Os meus primeiros passos, preciso de ajuda para continuar.


Leototal

Recommended Posts

:( Olá caros amigos, sou novo nestas andanças sobre aquariofilia, mas sempre foi um mundo que sempre me fascinou e agora decidi avançar com um pequeno projecto, mas antes de começar e avançar li muitos fóruns e manuais sobre aquariofilia que encontrei na net, entretanto de tanto ler fiquei com o bichinho e avancei, para começar decidi começar com um aqua 60x40x40 cm, bomba BIOBOX "Pico200 270L/h", termostato 150W, areão normal (pedra) com substrato, apesar de eu quer pôr só areia tipo da praia, posso pensar mal, mas eu acho que fica um aqua mais bonito e simples, luminária de uma lâmpada 15W, umas rochas (fervidas) e umas plantas (não sei o nome ainda), estou sem peixes, antes que me perguntei, :sorry: , com isto tudo já vai com 4 dias a tentar a começar a fazer o ciclo, penso que comecei bem, mas aceito opiniões e criticas porque só assim aprendo a corrigir os meus erros, comecei pôr colocar um produto de eliminação de cloro e cloromina (AQUA+PLUS da Nutrafin) e um suplemento biológico, produtos aconselhados por um vendedor de loja, fiz tudo bem com as medidas certas, entretanto no 3 dia fiz o teste de ph e o foi resultado PH 8, temperatura de 27º graus e água branca, deixo uma foto do meu aqua para vocês opinarem e corrigirem os erros e darem soluções de continuação, penso que começei bem e fiquei contente já com este resultado, mas sei que falta um longo caminho pela frente para ficar com um aqua porreiro. Obrigado a todos. :alberteinstein:

 

http://i83.photobucket.com/albums/j318/leototal/Img023.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem-vindo ao forum e ao hobbie.

 

Espero que tenhas sucesso com o teu projecto.

 

Não te esqueças de ciclar o aqua (se já leste alguma coisa, já saberás o que digo) e quanto aos peixes: com calma se vai longe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem-vindo ao forum e ao hobbie.

 

Espero que tenhas sucesso com o teu projecto.

 

Não te esqueças de ciclar o aqua (se já leste alguma coisa, já saberás o que digo) e quanto aos peixes: com calma se vai longe.

 

 

Obrigado.

Penso que sim, penso que começei o ciclo,mas tenhos umas duvidas. Tenho de colocar comida durante o ciclo???Para as Bactérias???Quando é devo fazer os testes de amónia e nitritos???agora com 4 dias de ter começado ou alguns tempo depois faço os testes???Ainda só fiz o teste de PH. Devo colocar bomba de CO2???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Aqua só está ciclado quando está concluído o ciclo ou adicionas comida ou um produto qualquer que tenha bactérias.

 

Como sabes as mesmas fixam-se no substrato e no filtro e as mesmas deverão estar a contribuir para o ciclo antes mesmo da qualidade da água detiorar-se.

 

Terás que ter bactérias "fixadas" no aqua pois o ciclo apenas aocntece com elas mesmo, pois se tens apenas a água a correr pelo filtro e de novo para o aqua, isso não é nada, apenas estás a fazer circular a água e a gastar energia.

 

A bomba CO2 apenas se tivesses o aqua plantado com uma quantidade considerável de plantas.

 

Quanto ao tempo para fazeres os testes dependerá do ritmo a que as bastérias se estarão a crescer e a fixar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela a explicação, fiquei esclarecido, como o meu filho já me andas a chatear que quer peixinhos, vou colocar um(1) peixinho resistente para então começar a ciclar, o que me disses faço bem?? Posso perguntar que peixe resistente devo colocar??? Devo dizer que quero fazer um aqua comunitário. Mais uma vez obrigado pela a explicação. (estes novatos não percebem nada :) )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ninguém nasce ensinado e quanto mais humildade houver para aprender menos os peixes sofrem, seja da parte do iniciante ou do tipo que anda neste hobbie há 20 anos.

 

Eu pessoalmente colocaria um peixe de fundo: corydora (não será um peixe que o teu filho gostará logo no inicio, pois não nadará pelo aqua todo, mas considero um peixe resistente).

 

Mas tudo depende do que queres manter no aqua.

Se optares pela cory, lembra-te que são animais de cardume, por isso depois de ciclado considera aumentar o numero de corys.

 

Existem outras especies e aguarda pela resposta de mais algum user.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado caro amigo FinwePalintir, foste muito útil e agradeço. :)

Mais duvidas que eu tenha venho postar aqui e sei que vou ter muitas para postar.

Quero aproveitar e quero elogiar este fórum pela amizade, camaradagem e a entre ajuda entre todos, porque eu visito este fórum já algum tempo, mas como visitante e como membro sou a pouco tempo, e reparei que há muita ajuda entre os membros e eu aprecio isto. Mais uma vez obrigado pelas as explicações. Alguma duvida eu venho logo aqui ;);)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens de quê!!

