Será necessário um segundo filtro?


CorrupT10n

Recommended Posts

Olá pessoal. Tenho três aquários, dois de 54L e um de 97L. Perciso da vossa ajuda para fazer baixar a amonia existente no meu aquario de 97L.

 

O aquario tem 80x30x40cm, é da aquatlantis e tem uma biobox2 como filtro. Ao contrario dos outros aquarios este possui ninveis elevados de amonia. Os peixes parecem estar normais, comem bem só os valores é que estão altos, o ph é 7.5 pelo que sei a amonia com valores de ph altos fica mais toxica, certo? O aquario tem 2 meses, fiz o ciclo fui inserindo os peixes de cada vez. Neste momento tenho 2 Escalares, 1 Tubarão Bala, 2Platys, um limpa-vidros albino e uma corydora.

 

Já vi comentários a dizer que as biobox não fazem uma boa filtragem, verdade? sim ou não? Faço Tpa's constatemente, queria saber se é necessário colocar outro filtro a trabalhar juntamente com a biobox, pois não queria tirar a biobox do aquario (está colada ao vidro). Já lavei as caixinhas filtradores (ceramicas, esponjas) a lã de vidro torquei por uma nova estava muito suja.

 

Alguem tem uma solução? Vou colocar mais umas plantas, para ajudar na filtragem, mas persumo não ser o suficiente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, uma possível solução é tentares arranjar uma bomba de agua mais potente e trocares pela que está dentro da biobox. Assim aumentas o fluxo de agua que passa pela biobox. Existem no mercado bombas baratas e pequenas, não custa nada experimentar.

Aumenta a frequência das TPA.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario tem 2 meses de funcionamento, começei com plantas artificiais, e que rapidamente mudei para naturais. Utilizei metade da agua que tinha no aquario na altura, lembro-me de esta já estar com niveis elevados de amonia, mas pensei que como nao havia plantas naturais ia haver amonia. Então plantei e coloquei cerca de 40% da agua anterior e pos agua nova, passado um semana começaram a subir os niveis de amonia.

 

Só lavei os filtros 1 vez a cerca de 4 dias, para tentar resolver o problema. A lã de vidro, já torquei duas vezes, há primeira estava mesmo suja, e a segunda estava mais ou menos suja, mas para ver se conseguia baixar os niveis de amonia.

 

Em vez de comprar um filtro ajudante, poderia comprar uma bomba com mais potencia, é uma exelente ideia, xakkan ;) Será que está colada com selicone :P? Tenhod e ver. Aumentar ainda mais a frequencia dos tpa's?? O que me cansa é estar sempre a fazer tpa's para evitar que os peixes morram. Pelo que parece eles não notam nada -.-'.

 

Já agora, o ph dos meus aquarios está a 7.5, queria baixar para 7 como é possivel fazer isso?

 

Agradecido :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode-te parecer que os peixes não notam nada, mas acredita eles te agradecem.

Além de que estão vivos, porque quando há picos de amónia nem todos resistem.

 

Pede a alguem perto de ti que te arranje uns garrafões de agua já ciclada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pede a alguem perto de ti que te arranje uns garrafões de agua já ciclada.

 

Atenção que a água não "cicla" :D

As colónias de bactérias ficam nos filtros, nas matérias filtrantes porosas.

A água até pode ser da torneira directa.

Espero ter contribuido :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, lavei com agua da torneira. apareceu também uma coisinha verde no substracto, ao pe do vidro. já limpei porque estava feio, deve ser da amonia. Adicionei também nitrivec da Sera para acelarar processo de criação de bacterias.

Editado por CorrupT10n
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A coisinha verde não seriam algas?

Outra coisa muito importante, se lavares as materias filtrantes com agua da torneira matas a colonia de bacterias devido ao cloro, o filtro lava-se com agua que sai dos tpas do aquario.

A lavar o filtro assim é logico que vais ter sempre amonia na agua.

 

Cumps

 

 

Mas só lavei a 4 dias, a amonia já estava alta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual o valor da amonia?

Sabes o valor dos nitritos?

Os peixes entraram todos ao mesmo tempo?

 

Um abraço

 

Dos nitritos nao sei, da amonia é 2.(...), Alterei a decoração do aquario, troquei as artificiais por naturais, e alterei o substracto e pus fertilizante. Coloquei cerca de 40% da agua que já tinha no aquario e 60% de agua nova tratada, como faço sempre, para todos os aquarios (os outros dois estão bem), anteriormente a amonia já estava alta, mas pensei que fosse falta das plantas. Coloquei os peixes todos ao mesmo tempo. eles estavam no alguidar desde de manha e a tarde quando acabei coloquei lá todos ao mesmo tempo. Talvez esse foi o problema a quantidade de agua que utilizei para alem de já estar com valores altos, era só cerda de 40%, dizem que nunca se deve mudar mais de 50% de agua :confused4:. Nessa altura não mexi no filtro.

 

Neste momento, se fizer tpa's com maior frequencia, aquilo volta ao normal? Se sim digam quanto a percentagem de agua que devo tirar.

 

Agradecido pela ajuda...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O mais provavél é o filtro não estar ciclado, agora vais ter de fazer tpas para baixar isso, vai mudando 30 % todos os dias, mas garante que a agua que vai entrar já não tem cloro, para não matares as bacterias.

