera suficiente

 

quanta a calha que eu falei pode tar submersa ate meio da calha, mais fundo tambem e possivel mas nao e recomendavel, ou seja aguenta com a agua mas durante um curto espaco de tempo.

 

quanto ao regugio talvez o coloque no proprio sump, que acha?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jonas F, boa tarde

 

tive a observar a calha que tem e as caracteristicas sao muito identicas a que tenho,

 

a minha tem a grande vantagem de apenas custar 20 euros

 

Está demonstrado que não percebo nada de compras de aquariofilia :(

A minha custou, se bem me lembro, 75Euros.

 

de que potencia tem de ser a bomba de reposicao e as de circulacao sendo para u aquario de 175 litros?

 

Mais importante do que a potencia e os litros por hora que faz é a capacidade de elevação e a altura a que o aquário estará da caixa depuradora. Tens aqui algumas

http://www.seahorseshop.com/store/index.php?cPath=164

e penso que as EHEIM já existem há muitos anos no mercado de aquariofilia e penso serem uma referencia. Por exemplo esta 1262

http://www.seahorseshop.com/store/product_...products_id=476

faz 3400l/h com capacidade de elevação a 3,6m. E uma potencia de 80W. Penso que estas bombas podem trabalhar fora de água.

Já a 1250

http://www.seahorseshop.com/store/product_...products_id=474

faz apenas 1200l/h, com capacidade de elevação a 2m e uma potencia de 28W. Mas penso que estas bombas foram, ou estão em vias de serem, descontinuadas e substituídas por modelos mais recentes.

 

Hoje em dia tenho visto muitas excelentes referências às bombas “Red Dragon” que não conheço, não tenho nenhum e os preços aprecem bastante proibitivos mas podes ver algumas aqui:

http://www.underwater-shop.com/index.php?cPath=22

Entre muitas outras. As “AquaMedic Ocean Runner” também são muito boas. Neste mesmo endereço também tens a Sicce Multi.

Neste endereço:

http://www.bubbles-shop.com/loja/index.php?cPath=46

voltas a ter as “Red Dragon” e as Deltec que são igualmente muito boas, segundo tenho ouvido falar, e as “Aqua Bee” que também podem servir para o efeito.

No fundo qualquer bomba que possa ser ligada a uma mangueira (o que exclui as bombas de fluxo) pode servir para o efeito. Por exemplo eu sou um grande defensor das Maxi-Jet mas reconheço que perdem um pouco na capacidade de elevação.

Presentemente estou a utilizar, temporariamente, uma bomba “chinoca” (já nem me lembro da marca) de 2000 ou 2500l para fazer a reposição num aquário de 1,98m onde está a trabalhar um escumador Deltec APF600 em vias de ser substituído, ou acrescentado, por um ATI BM250.

Se procurares no “Ebay” penso que podes encontrar bombas baratuxas para essa função mas nem eu nem ninguém te poderá garantir que funcionem durante muito tempo. Às vezes funcionam…

Preocupa-te mais com a capacidade de elevação e tem presente que quanto mais alto menos fluxo a bomba ira fazer. Ou seja, uma bomba de 2000l/h a elevar agua a 1,5m não faz uma entrada no aquário de 2000l/h, penso eu….

Resolvida a questão da elevação tens que te preocupar com a quantidade de agua que deverá circular por hora dentro da caixa depuradora (“sump”) e esse factor poderá também ser importante quanto ao escumador utilizado E outra questão importante será a capacidade de escoamento da coluna seca porque se for fraca passa muita agua da caixa depuradora para o aquário que não sendo escoada irá começar a esvaziar a caixa depuradora e a encher o aquário ate transbordar ou queimar a bomba de circulação por trabalhar em seco dependendo do que aconteça primeiro.

Muito honestamente, eu preferia que fosse outro Membro a passar-te estas informações porque não me sinto muito “à vontade” com estas contas…

Penso que com uma bomba de 2000l/h ficas bem servido mas aguarda por melhores opiniões. Se fores para um pouco mais talvez não seja pior desde que a circulação entre o aquário e a caixa depuradora se mantenha fluida e assim ajuda-te a aumentar a circulação no aquário.