 

Eu já ando por aqui há muitos anos e adoptei uma filosofia para este forum que é a seguinte:

 

Como muitos me ajudaram quando me iniciei neste hobbie, com simpatia e paciência, também eu quero retribuir dessa forma.

 

Não sei muito, aliás não sei nada, mas o que aprendi com este fórum, com os meus erros e com aquilo que li e perguntei quero passar para aqueles que agora se iniciam neste hobbie.

 

Boa sorte com o aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, bem vinda ao fórum e ao fantástico mundo da Aquariofilia! Vais ver que vais passar um belo tempo.

 

Antes de mais, acho uma boa ideia comprares um aquário, com um pequeno a acompanhar. Os miúdos ficam fascinados com aquários e pode ser bastante estimulante. E ajuda-os na responsabilidade e na paciência.

 

Quanto ao setup do aquário, parece-me bem (apesar de achar que o filtro podia ter uma litragem um pouco maior, mas esse deve dar), mas quanto à lâmpada, é bastante fraca. O Aquário tem 96 litros e é suposto uma lâmpada ter entre 0,5 e 1 watts por litro, no caso, entre 50 e 100 watts.

 

Quanto à areia, visualmente pode ser mais bonito (gostos são gostos), mas não é tão natural (os peixes que vais pôr vêm de rios, não de praias) e pode causar mais problemas para limpar (se usares o método de aspirar o fundo para trocar a água, vais ter muito trabalho para repôr a areia). Para além do mais, torna-se mais complicado para manter as plantas, uma vez que as raízes não terão tanto espaço, pois a areia é mais compacta.

 

Toma atenção ao pH. Está um pouco alto, o que te vai limitar na escolha dos peixes. Mede a água da torneira (enche um recipiente e deixa a água repousar um dia, antes de fazer o teste) para ver qual o pH que te sai da torneira. Se for mesmo assim muito alto, pensa em arranjar um tronco para baixar o pH. Se o pH for mais baixo, quer dizer que há algo no teu aquário que o está a fazer subir. Provavelmente as pedras. Para ver se são as pedras, tira as pedras do aquário e molhas com um pouco de vinagre ou limão e vê se faz bolhinhas. Se fizer, quer dizer que as pedras são calcárias e que fazem subir o pH. Trata deste pormenor antes de comprares a corydora, pois elas costumam ser peixes de águas mais ácidas.

 

Para iniciares o ciclo, vai juntando comida diariamente. Um floco ou dois de comida todos os dias, deve chegar. Só depois do ciclo acabado, é que deves começar a colocar os peixes. Respeita esta regra, porque ela é fundamental para a história do teu aquário. E quando começares a colocar os peixes, vai comprando poucos de cada vez (uns dois por semana).

Já agora, o que queres dizer com água branca?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, em primeiro lugar, não é bem vinda, mas sim bem vindO. :smokedrag:

Água branca porque no inicio quando coloquei água no aqua, ela estava turva e agora está branca. Mas penso que seria do substrato que coloquei no fundo antes das pedras.

A bocado foi a loja aquaplante e eles foram muitos simpáticos, viram que eu maçarico no assunto e deram-me uma grande explicação sobre aquariofilia, no qual reforçou os meus conhecimentos gerais sobre o assunto, não me venderam o peixe para iniciar o ciclo até eu regular o PH que ainda está nos 8, já coloquei um redutor de PH para ver se resulta, agora só sei daqui 24 horas se fez efeito, se não fizer efeito algo está com que o PH suba. As plantas não fazem o PH subir, as rochas fervi-as e limpei-as muito bem, o areão (pedras) também limpei-as e fervi-as antes de colocar no aqua, será do areão ???bem só amanhã verei. Obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Leototal

 

Alguns utilizadores compraram areão na aquaplante e queixam-se que faz subir o pH, verifica isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ferver as pedras não faz com que o pH suba ou desça, mas sim o tipo de pedra é que faz isso...Fizeste bem em ferver a água, mas o fim não é o de não alterar o pH, mas sim não entrar com bactérias.

 

Também pode ser o areão (nunca queremos isso, porque é mais fácil substituir pedras que o areão), mas veremos.

 

O uso de químicos é de evitar, pois só altera as coisas a curto prazo e não a longo prazo. E é muito mais instável e alterações bruscas de pH, podem fazer mal aos peixes.

 

Mas vá lá, não terem vendido o peixe já não é mau...No entanto, lá voltaram eles a impinjir produtos, porque isso é que dá dinheiro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Leototal

 

Alguns utilizadores compraram areão na aquaplante e queixam-se que faz subir o pH, verifica isso.

 

 

Olá, por acaso não comprei no Aquaplante, mas sim numa pequena loja na zona onde vivo, mas a senhora disse-me que era um areão que não fazia subir o PH, mas como só querem é vender, não sei no que acreditar e fazer, só sei que daqui 24 horas faço de novo o teste PH para ver os resultados, depois vos chateio de novo para me tirarem as duvidas :smokedrag: Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá novamente,

 

Vi agora a imagem que colocaste, e o areão não faz subir o pH

 

No canto inferior esquerdo o que é aquilo? no canto superior direito que pedra é aquela?