Mesmo que o filtro tive-se ciclado é normal que ao colocar os peixes todos de uma so vez ficases com amonia, a colonia de bacterias vai ter de multiplicar-se para aguentar os peixes que tens, por isso os peixes entram aos poucos para deixar a colonia expandir, da mesma maneira não se pode ciclar um aquario sem peixes a não ser que se coloque comida de maneira a se gerar amonia e provocar o arranque do ciclo.

As bacterias enfrascadas de nada servem se não houver peixes ou comida para gerar amonia.

 

Um abraço

 

 

Vou começar já hoje com os tpa's.

 

Obrigado por tudo, daqui a uns dias digo como está a correr.

 

Abraço e boa sorte :confused4:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, já se passaram dois dias, desde que segui o plano do membro ismenio e tenho a dizer que a amonia baixou, ainda não está nos 0 mas já está quase. Vou alterar o plano e começar a fazer de dois em dois dias os tpa's de 30%.

 

Inseri mais 2 tipos de plantas no aquario, que já deviam ter algumas bacterias :)

 

Agora só espero que quando deixar de fazer tpa's com tanta frequência a amonia não souba outra vez.

 

Obrigado por tudo :) aprende-se com os erros :D

 

João Romão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deve-se limpar o filtro com água das TPAs para não matar as bactérias que lá existem, com a água da torneira, que contém cloro, que serve para matar as bactérias. Se se lava o filtro com água da torneira, é como se se perdesse todo o trabalho do ciclo do azoto e voltasse ao início (ou quase, porque o areão, por exemplo, também acumula as bactérias necessárias)

 

Tens que continuar a fazer TPAs diárias, durante umas duas semanas. Depois voltas às TPAs semanais ou bi-semanais, não sei com que frequência as fazes...

 

Já agora, sempre que trocares de esponjas ou lãs, ou o que seja nos filtros, deves manter as antigas e colocar as novas, durante algum tempo, de forma a que as bactérias do material antigo passe para o novo, não perdendo assim a tua comunidade de bactérias necessárias. Se fazes uma troca directa logo, é como se estivesses a deitar as tuas boas bactérias para o lixo. Não descuides neste assunto, a seguir ao ciclo do azoto, é o mais importante para manter o aqua estável.

 

Já agora, como fizeste o ciclo? Colocando comida todos os dias, antes de meteres lá os peixes?

 

Apesar de supostamente já ter o ciclo feito, se ter usado água do outro aquário, de onde vieram os peixes, não deves colocar assim todos de uma vez, porque também este aquário deve ir devagarinho...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deve-se limpar o filtro com água das TPAs para não matar as bactérias que lá existem, com a água da torneira, que contém cloro, que serve para matar as bactérias. Se se lava o filtro com água da torneira, é como se se perdesse todo o trabalho do ciclo do azoto e voltasse ao início (ou quase, porque o areão, por exemplo, também acumula as bactérias necessárias)

 

Tens que continuar a fazer TPAs diárias, durante umas duas semanas. Depois voltas às TPAs semanais ou bi-semanais, não sei com que frequência as fazes...

 

Já agora, sempre que trocares de esponjas ou lãs, ou o que seja nos filtros, deves manter as antigas e colocar as novas, durante algum tempo, de forma a que as bactérias do material antigo passe para o novo, não perdendo assim a tua comunidade de bactérias necessárias. Se fazes uma troca directa logo, é como se estivesses a deitar as tuas boas bactérias para o lixo. Não descuides neste assunto, a seguir ao ciclo do azoto, é o mais importante para manter o aqua estável.

 

Já agora, como fizeste o ciclo? Colocando comida todos os dias, antes de meteres lá os peixes?

 

Apesar de supostamente já ter o ciclo feito, se ter usado água do outro aquário, de onde vieram os peixes, não deves colocar assim todos de uma vez, porque também este aquário deve ir devagarinho...

 

Eu coloquei todos de uma vez, porque usei metade da agua que tinha anteriormente no aquario. Pois como na altura ainda nao tinhas os outros dois aquario foi assim que fiz, mas já sei que não podia. Mas agora o ciclo parece ir num bom caminho. Obrigado pelas dicas com a mudança das materias filtrantes :(

 

Agradecido. João Romão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario encontra-se estabilizado :)

 

A amonia desceu para 0, graças a ajuda de alguns membros deste forum que me deram algumas dicas do que fazer para baixar os valores altos de amonia.

 

Ainda não tive hipotesse de comprar o teste dos nitritos. Acho que hoje já o vou comprar.

 

O meu erro foi não ter feito bem o ciclo devido a urgência de colocar os peixes no aquario que estavam num alguidar, pois eu tinha uma decoração artificial e tirei tudo e comecei tudo de novo para colocar um novo substrato e fertilizante para as plantas naturais.

 

Todos os dias fiz TPA's de 20% durante cerca de 3 dias depois passei a fazer só de 2 em 2 dias durante mais uma semana e agora a amonia já se encontra nos 0, finalmente penso que já tenho bacterias suficientes para sustentar os peixes que tenho.

 

Obrigado a todos aqueles que me ajudaram a resolver este problema :)

 

João Romão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.