 

Faz a reposição num dos lados do aquário e no outro lado aplica-lhe uma ou duas bombas de circulação ou fluxo:

http://www.seahorseshop.com/store/index.ph...457bda0f34a212a

http://www.seahorseshop.com/store/index.php?cPath=161

http://reefquest.vstore.ca/index.php/cName...7c99049713d9f90

http://www.bubbles-shop.com/loja/index.php...t=3a&page=1 (a Seio Polario 15000 e neste caso utilizava-a no centro do aquário com fluxo ora para um lado ora para o outro mas não conheço a bomba e tenho medo que seja excessivo pelo que deverás esperar pela opinião de quem tenha uma ou pelo menos a conheça)

http://www.bubbles-shop.com/loja/index.php...t=3a&page=2

http://www.bubbles-shop.com/loja/index.php...t=3a&page=3

http://www.underwater-shop.com/index.php?cPath=22

 

O Membro Lionman tinha uma MP10 a venda e que me parece ser uma boa bomba para um pequeno aquário e penso já ser com fluxo controlável. Carita mas sendo um bomba digital seria de esperar mas com a grande vantagem de poderes fazer variar o fluxo de água. Eu tenho uma MP40 em cerca de 1,8m (por ser um aquário de 1,98 mas com a coluna seca e refugio num dos lados penso que terá 1,8m de aquário) e duas Resum 15000l/h com as quais estou bastante satisfeito.

Se quiseres ir para bombas baratas, podes sempre tentar o Ebay que seguramente encontras.

 

Quanto às bombas de circulação tens uma grande variedade por onde podes escolher. Quanto a bomba de reposição espera por outras opiniões não vá eu ter dito uma grande asneira…

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola "Jonas F".

Esqueci-me de uma questao importante. Se o aquario vai ter 70x50x50 suponho que o movel sera no maximo de "70x50xaltura". Tirando o espaço das pernas, no interior nao fica muito espaço. Tenta começar a ver o escumador que vais comprar para teres isso em atenção quando amndares fazer a caixa depuradora ("sump") de modo a que o escumador la caiba. Se por exemplo tiver 60cm de comprimento poderas ter que dar um pouco mais de espaço no primeiro compartimento, para por o escuamdor, e menos nos outros. Claro que tambem poderas optar por um escumador dos de pendurar ou externo.

 

 

duas calhas de 60 com duas lampadas chega ou tenho de colocar mais?

 

 

Quanto a iluminacao, estamos a falar de 2 calhas com uma lampada ou duas em cada?

Possivelmente iremos ouvir ou ler muitas vezes a recomendação de 1W por litro.

Efecivamente, para corais duros SPS penso que poderias pensar assim mas para outros corais julgo que será claramente desperdicio de energia.

No aquario 70x50x50, que nao podera ficar a transbordar, com areia, rocha viva e tudo o mais penso que nao ira chegar aos 150L. Claro que depois acresce a quantidade de agua que fica na caixa depuradora.

Para SPS ficarias muito bem servido, talvez ate em excesso, com uma HQI de 150W e 2 actinicas T5 de 24W ou em LEDs.

Para peixes e corais moles e duros LPS penso que ficas bem servido com 3 (72W) ou 4 (96W) T5s de 24W sendo pelo menos uma actinica. No caso das 3 sera aproximadamente 0,5W por litro que me parece ser suficiente. Se fores para 4 T5s de 24W ficas melhor servido.

 

Se estamos a falar de uma calha calha com apenas uma lampada cada significa APENAS duas lampadas que suponho serem de 24W e que se traduz num total de 48W. Bom... nao sei...

Nao sei se uma branca fria de 10000k ou 14000k e uma actinica sera suficiente em termos de luz branca. Podes tentar manter so com duas brancas sendo uma de 10000 e outra de 14000 ou 15000 mas penso que teras falta de azul. Tambem podes ir para 2 de 15000k mas nao sei... Ou avanca com duas de 14000 ou 15000 e comeca a pensar num acrescento para mais uma actinica ou calha de LEDs azuis e na proxima muda de lampadas acrescentas a luz azul e passas as outras lampadas para 10000k. No fundo tambem vai depender muito do gosto de cada um, neste caso em particular, do teu. Quando tiveres so actnicas ligadas iras evidenciar muito a flurescencia dos corais, se tiveres corais com essa capacidade, o que fica muito bonito como ja teras visto no Oceanario. Alem da beleza penso que os corais tambem precisam e muito da luz azul embora me pareca que crescam mais com as brancas.

Recentemente o meu cunhado equipou o corredor de casa dele com calhas de LEDs de luz branca compradas no IKEA e ficou muito interessante com muita luz. Penso que ficou a 40Euros cada e disse-me que havia la azuis a 60Euros. O problema sera que estas sao mais caras por serem com LEDs RGB e fazerem varias cores que vao mudando mas penso que da para fixar numa cor so e se assim for sera possivel fixar no azul. Penso que sera um caso a pensar para luz nocturna ou mesmo complemento da luz diurna.