 

As pedras podem subir o pH.

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá novamente,

 

Vi agora a imagem que colocaste, e o areão não faz subir o pH

 

No canto inferior esquerdo o que é aquilo? no canto superior direito que pedra é aquela?

 

As pedras podem subir o pH.

 

 

Ok, obrigado pela a dica, vou fazer esse teste. E faço os testes em 2 ou 3 horas de intervalo ou mais???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá novamente,

 

Vi agora a imagem que colocaste, e o areão não faz subir o pH

 

No canto inferior esquerdo o que é aquilo? no canto superior direito que pedra é aquela?

 

As pedras podem subir o pH.

 

São pedras (rochas) do mar do Algarve (sagres), mas eu fervi-as e lavei-as muito bem antes de as colocar, vou já tira-las :smokedrag: uuppssss

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rochas do mar são calcarias logo fazem subir o pH.

 

Retira faz muda de água e depois vai testando o pH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rochas do mar são calcarias logo fazem subir o pH.

 

Retira faz muda de água e depois vai testando o pH.

 

 

Obrigado, vou retirar todas as pedras, porque todas vieram do mesmo sitio. Agora mãos a obra, Obrigado mais uma vez. Vamos ver se é desta. :smokedrag:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

Retirei as pedras todas e o PH desceu logo para 7, nunca pensei que as pedras e rochas do mar fizesse o PH subir :S

Para começar o ciclo coloquei no aqua como proposto aqui no forum uma corydora. Agora sim, parece que é desta que vai o aqua dos meus pequenos "Paradise Aqua".

Tenho uma duvida, tenho musgo de java, 1 cabomba verde, 2 anubias e 1 feto de java, tenho uma luminaria de 15w, sei que é pouco, mas gostaria de saber quanto tempo devo ter a luminaria ligada??? de dia ou de noite???metade de dia dia e de noite??? gostava de saber as vossas opiniões.

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entre 8 a 10h, o ideal é utilizar daqueles relógios e ligar lá a iluminação, isto pq assim acende e apaga sempre à mesma hora, não existe o risco de se esquecerem de ligar nem dela acesa.

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto a altura do dia, escolhe as horas em que tas em casa... para poderes ver o aqua...

 

eu como tenho o meu no quarto, a luz apaga a meia noite... acende la pas 16

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sou expert, mas como no caso dela que tem plantas e uma lâmpada tão fraquinha, não sei se não vale a pena ter um pouco mais de tempo de luz ligada...Umas 10 horas acho que podem chegar...Mas pensa mesmo em comprar uma lâmpada mais potente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sou expert, mas como no caso dela que tem plantas e uma lâmpada tão fraquinha, não sei se não vale a pena ter um pouco mais de tempo de luz ligada...Umas 10 horas acho que podem chegar...Mas pensa mesmo em comprar uma lâmpada mais potente.

 

 

Pois já tinha pensado obter uma lâmpada mais forte, e é isso que vou fazer, mas mais perto do fim do mês, já começa a ficar escasso a fonte, LOLOLOL.

Obrigado a todos pelas as opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá pessoal, queria deixar aqui a minha actualização do meu "Aqua Paradisy", depois de ter iniciado o hobbie a quase 2 meses, espero as vossas opiniões e criticas para puder melhorar ainda mais. Obrigado mais uma vez a todos pela ajuda. Desculpem-me a qualidade das fotos, mas por agora é o que se pode arranjar. :(

 

Aqui está o setup do aqua:

 

Setup:

 

Dimensões: 60x40x40

 

Capacidade: +- 80L

 

Areão normal do rio claro (por debaixo substrato Florapol da JBL)

 

Iluminação 1 x 15W, (sei que tenho ainda de melhorar)

 

Termostato: Eheim 150W

 

Fitro Interno: Rena superClean 60

 

2 Troncos tratados (apanhados na natureza)

 

PH: 7 (restantes testes ainda vou fazer)

 

Tpa´s 1 por semana (25 a 30%)

 

 

 

Flora:

 

Musgo de java

3 anubias anas

2 valisnerias

3 Planta com folha de uma face verde e outra face rosa vermelhada (não sei o nome)

 

 

Fauna:

 

3 Rasbora Arlequim

Vários Guppies

1 Escalare Gold adulto (Muito mansinho, mas é o chefe do Aqua)

1 Escalare Marmore menor de idade

3 Danios Zebras (os reguilas do aqua)

1 Platie laranja

2 Espadas vermelhos (1 casal)

1 Molly Balão

1 Molly macho laranja

1 Molly fêmea negra (linda parece veludo)

1 Cae

2 Ampularias

1 Camarão Red

 

http://s83.photobucket.com/albums/j318/leo...nt=HPIM2697.jpg

Visite meu site

Visite meu site

Visite meu site

Editado por Leototal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.