 

No entanto, quanto a quantidade e qualidade de luz estamos a falar de qustoes muito especificas e por isso vamos aguardar a opiniao de Membros mais experientes e/ou conhecedores.

 

Cumprimentos

Paulo Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas Joao.

Nao sei que te dizer. Depende muito do rigor com que iras fazer as mudas de agua. Se fores um pouco desleixado precisas de um escumador mais potente e eficiente.

Por norma o pessoal recomenda como minimo um escumador para o dobro da quantidade indicada pelo fabricante, isto é, se tiveres um aquario de 200l deves comprar um escumador para aquarios de 400l.

Por exemplo, eu tenho um aquario com um escumador igual a este

http://pet4you.net/index.php/vmchk/peixes/...ec-apf-600.html

E como podes ver, o Deltec APF600 esta indicado para aquarios de 750l se tiver muita carga organica ou 1000l se for mais normal. Estou a pensar mudar apra um ATI BM 250 ou mesmo amnter os dois em funcionamento dependendo do numero de peixes que venha a ter no aquario.

No teu aquario, penso que nao iras passar dos 140 a 180l. Podes pensar num mais fraco.

 

Eu ja vi um aquario com cerca de 120x40x60 a trabalhar com um Berlin Air Lift (sistema de pedra difusora) que nao sei como conseguia se manter mas... mantinha. E ja tive um aquario de 100x40x50 que por muitos meses (2 anos ou mais) esteve sem escumador, com varios corais mas tinha apenas 3 peixes, alguns lismatas e muitas marco-algas que ocupavam um terco do aquario.

 

Eu ando muito curioso quanto a este

http://www.seahorseshop.com/store/product_...roducts_id=1208

devido ao baixo consumo que dizem ter (potencia de 12w) mas ainda nao consegui conhecer ninguem que tenha um a funcionar para saber qual a opiniao. A ser verdade e se for mesmo eficiente para os 1000l que indicam penso ser um excelente escumador para aquarios ate 500l.

 

Mas tens muito mais por onde escolher. Nesta lista tens alguns e escolhendoc ada umd eles iras ter a indicacao das medidas:

http://www.seahorseshop.com/store/index.php?cPath=170

 

E tens muitos outros aqui:

http://reefquest.vstore.ca/index.php/cName...58ff4e3dd716ed9

http://www.bubbles-shop.com/loja/index.php?cPath=43 (sao 3 paginas para ver)

Nas paginas 2 e 3 tens os escumadores da TMC que sao novidades mas podem ser boas opcoes

http://www.underwater-shop.com/index.php?cPath=23

Na Alemanha

http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/540...5e4841.37299574

 

E muitos outros em paginas que nem conheco.

 

Tenho ouvido falar muito bem deste

http://reefquest.vstore.ca/product_info.ph...ame/escumadores

 

Da TMC tenta procurar Membros que tenham e pede informacoes sobre ele pois talvez este te possa servir

http://www.bubbles-shop.com/loja/product_i...products_id=327

indicado para 600l

 

Mas espera por melhores opinioes de outros Membros

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Joao, bom dia.

Fico muito grato pela tua referencia mas nao é uma questao de humildade (ate pode ser um pouco) mas principalmente de Responsabilidade.

Quando falamos com Membros mais jovens ou mais recentes e escrevemos muito ate parece que somos uma sumidade na materia, uma referencia a ser seguida por todos e nao sera bem assim. E por isso devemos alertar para o facto. Muita quantidade nao significa muita qualidade e aqui o mais importante sera a Qualidade.

Tenho a meu favor alguns anos de aquariofilia de Recife e muitos erros cometidos (uns deram certo e outros nao) que muito me ensinaram. Ja passei muitas horas a ler livros, revistas e artigos na InterNet mas nao chega. Por outro lado a minha formacao academica anda pelas Contabilidadedes e a profissional desde 1997 pelo apoio a investigacao criminal com um ano e meio de passagem pelas Alfandegas. Logo, academicamente e profissionalmente nao vou buscar nenhuma mais valia para esta minha ocupacao.

Mas por outro lado ha aqui muitos Membros que sao Biologos, Veterinarios, Engenheiros e com outras formacoes academicas uteis para um verdadeiro aficioanado pela aquariofilia de Recife assim como tambem tens Membros que trabalham em lojas de aquariofilia ou como consultores e onde vao buscar muita mais valia. E depois ha os que aproveitam alguma disponibilidade de tempo para muito investigarem e testarem pelo que tambem adquirem muitos conhecimentos na area. No fundo sao estes que vao mantendo o Forum a funcionar actualizado para todos os novos Membros que a nos se vao juntando. Mas o tempo para tal nem sempre sera o necessario e por isso as pessoas com alguma, pouca experiencia como eu, devem tentar ajudar mas sempre alertando para o facto de que nao somos detentores de receitas infaliveis ate porque com a experiencia iras ver que em aquariofilia de Recife tudo sera possivel. Nao sera frequente mas pode acontecer uma pessoa desleixada ter um aquario de sucesso e pessoas muito certinhas, que seguem tudo a rigor, terem dificuldades em manter parametros e ate alguns corais ou peixes. Penso, na minha grande ignorancia sobre a materia, que nao sera possivel impor a ninguem receitas infaliveis e garantir que seguindo-as o sistema esta garantido ao sucesso sem gastar muito dinheiro.

Um dos primeiros livros que li em 2002 foi um livro do Sergio Gomes em que ele referia que, havendo dinheiro, seria possivel montar um "super-sistema" cheio de equipamentos e com quase tudo automatizado mas sera isso que pretendemos? Um super-sistema carissimo para ficar ali em auto-gestao tecnologica? E mesmo assim nao se pode garantir que acidentes nao acontecam embora o risco seja menor.

 

Todos os alertas que fui deixando foi no sentido de que as minhas experiencias nao sao recomendaveis e por isso eu gosto sempre de ir buscar segundas opinioes de pessoas mais dotadas de conhecimentos na materia. Ate porque para evitar erros posso recomendar equipamentos demasiado sobredimencionados e iso implica custos. Por isso vamos esperar que outros Membros comentem as opinioes que temos vindo aqui a discutir.

 

Nao gosto de usar as minhas experiencias porque muitas vezes vao contra o coerente e prefiro nem comentar. Por exemplo, e espero que nao comentes com ninguem :P Durante mais de 2 anos tive um aquario cheio de corais e sem escumador. Esta errado.

Se nao me engano, em Janeirto de 2003 comprei diversos corais a um Membro que estava a sair de casa dos pais para ir viver com a namorada e de um momento para o outro tive que ir buscar os corais sem ter onde os meter. Fui buscar os corais a margem sul, pasei no FishPlanet em Benfica para ir buscar areia viva e trouxe tudo para Coimbra. Ok, tudo o que eu vou escrever a seguir funciona como actos a nao seguir. Fui buscar um aquario de 1,2m de agua doce e fui metendo agua e sal. Para aquecer mais depressa fui fervendo agua em tachos e panelas de aluminium (grande erro segundo tenho lido) depois de ter a temperatura e a salinidade mais ou menos estabilizada espetei la para dentro com a areia, alguma rocha de outros aquarios e as seis da manha estava a por os corais (moles) e depois juntei alguns peixes e nao tive problemas de maior no entanto reconheco que nao deve ser nem comentado quanto mais seguido.

Mas tive que passar pelo mesmo em Agosto deste ano mas desta vez tive 3 ou 4 dias para montar o aquario antes de lhe por os corais ate porque eram corais duros e tridacnas, que tambem sao filtradoras e ajudam a equilibrar o sistema (ja ouvi falar de um aquario em que todo o sistema de filtragem era assugurado por algumas dezenas de tridacnas). E introduzi muitos produtos como bacterias e suplementos e sarcophytons, sun-corals e gorgonias nao fotosinteticas que ajudaram a equilibrar o sistema mas que mesmo assim teve logo uma explosao de cianobacterias que foram irradicadas em dois dias com um quimico que normalmente compro no RuiMar. Mas foi utilizada tambem alguma rocha viva que estava a varios meses numa arca com agua em circulacao e rocha vinda do aquario de origem dos corais. Os corais la estao mas estou "priobido" de comentar este facto para evitar uma merecida chuvada de criticas. Por isso nem posso discutir o que se vai passando comigo porque em bom rigor sao tudo disparates que talvez tenham resultado exclusivamente por "sorte de principiante". Ou seja, nem boas e regulares experiencias tenho para comentar.

 

Por isso tenho sempre medo de sugerir o que vou aprendendo com a experiencia e limito-me a comentar sobre o que vou lendo e conversando com outros Membros. E reconheco estar muito limitado e por isso ficar sempre dependente de um reforco da minha opiniao, por parte de quem sabe, quando transmitida a outros Membros. Logo, "olha para o que eu digo e nao para os meus actos".

Por isso vamos esperar por melhores opinioes para nao ouvires mais tarde que seguiste as indicacoes de um maluco ou irresponsavel e que por isso deu tudo errado.

 

Um abraco

Paulo Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais